Blog dos Bichos

8 formas de dizer "Eu Te Amo" para o seu Pet

25/02/2023 11:29 - por Cristiane Vieira da Cunha

Com certeza você tem um carinho enorme com o seu melhor amigo de quatro patas, não é mesmo? Expressar isso no dia a dia é uma forma de retribuir o bem que o seu cão faz para sua vida. Mas você sabe como dizer “eu te amo” para um cachorro?
Afinal, se eles não entendem o significado das palavras, você deve saber como tornar isso mais claro para eles. Confira essas dicas!

1. Carinho nas orelhas
Esse é o gesto mais comum de “eu te amo” realizado com cachorros e que realmente é uma forma que eles reconhecem como uma expressão de afeto.

É também uma das formas mais simples, que não demandam muito tempo. Por exemplo, quando você está assistindo televisão e seu cachorro está perto. Aproveite esse momento para fazer um afago nas orelhas dele.

2. Mantenha o contato visual
Você já reparou que o cachorro tem hábito de olhar intensa e fixamente para os donos? Isso porque, apesar de terem sido domesticados há muitos anos, eles continuam mantendo alguns atos instintivos.

Por serem caçadores, o contato visual direto é uma forma de estabelecer uma comunicação de confiança, demonstrando que não quer ter briga. E eles reconhecem, também, esse gesto por parte dos donos.

Segundo pesquisas, esse contato visual gera a produção de oxitocina tanto em humanos quanto nos cachorros – o hormônio é conhecido como o “hormônio do amor”.

Por isso, que tal unir a dica anterior com essa? Uma forma é ficar na altura do seu cachorro e fazer o carinho nas orelhas olhando em seus olhos. Com isso, aumenta-se a conexão emocional entre vocês e ambos ficam felizes, sentindo um grande afeto pelo outro.

3. Ofereça petiscos e agrados
Outra forma de falar “eu te amo” para seu pet é, justamente, agradá-lo pelo estômago. Eles gostam da ração, com certeza. Mas um petisco (como um patê, carne, biscoitinho pet, entre outros) será um grande diferencial, principalmente, para quebrar a rotina da alimentação.

Hoje você encontra uma grande variedade de comidinhas diferentes que são sempre uma ótima opção para dar aquele afago alimentício para seu melhor amigo. Opte sempre por petiscos de qualidade para deixar seu cãozinho feliz, sem cair na rotina e garantindo a saúde dele com uma alimentação equilibrada!

4. Durma com o seu pet
Outra forma de dizer que ama seu pet é ter um bom acolhimento na hora de dormir. Como falamos, o cachorro é um animal que, mesmo domesticado, não perdeu os hábitos instintivos dos caninos.

E como eles são animais de matilha (ou seja, estão sempre acompanhados), gostam de dormir junto a quem confia. Isso porque passa a sensação de que ele está protegido de inimigos externos (como predadores). E, claro, é um carinho muito gostoso.
Por isso, se você tem essa oportunidade, durma com o seu pet. Temos certeza de que será um ótimo momento entre vocês.

5. Abrace o seu cão
Com a domesticação, os cães mudaram o comportamento e passaram a incorporar muitas expressões humanas de afeto para o seu dia a dia como forma de entender que estão sendo amados. E uma delas é o abraço.

Tal como o olhar fixo, o abraçar também ajuda a produzir ocitocina no organismo tanto do cachorro quanto dos seus tutores. E sempre é uma boa atitude para dias complicados, quando as coisas não estão bem, dar aquele abraço gostoso no seu cachorro. Ele também vai amar.

6. Passe tempo de qualidade brincando com seu pet
Uma das linguagens do amor é ter tempo de qualidade com quem amamos e isso vale, também, na nossa relação com nosso pet. Mesmo que tenhamos rotinas muito puxadas muitas vezes, ter um tempinho para curtir com nosso cachorro aproxima a relação.

Por exemplo, sair para passear com ele é uma ótima oportunidade para poder dedicar um tempo para ele se divertir e desfrutar da sua companhia. Mas outra oportunidade importante é, também, separar uns minutos do seu dia para brincar com ele. Com certeza seu cachorro vai amar.

7. Converse com as sobrancelhas levantadas
Os cães sabem ler alguns sinais dos seus tutores, como sinais de afeto e emoção, tal como eles também se comportam. E uma das linguagens dos caninos é utilizar as sobrancelhas como expressão corporal.

Quando um cão se sente conectado com alguém, ele levanta as sobrancelhas, sabia disso? E da mesma forma como ele faz isso, reconhece também quando seu dono faz o mesmo. Então se você se aproximar dele com as sobrancelhas levantadas, ele entenderá que você se sente conectado e confia nele.]

E, claro, aproveite e faça isso com um sorriso no rosto, que mostrará o quanto você está feliz em vê-lo!

8. Dê comida na mão para o seu pet
Outro gesto que ajuda na aproximação entre tutor e pet é dar comida na mão para ele. Por exemplo, vai oferecer petiscos? Coloque-os na palma da sua mão e deixe que seu amigo de quatro patas coma ali.

Mas lembre-se de não tornar esse gesto algo recorrente. Seu amigão não pode acostumar sempre a comer na mão ou, caso contrário, quando você não puder estar presente, ele terá dificuldades em se alimentar, o que pode prejudicar a saúde dele. Por isso, faça disso apenas um gesto de carinho e eventual.

Saber como dizer eu te amo para um cachorro é muito importante para mantê-lo tranquilo e feliz. Além disso, um animal relaxado costuma ter maior imunidade e, com isso, reduz-se as idas ao veterinário sem ser para as consultas de rotina. Também é uma forma de demonstrar o quão bem o seu melhor amigo faz para você. Então, aproveite e utilize essas formas de demonstrar amor ao seu caõzinho.

Faça seu login para comentar!