Blog da Arquiteta

Arquitetura de interiores: decoração moderna

11/10/2022 09:37 - por Luiza Pereira Ribeiro

O estilo moderno ou modernista é um dos mais adaptáveis, foi uma tendência desenvolvida na primeira metade do século XX, acompanhando movimentos culturais, escolares e de estilo das artes e design. 

Esse período foi marcado pela liberdade de expressão e ruptura de padrões estéticos, então, muitos artistas se destacaram com seus posicionamentos e expressões.

“A forma segue a função”

Segundo Louis Sullivan, arquiteto modernista, esse é o lema do movimento, pregando além de beleza, a lógica, funcionalidade e eficiência do ambiente. Foi a partir de pensamentos como esse que o arquiteto Le Corbusier propôs a casa como uma “máquina de morar”, uma forma de morar mais prática, pronta para atender as necessidades dos habitantes.

Vamos juntos conhecer algumas características marcantes desse estilo?

- Linhas retas, poucas curvas
Esse estilo preza pela organização do espaço, deve ser pensado com uma ordem geométrica e harmonia. No entanto, as linhas retilíneas trazem essa sensação com maior facilidade.

- “Menos é mais” 
Como dizia um dos pioneiros do movimento moderno, Mies Van Der Rohe, “menos é mais”. Logo, o modernismo na decoração traz consigo a simplicidade, livrando-se das ornamentações e miudezas. Com esse estilo, os armários embutidos na parede tornam-se tendência. 

- Neutro com um toque de cor
O moderno valoriza as cores neutras como branco, preto, cinza, bege e marrom. Mas também utiliza pontos de cores como destaque, através dos sofás, luminárias, poltronas, decoração etc. 

- Arte abstrata e padrões geométricos 
A arte abstrata surgiu com o movimento moderno, por isso é muito utilizada como itens decorativos, quadros e esculturas. 

- Mix de materiais e texturas 
O moderno valoriza os materiais naturais, como vidro, couro, cimento, fibras naturais, madeiras e metais. Os metais ganharam força nesse estilo em suas versões mais brilhantes e reflexivas, como aço inoxidável, cromo, cobre e alumínio. 

- Iluminação decorativa 
O aproveitamento da luz natural é bem evidente neste estilo, com janelas de vidro amplas e plantas arquitetônicas livres de paredes. Mas também é possível investir em lustres, luminárias, pendentes que se destacam no ambiente esteticamente. 

E então, você se identificou com esse estilo de decoração?

 

Faça seu login para comentar!