Blog da Arquiteta

ESPECIAL SEMANA FARROUPILHA

Arquitetura de interiores: decoração rústica

20/09/2022 09:15 - por Luiza Pereira Ribeiro

No post anterior, conhecemos aspectos que tornam nosso ambiente mais saudável através da arquitetura, entre eles a utilização de materiais naturais e plantas. Este aspecto específico remete ao estilo abordado no post de hoje, escolhido em homenagem à Semana Farroupilha, comemorada entre os dias 13 a 20 de setembro em prol das tradições gaúchas e da Revolução Farroupilha. 

O rústico, que antes era exclusivo das casas de campo, hoje é conhecido por carregar elementos naturais, robustos, sem acabamento, que evidenciam as imperfeições e a personalidade dos ambientes. Sua origem remete às residências construídas e decoradas com materiais rudimentares como barro, pedra, cobre, madeira, palha, cerâmica e tecidos. 

No entanto, a decoração rústica pode ser incorporada ao seu ambiente através das seguintes características: 

- Elementos em madeira
A madeira é um material versátil que pode ser utilizado em sistemas construtivos e peças decorativas. Ela remete a nossa cultura campeira por ser um material acessível de beleza singular, está presente principalmente em móveis, revestimentos, esquadrias, entre outros. 

- Tons terrosos e neutros
Marrom, laranja, vermelho, caramelo, bege, verde, entre outros tons referenciam as cores da natureza, aquecem o ambiente e comunicam o aconchego presente nas casas de campo. 

- Presença de plantas
As plantas são os elementos naturais mais puros, transmitem vivacidade aos ambientes, assim como a vida rural. Podem ser colocadas em vasos cerâmicos, de madeira ou metálicos, pendurados ou colocados no chão ao lado de paredes ou prateleiras. 

- Objetos metálicos
Os metais compõem os ambientes rústicos por serem artigos de longa duração, leves e versáteis. Podem estar presentes em elementos de cobre e ferro como estruturas de móveis e elementos decorativos. 

- Objetos artesanais 
Os objetos artesanais são criados por meio da transformação de matéria-prima, feitos a mão e personalizados, como esculturas de barro, pinturas, peças em Porongo, couro, palha, crochê e fuxico. Esse comércio movimenta a economia local e traz um simbolismo consciente e emocional. 

- Iluminação acolhedora
O rústico é um estilo acolhedor. Sendo assim, a iluminação influencia diretamente sua estética. Ela está presente através de lustres, luminárias e arandelas que iluminam o necessário, evidenciam elementos principais na decoração e confortam os olhos através da temperatura da cor amarelada. 

A partir destes tópicos essa decoração se torna atemporal, podendo ser combinada com diversos estilos como o contemporâneo, por exemplo, que agrega a elegância e simplicidade aos elementos.

Faça seu login para comentar!