Blog dos Bichos

Cachorro velhinho: 5 dicas para cuidar da saúde do seu pet

08/10/2022 11:03 - por Cristiane Vieira da Cunha

O envelhecimento é um processo natural e que todos nós iremos passar um dia. Os nossos peludos também envelhecem e, podem ser considerados idosos a partir dos 7 anos, dependendo do porte do animal.

Assim como nós, o cão idoso sofre os impactos da chegada da idade madura e é provável que você já tenha notado alguns desses sinais. Andam mais devagar, não sobem com tanta facilidade no sofá, não enxergam ou escutam tão bem, podem ficar mais dorminhocos e preguiçosos.

Mas esta etapa da vida do pet é também maravilhosa. Ao contrário dos filhotes, já sabem fazer as necessidades no lugar certo, gostam mais de carinho (ficam mais carentes), já possuem manias e estão acostumados com a rotina de casa. Por isso, merecem muito carinho, atenção e cuidados com a saúde e o bem-estar.

Levantamos algumas dicas para que você saiba como oferecer o melhor para o seu cão idoso.

Dica 1 – Alimentação

Cachorros idosos têm o ritmo da digestão e da absorção de alimentos diminuído. Isso faz com que eles precisem se alimentar com uma porção diária de ração de fácil digestão, além de ter uma alimentação mais saudável e rica em proteínas.

Para cães que já estiverem sem alguns dentinhos ou com problemas dentários, o ideal é apostar em alimentos mais pastosos. Você pode, inclusive, esquentar um pouco de água, colocar na ração do seu cãozinho para que ela amoleça e depois dar a ele.

Lembre-se de sempre consultar o veterinário antes de trocar ou substituir a alimentação dele! Além disso, é importante observar se o cachorro está realmente comendo. Caso ele fique por volta de 12 horas sem se alimentar, fique de olho. Se o prazo se estender para 24h, leve-o ao veterinário o quanto antes.

Dica 2 – Ambientes adaptados

Uma das principais mudanças notadas com a chegada da idade para cães é a diminuição na mobilidade. Por isso, é importante adaptar o ambiente onde o animal passa o tempo para evitar eventuais acidentes. Mantenha o acesso à água, comida e cama sempre facilitados e sem obstáculos.

Cães idosos com problemas de visão também exigem um cuidado especial. Se esse for o caso do seu pet, retire qualquer móvel ou objeto que ofereça perigo e impeça o acesso a piscinas ou terrenos desnivelados. 

Dica 3 – Brincadeiras e passeios

Pela questão da mobilidade, a rotina de atividades do cachorro também muda. Mesmo com a idade avançada, se estiver em boas condições, o cãozinho deve seguir com seus passeios e brincadeiras.

Mas o cuidado deverá ser maior: diminuir a intensidade, a quantidade e a duração das atividades, adaptando-as de forma que o cachorro consiga acompanhar.

Mas a rotina de atividades é super importante, tanto para cãezinhos já ativos como para os que não eram. Dessa forma, os habituados com as caminhadas poderão continuar se exercitando e mantendo o peso. No entanto, se ele não for acostumado a fazer exercícios com frequência, comece com caminhadas curtas e regulares.

Dica 4 – Faça visitas regulares ao veterinário

Um cachorro velhinho pode desenvolver doenças que vêm com o envelhecimento, como problemas nas articulações, visão, dentes e outros órgãos. Um check-up semestral ajuda na prevenção e tratamento precoce caso seja necessário.

Entre os problemas mais frequentes nessa faixa etária, estão:
- alterações cardíacas;
- problemas ortopédicos;
- doenças oculares;
- insuficiência renal;
- disfunção cognitiva;
- entre outros.

São doenças que podem ser identificadas, e o melhor, prevenidas e evitar que avancem se existir uma rotina de acompanhamento veterinário.

Dica 5 – Carinho e MUITO AMOR!

Se o seu cão está chegando à terceira idade, isso provavelmente significa que vocês contam com uma longa história juntos. Portanto, tenha em mente que esse é o momento para você dedicar muito amor e cuidado ao pet que sempre esteve ao seu lado.

Seja paciente quando o animal estiver genioso, auxilie-o e encontre maneiras de facilitar as suas tarefas diárias, como novas rotas de passeio e brincadeiras mais tranquilas.

Faça seu login para comentar!