Blog dos Bichos

Cães e gatos têm câncer de mama?

15/10/2022 09:23 - por Cristiane Vieira da Cunha

Nossos amigos de quatro patas podem sim apresentar essa doença.  Cães e gatos não só podem ter câncer de mama, como também essa é uma das neoplasias mais comuns nessas espécies. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas são diagnosticadas com tumores mamários. Além disso, apesar de ser pouco frequente, esse tipo de câncer também pode acometer os machos de ambas as espécies.

Por que cães e gatos têm câncer de mama?
A formação de um câncer acontece a partir da multiplicação desordenada de células no organismo, as quais passam a ser consideradas células tumorais ou neoplásicas. Quando isso acontece na região mamária, há o desenvolvimento dos tumores de mama.

Tanto em pets quanto em humanos, as causas para essa doença são variadas. Ela pode estar associada à genética, a fatores nutricionais e hormonais. Por isso, nem sempre é simples falar precisamente o que gera essa condição. 


Como prevenir câncer de mama em cães e gatos?
Uma das melhores recomendações para prevenir o desenvolvimento de câncer de mama em cadelas e gatas é a castração precoce. Isso porque fêmeas não castradas irão liberar hormônios sexuais durante o ciclo estral, que irão estimular o crescimento das células nas glândulas mamárias e poderão desencadear neoplasias. 

Uma pesquisa realizada e divulgada pelo CFMV mostrou que, quando esse procedimento é feito em fêmeas caninas antes do primeiro cio, a chance do desenvolvimento de câncer mamário cai para menos de 1%.

A partir do segundo, diminui para 8%, e no terceiro, a possibilidade de surgimento da doença será de 26%.

Já nos felinos, a castração precoce pode diminuir em até 90% as probabilidades de câncer de mama. 

Além da questão hormonal,   o sobrepeso e a obesidade são outras condições que influenciam no surgimento desta neoplasia. Por isso, é tão necessário fazer o adequado controle nutricional dos pets. 

Principais sinais clínicos de câncer de mama em cães e gatos
Agora que você já sabe que os pets podem ter câncer de mama, é importante entender quais são os principais sinais clínicos que a doença pode causar. Isso porque um diagnóstico precoce impacta muito na sobrevida do paciente. Logo, quanto mais cedo o problema for descoberto, maiores são as chances de cura. 

Ainda de acordo com o CFMV, se descoberto prematuramente, as chances de recuperação são de até 90%. Entretanto, os mesmos dados mostram que 17% das cadelas com esse tipo de câncer são diagnosticadas tardiamente. 
Por isso, fique atento aos seguintes sinais:

- Mudanças de humor;

- Falta de apetite;

- Cansaço excessivo ou abatimento;

- Presença de lesões ou secreções na região das mamas.

Ao perceber esses sinais, é fundamental consultar o quanto antes um Médico-Veterinário para investigar a condição.

Faça seu login para comentar!