Blog da Arquiteta

Como melhorar seu sono através da configuração do quarto

01/11/2022 09:32 - por Luiza Pereira Ribeiro

O quarto é um dos lugares mais importantes da casa, pois é o lugar onde descansamos. Durante o sono nosso organismo se responsabiliza por restaurar as funções do corpo, repondo as energias e regulando o metabolismo. Dormir bem é melhorar nosso bem-estar! 

E por qual motivo a configuração do quarto é importante? A importância se deve ao tempo que antecede o sono, onde o nosso cérebro recebe estímulos do ambiente até que esteja relaxado para dormir. 

Sabendo disso, hoje eu trouxe algumas dicas para aperfeiçoar a decoração do seu quarto e influenciar na melhora do seu sono:


- Utilize uma iluminação difusa
Sabe aquela luz branca comum em shoppings e farmácias? Elas são utilizadas para despertar sua atenção.  No seu quarto você não precisará dessa função, então dê preferência as luzes aconchegantes. A luz difusa é aquela que tem um tipo de filtro, geralmente em acrílico ou vidro, retem uma porcentagem da luz que a torna mais suave aos olhos, trazendo uma sensação de conforto.  

- Fique longe de cores vibrantes
Sabe aquelas cores de restaurante fast food? Amarelo, laranja, vermelho... Elas estimulam o lúdico, o oposto do que precisamos antes de dormir. Então, prefira cores suaves, aquelas que te transmitem paz e relaxamento como as de tons pastéis e neutras. 

- Tente não deixar sua cama abaixo da janela 
Essa estratégia tem o intuito de evitar incômodos durante a noite como a entrada da luz do sol muito antes de você acordar, aquele barulho da rua que começa repentinamente ou até mesmo a entrada de algum inseto. Se não puder evitar, aposte na cortina blackout. 

- Abuse da decoração afetiva
Sabe aqueles objetos pessoais que deixam nossa casa com cara de LAR? Eles aumentam nossa conexão com o espaço e trazem sensação de pertencimento! Nosso lar é nosso porto seguro, entendemos melhor isso depois da pandemia mundial e devemos preservar esse ensinamento. Então, escolha objetos de significado, que te trazem boas lembranças.

Tenha uma planta 
Essa tendência veio para ficar, ela se chama biofilia e significa buscar conexões com a natureza. Além de beneficiar a saúde mental, as plantinhas também purificam o ar da casa. Aposte no Lírio da paz, nas Orquídeas, nos Imbés, Ráfis, Samambaias, entre outras. 

Essas são algumas das várias dicas de decoração que podem melhorar seu sono, não esqueça que nossos hábitos e atividades do dia também vão interferir nessa busca por relaxamento. Também, a “higiene do sono” é uma prática muito recomendada por profissionais da saúde, vale a pena agregar a sua rotina! 

Gostou das dicas? 

 

 

Faça seu login para comentar!