Blog Do Mistério

Fantasmas do Sul

01/09/2022 09:10 - por Gisele Wommer

Bem-vindo setembro! No mês mais gaúcho do ano vamos contar uma história de assombração genuína deste solo. Você conhece a Biblioteca Pública do estado? Referência em leitura no Rio Grande do Sul, ela está instalada em um clássico casarão que data de 1915, em Porto Alegre.

Não só pelo acervo aproximado de 240 mil volumes de livros, a biblioteca também chama a atenção pelos casos de fantasmas. Muitos sensitivos afirmam já terem visto vultos e sentido presenças sobrenaturais no prédio. Uma diretora da instituição contou em uma entrevista que já viu um vulto feminino na biblioteca, em uma noite, pouco antes da hora de fechar. Ela não pôde precisar se era o espectro de alguém conhecido e até gostaria de ver novamente.

Um fato mais assustador aconteceu quando a diretora usou o elevador para acessar o piso superior, mas ao invés de subir o equipamento desceu. Quando as portas se abriram ela ouviu sussurros vindos de uma sala que não é de acesso ao público, ao chegar lá não havia ninguém. O resultado foi que a diretora optou por usar apenas as escadas dali para frente, afinal, é mais saudável em mais de um sentido.

Histórias de assombração são comuns em casas antigas e lugares públicos. Bibliotecas e museus tendem a chamar os fantasmas com muita facilidade e há muitas explicações. Primeiro é a história do próprio lugar, que presencia as gerações mudarem, que é uma testemunha do passar dos anos. Lembra aquele ditado: Ah, se essas paredes falassem? Agora aplique ele em a prédio centenário. Muitas pessoas dividiram sonhos, vontades, tristezas e fizeram a própria história entre aquelas paredes. As pessoas não estão mais ali, mas suas emoções e sua energia permanecem.

Outro fato é o que esses locais abrigam. Objetos musealizados e livros doados sempre pertenceram a alguém. E esse alguém tinha certo apego pelo item, certo carinho, por isso o conservou em vida. Quem sabe aquele objeto não era o seu preferido? E como comprovar que este apego se vai junto com seu dono? Há quem acredite que os fantasmas podem ficar presos à bens materiais, conectados com suas relíquias. Imagine agora um local que reúne muitas relíquias. Há uma grande chance de reunir também muitos fantasmas.

Curiosidade: A Biblioteca Pública do Estado Recebe em média 50 mil visitas por ano.

“A vida é sobrenatural.” Clarice Lispector.

Faça seu login para comentar!