Blog dos Livros

Mulheres admiráveis em poesia

14/10/2022 09:12 - por Mildo Fenner

As     dores    da    alma    de   Graziela Barduco  encontraram desafogo na poesia.  Foi  por acreditar  no poder da escrita curativa que nasceu “Sutil Leveza” (Edições & Publicações,   126 páginas, R$ 40,00), quinto livro da atriz   e  escritora paulista. Quase como um grito pessoal de liberdade, a  autora decidiu   compartilhar a própria história, em versos,   para acolher a quem também passa por momentos de angústia. São poemas sinceros e  viscerais dedicados especialmente a mulheres admiráveis, como Cora Coralina e Conceição Evaristo.

O    livro,  que    leva  o subtítulo “O que na alma pesou, em verso se libertou,” contempla 96 textos, escritos entre 2018  e 2022. Eles narram  momentos sombrios  marcados pela depressão, ansiedade  e  depreciação. Os versos  tratam não somente de dúvidas, falhas e anseios, mas também expõem a  relação íntima da autora  com a literatura,  representando, ainda, resistência, luta e  esperança em um mundo  feito para oprimir.

Dividido em quatro capítulos, os textos convidam  o leitor a imergir no próprio íntimo.   Graziela se apresenta, em uma conversa amigável de identificação, e conduz a  leitura a palavras de esperança e leveza, ao introduzir a poeta Cora Coralina.  Já a  terceira  fase é mais ácida, dedicada a Mariana Ferrer –modelo brasileira vítima de  estupro em 2018.  O livro finaliza com palavras  a Conceição Evaristo,  que acompanham poemas  sobre o encontro com o “eu mulher” em representação à maturidade.

Rimados, os poemas possuem  formato que empresta muito da literatura de cordel e  das cantigas infantis, que são a especialidade  da  atriz –mestre em Artes da Cena   e pesquisadora  do universo lúdico do teatro. Antes de virar um único livro, alguns textos foram utilizados em obras colaborativas  com dois movimentos literários femininos: Teodoras do Cordel e Mulherio das Letras.

Graziela Barduco é ativa nas causas    feministas  na literatura. É autora dos livros “Na rima da menina,” “Lutei contra  100 leões –Todos os 100 eram jumentos” e os infantis “A menina e o pé” e “O sapinho e  o bumbum.”

Trecho:
“Tão perfeita a sinfonia
Tão intenso o meu batuque
Eu sem sua sintonia
E você fazendo truque
Fujo da monotonia
Sem que ela me machuque.”
(página 106)

NOVO ACADÊMICO   
Jornalista e  escritor, Ruy Castro, 74 anos,  é o novo ocupante da cadeira número 13  da Academia Brasileira de Letras, em eleição realizada no último dia seis. Colunista da Folha de São Paulo, é o biógrafo mais reconhecido da literatura brasileira, com livros do gênero que chegaram  ao topo das listas dos mais vendidos. 

LITERATURA BIOGRÁFICA NO NOBEL     
Na    semana    passada  foi   divulgado  o nome vencedor deste ano do Prêmio Nobel de Literatura  e a honraria coube à francesa Annie  Ernaux, de 82 anos. Ela estará no Brasil em fins de novembro para participar da Feira Literária Internacional de Paraty, onde é uma das convidadas e  será a  grande estrela da edição. Annie  é considerada uma escritora que revolucionou a  literatura biográfica, já que seus livros contam, em textos independentes, algum episódio de  sua vida.

Leituras:
“Quem abre uma escola fecha uma prisão.”
Victor Hugo (1802-1885),    romancista,  poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e  ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu   país,   autor,    entre   outras obras clássicas de renome mundial, de “Os miseráveis” e  “Notre-Dame  de Paris.”).

Destaques:
O GARFO, A BRUXA E O DRAGÃO


Autor:
Christopher Paolini         

O presente volume tem três histórias  originais que se passam em Alagaësia, intercaladas  com cenas de Eragon em sua própria aventura.  Inclui também um trecho  das memórias  da inesquecível  bruxa e vidente Angela, a  herbolária. A obra faz parte do ciclo A Herança,  que o autor começou a  escrever com quinze anos de idade. Ele foi o número um  na lista de best-sellers do New York Times aos dezenove anos e passou a década seguinte imerso  no mundo de Alagaësia  contando suas histórias.
Editora Rocco.  222 páginas. R$ 39,90. 

O SÊMEN DO RINOCERONTE BRANCO       


Autora:
Cinthia Kriemler      

A autora nasceu no Rio de Janeiro e mora atualmente em Brasília.  Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018 e semi-finalista do Prêmio Oceanos de 2016,  publica textos e poemas em antologias e  revistas literárias.  Entre outros livros, escreveu  “Tudo que morde pede socorro,”  “Exercício de leitura de mulheres loucas,” “Todos os abismos convidam para um mergulho” e “Na escuridão não existe cor-de-rosa.” Conforme a  autora, “O sêmen do rinoceronte branco”  foi escrito a partir de uma perspectiva  de extinção, do abate indiscriminado  de um animal majestoso, perpetrado nas savanas, ao extermínio do humano,  praticado nas cidades.
Editora Patuá. 126  páginas.              

(As obras apontadas  no Blog dos Livros podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente,  na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul)

Faça seu login para comentar!
05/04/2024 10:21

Fantasia épica

28/03/2024 17:25

O poder da humildade

22/03/2024 11:20

Os maiores shows de música

15/03/2024 10:41

Tudo é política

23/02/2024 09:54

O melhor de cada um

16/02/2024 08:59

História familiar

09/02/2024 09:26

Percepções para o amor

02/02/2024 09:39

Escuridão da floresta

26/01/2024 09:45

Entre prosa e fotografia