JP2

Ninguém esquece a 1ª

19/11/2022 00:00 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento

JP mobilizou toda sua equipe para a edição extra que comemorou a conquista brasileira da Copa do Mundo de 1958

A Seleção Brasileira ganhou sua primeira Copa do Mundo em 1958, título conquistado na distante Suécia, com a revelação de dois gênios para a história do futebol, Pelé e Garrincha. Em Cachoeira do Sul, outra equipe fazia também uma proeza. Horas depois de encerrada a finalíssima da Copa, o Jornal do Povo chegava às ruas da cidade com a edição extra saudando o novo campeão do mundo e analisando a grande conquista.

Para realizar essa proeza, o diretor, Paulo Salzano Vieira da Cunha, mobilizou diversos profissionais. Os textos foram escritos por Corrêa de Melo, Alves Filho e Nasser Kemel, com Luiz Florence, Jarbas Arruda, Danton Fernandes Barbosa e Luis Carlos Prates nas linotipos, então, a mais moderna tecnologia de composição de textos para jornal impresso.

Trabalharam na montagem Delicardense Loreto, Wilson Souza, Tomaz Barreto e Ilo Gomes, com revisão de Antônio Peixoto Vieira da Cunha. Para a impressão ser mais rápida, intercalaram-se na máquina Donatilo Lopes e Armando Flores. Monitorando as informações que chegavam do centro do país, Sirlei Figueiredo.

EPOPEIA
A epopeia brasileira teve ampla cobertura do JP. O empate com a Inglaterra na fase final foi definido como “dramático”. A classificação para semifinal veio com o “gol salvador” de Pelé, contra o País de Gales. Os 5 a 2 contra a França aconteceram, “apesar do esbulho da arbitragem” contra o Brasil, que anulou dois gols regulares. Na análise da final contra a Suécia, “vitória memorável”.

A edição extra nas ruas daquele 29 de junho foi também o primeiro passo profissional da vida do hoje diretor do Jornal do Povo Eládio Dios Vieira da Cunha. Ele, ainda menino, fez parte do grupo de vendedores ambulantes que saíram às ruas anunciando a vitória na Copa do Mundo, com o JP extra nas mãos.


Brasil conquistou a Copa do Mundo de 1958 com grandes craques, como Pelé, Garrincha e Didi

 

A CAMPANHA

FASE DE GRUPOS
Brasil 3 x 0 Áustria
Brasil 0 x 0 Inglaterra
Brasil 2 x 0 União Soviética

QUARTAS
Brasil 1 x 0 País de Gales

SEMIFINAL
Brasil 5 x 2 França

FINAL
Brasil 5 x 2 Suécia

 

CACHOEIRA EM 1958

JORNAL DO POVO
No JP, a coluna de maior sucesso era O Coringa, com bastidores da cidade, muitos deles mordazes, tanto que a coluna nem era assinada. A coluna social era coordenada por Nasser Kemel. Eloy Beskow e Derly Lopes assinavam a coluna de tradicionalismo Nossas Charlas, Nossos Chasques. Ainda havia a coluna Casos Dolorosos da Cidade, onde o jornal pedia ajuda para pessoas necessitadas, semelhante ao que acontece eventualmente hoje na Linha Direta.

COTIDIANO
Muito comum na época, a luta livre promovia grandes encontros da cidade. Os astros locais eram Diamante Negro, Caroço e Sabonete. Os cinemas Coliseu e Astral apresentavam os sucessos do momento, entre eles “A maldição da montanha”, com Spencer Tracy. A rádio Princesa era a nova emissora da cidade, captada nos 1520. O destaque eram os jornalísticos, com o nome dos patrocinadores, Mernak e Fundição Jacuí.

SOCIAL
O Grêmio Náutico Tamandaré promovia festa com a Orquestra de Jazz de Dante e Lecione. No Zingaro, o microfone era do cantor Roberto Vargas. No auditório das rádios Cachoeira e Princesa, o destaque era o cantor italiano Mário Rossi.

CIDADE
18 cidadãos da comunidade fundavam o Lions Clube Cachoeira do Sul. Saía a lista de jurados para os juris de 1958. Entre eles, Willy Haas e Jamil Ache. Jovem piloto cachoeirense Fernando De Franceschi, de apenas 20 anos, morria em acidente aéreo em Rivera. Ele era instrutor do Aeroclube de Livramento.

POLÍTICA
Octávio Germano montava comitês na cidade para concorrer a deputado estadual. Cumprindo mandato de vereador em Porto Alegre, era filho de Taufik Germano, então proprietário da Transportes Nossa Senhora das Graças (TNSG).

Faça seu login para comentar!

JP2

25/04/2024 00:06

Cuidado com a Abigail

Filme com menina vampira chega ao Via Sete

24/04/2024 00:05

Procura por poemas

Prêmio de Poemas do Jornal do Povo abre prazo de inscrições. A coordenação é de Tiago Vargas

23/04/2024 00:01

Páginas abertas

Evento será hoje na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha

19/04/2024 00:06

Mais um curta cachoeirense

Filme “Marina” traz reflexões sobre paixões platônicas

18/04/2024 00:06

O santo guerreiro

Filme brasileiro sobre São Jorge estreia hoje no Via Sete

17/04/2024 00:06

Jubileu da Imigração

Os 200 anos da chegada dos alemães no Brasil serão lembrados pelos cachoeirenses

16/04/2024 00:03

Abril Guarani

Terra Original leva cinema aos índios e traz artesanato para Cachoeira

12/04/2024 00:06

A marca da filarmônica

Publicitário e colunista do JP Ricardo Hoffman gostou tanto do projeto que produziu sua identidade visual

11/04/2024 00:05

União contra os fantasmas

Ghostbusters aproxima gerações diferentes de caçadores

10/04/2024 00:05

Ao lado da Geração Z

Jovens que nasceram na era da população da internet são assunto de reportagem na Linda

09/04/2024 00:02

Sábado com Dilsinho

Cantor carioca, sucesso em todo o Brasil, traz o seu pagode para Cachoeira do Sul

05/04/2024 00:06

Domingo dos Fuscas

Encontro estadual de veículos refrigerados a ar ocorrerá no campus da Ulbra/Cachoeira