Blog Do Mistério

O bode de Yule

15/12/2022 09:06 - por Gisele Wommer

É sem dúvida uma das mais bizarras tradições natalinas do mundo. Semana passada explicamos aqui pelo blog como era o Natal antes das tradições cristãs e o festival pagão de Yule, uma tradição escandinava, que ainda resiste em vários lugares. Na era medieval, boa parte da população não tinha condições de ter vacas e cavalos, já o bode mais acessível, portanto comum nas fazendas. O animal passou a ser um dos símbolos da festa de Yule, ele representava a fartura, a fertilidade e estaria ligado ao Deus Thor. Os escandinavos não tinham a visão do bode como um bicho vil e satânico, como algumas culturas vieram a associar mais tarde.

Naquele tempo, homens e mulheres se fantasiavam com chifres e peles ou somente com máscaras de bode nesta época do ano, e visitavam os vizinhos para pedir comida ou pregar sustos. Não era para assustar crianças, nem tinha relação alguma com Papai Noel, estava mais para uma brincadeira local.

Com o tempo, e o declive do festival, ainda se vê resquícios de Yule no Natal, como enfeites de bodes nos pinheiros e presépios, embora as pessoas já não se fantasiem mais, algumas cidades constroem monumentos utilizando o animal. É o caso de Gävle, na Suécia, onde desde 1966 um bode gigante de palha, com cerca de 4 tonelas, é erguido no centro da cidade.

O monumento vira atração turística, porém a diversão dos moradores locais é tacar fogo na escultura, algo que têm conseguido com sucesso na maioria das vezes. Desde 66 para cá, o bode só chegou intacto até 31 de dezembro oito vezes. Virou um jogo de gato e rato. A prefeitura da cidade tenta reforçar a segurança todo o ano, enquanto os moradores sempre dão um jeito de danificar a estátua.

E já tentaram de tudo: tinta antifogo, câmeras de segurança, nada foi eficaz. Além de incendiado, o bode já chegou a ser atropelado, raqueado e até sequestrado. Teve um ano que lhe cortaram as patas. E um dos casos mais curiosos é o de um turista americano que ficou 18 dias na cadeia por colocar fogo no bode, ele alegou que pensava que o incêndio era parte das comemorações. Quem pode culpá-lo?

Nos últimos tempos está mais difícil conseguir números atualizados sobre a sobrevivência do bode. É possível que a prefeitura de Gävle, queira desviar a atenção dos incidentes, que deixaram o bode muito famoso nos últimos anos. E aí, você queimaria o bode?

Curiosidade: A palavra pagão vem do latim paganus, derivado de pagus, que quer dizer aldeia. Portnato, a sabedoria pagã é aquela que vem da aldeia, do pago.

“A mitologia em torno da época mais feliz do ano também tem suas criaturas assustadoras.” Dark Blog.

Faça seu login para comentar!