Blog dos Livros

Psicanálise para jovens leitores

26/08/2022 09:06 - por Mildo Fenner

O livro “Freud,   me   tira dessa!,”  uma    comédia romântica contemporânea, é o novo integrante do selo Cultura Plural, da Editora Culturama. Quem assina a  autoria é Laura Conrado, ganhadora do prêmio Jovem Brasileiro como destaque na literatura e do prêmio Destaques Literários. O lançamento deste livro ocorreu  durante a  recente Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 

O livro conta a história de Catarina, a Cat, uma jovem adulta que já teve algumas conquistas: saiu de casa  dos pais para morar  na capital mineira, tem seu carro próprio e um bom emprego.  Mesmo assim, seus conflitos se acumulam, sobretudo  nas desilusões da vida amorosa, vistos por ela como tragédias.  Em busca de uma mudança, ela procura ajuda em um processo psicoterapêutico.

No processo, Cat encontra muito autoconhecimento e confronta verdades doloridas  de seu passado, mas se complica ainda mais quando se apaixona  pelo seu terapeuta. Agora ela precisa entender como resolver essa situação e continuar correndo atrás de seus sonhos.  “Freud, me tira dessa!” é um livro para rir, chorar e  se emocionar, numa história  leve que conduz a muita identificação com a jornada de  autoconhecimento da protagonista.

A    obra    foi lançada originalmente em 2012  e ganha agora uma versão atualizada do texto e novos projetos gráfico e  de capa por meio da editora. O livro conta com 224 páginas e foi impresso no papel pólen. 

Celebrada   pelos  leitores e pela mídia como um importante nome entre o público jovem, Laura Conrado conquista leitores com a maneira divertida com a qual  consegue abordar temas profundos. Sua escrita  reflete os anseios  de uma geração e  aborda temas importantes como o ingresso na vida adulta e o protagonismo feminino.

É autora de títulos de sucesso entre as comédias românticas contemporâneas, como “Quando Saturno voltar,” “Na minha onda” e “O dia depois do fora.” Foi a ganhadora do prêmio  Jovem Brasileiro como destaque na Literatura e do prêmio Destaques Literários, ambos em 2012.  Mineira de Belo Horizonte, é mestre em Linguagens, pós-graduada em educação, criatividade e tecnologia, especialista em  estruturação de romances e jornalista.  Laura também é palestrante e facilitadora de diversos cursos  de  escrita e capacitação de educadores.

Trecho:
“Antes    de  sentir mais raiva de mim,  eu mandei uma mensagem para o Phil, comentando minha empolgação em viajar! Okay, eu fui bem atiradinha na mensagem, como se eu estivesse bem interessada, mas, naquele dia,  depois da terapia,  eu me senti muito só,  queria que a vida andasse e resolvi fazer  alguma coisa boa por mim.  Achei que uma paquerinha ia me fazer bem. Assim, eu pensava em outra coisa.”
(página 73)
        
MUDANDO DE CARREIRA 1   
“Transição de carreira: o que tem mais a minha cara?,” esse é o novo e-book da escritora Margarete Chinaglia.  A proposta do livro é ajudar quem está desanimado com o trabalho e não sabe o que fazer  na vida e o material  pode ser obtido  gratuitamente  pelo site www.margaretechinaglia.wordpress.com

MUDANDO DE CARREIRA 2     
Margarete  Chinaglia   é  profissional  com mais de 30 anos de mercado de trabalho.  Com atuação forte, consistente e consolidada, passou por vários modelos, experiências e oportunidades. Atuou como atendente, analista, coordenadora, gestora, empresária, consultora e coach. Segundo ela, a pessoa  precisa identificar um propósito ou objetivo no trabalho para que seja mais feliz com o que faz.Ela diz que é fundamental começar com pequenos passos, com pequenos planejamentos, não sendo preciso “sair do que faz de maneira abrupta ou afobada, e ficar sem renda.”

Leituras:
“A estupidez  coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver.” 
(Bertrand   Russell   (1872-1970), um   dos  mais influentes matemáticos, filósofos, ensaístas, historiadores e   lógicos do século XX). 

Destaques:
PENEIRANDO ESTRELAS


Autor:
Alcione Sortica          

Gaúcho, nascido em Cachoeira do Sul, Alcione Sortica  escreveu contos, poesias, crônicas e  ensaios literários em antologias,  coletâneas, jornais,  revistas e sites. Entre outras obras, publicou  “Cacos do tempo,”  “Beira de açude,” “Um ponto no tempo,” “Plenilúnio” e  “De pai para filho.”  Entre vários prêmios, recebeu o Troféu Carlos Drummond de Andrade.
Editora Caravela. 127 páginas.     
                                                           
EM NOME DOS PAIS


Autor:
Matheus Leitão       

Desde pequeno, Matheus Leitão  ouvia as expressões “perseguição,” “prisão” e “porão,” sussurradas por seus pais, os jornalistas Marcelo Netto e Miriam Leitão. Depois, testemunhou a prisão dos pais, torturados pelo regime militar. Matheus seguiu  também a carreira de jornalista,  dedicando-se a reportagens sobre direitos humanos e ditadura. Este livro  é o resultado de suas  incansáveis investigações sobre os agentes que teriam torturado os pais. Nascido em Brasília  em 1977, Matheus Leitão recebeu os mais importantes prêmios da área,  como o Barbosa Lima Sobrinho, o Esso, o de Excelência  Jornalística da Sociedade Interamericana  de Imprensa e menção honrosa  no Vladimir Herzog. 
Editora Intrínseca. 438  páginas.  R$ 49,90.            

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente,  na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul) 

Faça seu login para comentar!
19/04/2024 16:49

Viver de forma significativa

05/04/2024 10:21

Fantasia épica

28/03/2024 17:25

O poder da humildade

22/03/2024 11:20

Os maiores shows de música

15/03/2024 10:41

Tudo é política

23/02/2024 09:54

O melhor de cada um

16/02/2024 08:59

História familiar

09/02/2024 09:26

Percepções para o amor

02/02/2024 09:39

Escuridão da floresta