Blog dos Bichos

A imunidade dos pets

24/07/2021 08:00 - por Cristiane Vieira da Cunha

A imunidade consiste num conjunto de mecanismos que defendem qualquer corpo de agentes infecciosos invasores. Assim como nós, quando a imunidade está baixa, os pets ficam mais frágeis e suscetíveis a contrair doenças e infecções. Entre os diversos fatores que podem influenciar, destacamos alguns:

- Estresse: diversas situações podem contribuir para deixar o seu pet estressado, como mudanças no ambiente, na alimentação, inserção de um novo membro na família, etc. Apatia, excesso de latidos e agressividade podem ser sinais de que seu bichinho está incomodado com alguma coisa, fique atento ao seu comportamento.

- Idade: assim como nos humanos, os animais idosos também possuem uma imunidade mais baixa, deixando-o mais frágil. Verifique com seu veterinário as necessidades vitamínicas e minerais que precisam ser suplementadas.

- Vacinas: os filhotes que ainda não concluíram o ciclo das vacinas possuem baixa imunidade, por isso, fique atento nessa fase e evite o contato com outros animais não vacinados.

- Verminoses: os vermes, além de causar queda na imunidade, também transmitem doenças. Mantenha seu pet sempre vermifugado.

- Alimentação: a alimentação inadequada pode causar a deficiência de vitaminas e minerais no seu pet, baixando sua imunidade e deixando-o mais frágil e suscetível a doenças.

Fique atento ao comportamento do seu pet e consulte seu veterinário com regularidade.

Faça seu login para comentar!