Blog Do Mistério

A lenda do Conde Drácula

11/08/2022 08:55 - por Gisele Wommer

Dia 13 de agosto é o do vampiro. Para celebrar está em pauta no nosso Blog o mais famoso de todos eles: O conde Drácula (perdoe-me Edward Cullen).

O Conde Drácula povoa nossos pensamentos desde a infância, o nome cria em nossa mente imagens de um homem moreno, extremamente penteado, com presas ensanguentadas, capa com gola alta e que pode virar um morcego em qualquer instante. Isto porque Bram Stoker criou o Drácula em 1897, quando lançou o romance que leva seu nome, e ainda hoje é um ícone na literatura, no cinema, nas artes plásticas e até na música.

Stoker não criou o mito dos vampiros, tampouco foi o primeiro autor a escrever sobre eles, mas usou uma história real como inspiração que tornou a região da Transilvânia reconhecida mundialmente como berço de vampiros e movimenta o turismo no local até hoje, sendo que o autor nunca pisou na Romênia.

A inspiração para o vampiro veio de um príncipe romeno com a história familiar complicada, que por causa das muitas amantes do pai pôde-se atribuir certeza quanto a sua maternidade. O fato é que, Vlad III viveu entre 1431 e 1476 e sobreviver na Idade Média na Europa era quase uma ciência. As invasões de inimigos e guerras por posse de terras dizimavam a população da região.

Em pouco tempo, Vlad ficou sozinho e ainda jovem precisou defender seu povo contra as invasões do império otomano. Uma história de bravura e heroísmo, que nunca fez os romenos o verem como vilão, exceto que o príncipe era um tanto criativo na hora de exemplar os seus inimigos.

Vlad divertia-se com torturas, amputações, decapitações, mas sua forma preferida de matar os adversários era o empalamento, uma técnica em que uma estaca atravessava o corpo da pessoa e ali ela ficava, como uma bandeira hasteada em um mastro, agonizando até a morte.

E a história do príncipe, associada à sua assustadora sede de sangue e seu sadismo, fundiu-se a do vampiro mais famoso do mundo e o segundo personagem que mais teve adaptações para o cinema (só perde para o Sherlok Holmes). A lenda do Conde Drácula atravessa gerações.

Curiosidade: O Dia do Vampiro foi criado por Liz Vamp, filha do Zé do Caixão, na ideia de estimular a doação de sangue entre outras causas, e já ganha reconhecimento internacional. O mundo do terror e suas ideias nobres! 

“A vida é tudo e a morte nada? Ou a vida não é nada e a morte é tudo?” Zé do Caixão.

Faça seu login para comentar!