Blog dos Bichos

Cachorro castrado fica mais calmo? Mito ou verdade?

19/06/2021 11:30 - por Cristiane Vieira da Cunha

Altamente recomendada por médicos-veterinários, a castração ainda desperta muitas dúvidas nos tutores. Não é difícil entender porque: uma busca rápida na internet mostra informações diversas, ora a favor, ora contra o procedimento. Um dos argumentos de defesa é que cachorro castrado fica mais calmo.

Afinal, a castração ajuda a deixar o cachorro mais calmo?

Em alguns casos, sim: cachorro castrado fica mais calmo! A produção de alguns hormônios que interferem no comportamento do cão, como a testosterona”. 
Por isso, após o procedimento, é possível haver algumas mudanças, como diminuição da agressividade e do nível de atividade de alguns cães, mas isso não é regra para dizer se o cachorro fica mais calmo castrado.
Se o pet apresenta comportamento agressivo por outros motivos, não envolvidos com a produção de hormônio sexual (socialização inadequada, traumas, doenças, dor ou maus tratos), isso pode não se modificar com a castração. 
Além disso, outros comportamentos frequentemente indesejados, como vocalizações excessivas e hábitos antissociais, não estão relacionados aos hormônios sexuais, portanto, permanecem inalterados após a cirurgia. 
Nesses casos, o ideal é buscar a ajuda de um médico-veterinário, visto que certas alterações, como quadros que provocam dor, podem estar por trás do problema. Descartada essa possibilidade, consulte um especialista em comportamento canino.
Como visto, quando o assunto são comportamentos indesejados, a castração não funciona como um passe de mágica. Então, nem sempre o cachorro castrado fica mais calmo. Por isso, existem outras maneiras de como acalmar cachorro.
Por outro lado, é verdade que, além da agressividade, a cirurgia pode ajudar a reduzir hábitos dos pets bastante incômodos para os tutores. Alguns exemplos são: levantar a perna para fazer xixi e montar em objetos ou na perna das pessoas.
Porém, nem sempre o procedimento é suficiente para reverter a situação. Tudo depende da idade em que a castração é realizada e do ambiente em que o pet vive.
Nesse sentido, quanto antes o cão passar pela cirurgia, sempre de acordo com as orientações do veterinário, maior é a chance de que o cachorro castrado muda comportamento. Já a castração feita em pets adultos ou idosos tende a não alterar tais hábitos.

Faça seu login para comentar!