Blog da Nutricionista

Chá faz bem

26/04/2022 08:25 - por Liziane Figueiredo

Os chás trazem propriedades que são aliadas da saúde e do bem-estar. Incluí-los na rotina alimentar é uma boa pedida, mas deve haver um equilíbrio para aproveitar os benefícios. É preciso evitar o consumo excessivo de chás para que eles não tragam prejuízos à saúde. Em geral, o consumo de uma a duas xícaras de chá por dia é seguro e suficiente para se beneficiar de suas propriedades. 


MODO DE PREPARAR CHÁ

FLORES E FOLHAS
Aquecer a água até a fervura e desligar. Adicionar as folhas/flores, mexer delicadamente com uma colher e tampar. Deixar a infusão descansar por 10 minutos e coar. O chá então está pronto para ser consumido.

RAÍZES E CAULES
Ferver por 10 minutos junto com a água e coar. O chá está pronto.

 

AS PROPRIEDADES DOS CHÁS

GENGIBRE
Possui propriedade anti-inflamatória, antioxidante e melhora a capacidade digestiva, o que pode auxiliar no processo de perda de peso.

CANELA EM PAU
Ajuda a diminuir a vontade de comer doce. Alguns estudos sugerem que possui atividades de melhorar a glicemia, com efeitos hipoglicemiantes. Diabéticos não devem tomar em jejum.

CARQUEJA, CAVALINHA E HIBISCO
Têm propriedades diuréticas.

MULUNGU
Auxilia no controle da ansiedade e no relaxamento muscular.

MELISSA E ERVA CIDREIRA
Ajuda na redução da insônia.

CHÁ VERDE
Tem propriedade antioxidante, desintoxicante e neuroprotetora. Além disso, o chá verde tem potencial de aumentar o metabolismo da gordura em repouso e durante o exercício, podendo favorecer a perda de peso quando aliado a outras práticas saudáveis, a exemplo da prática de atividade física e da alimentação saudável.

HORTELÃ, ALECRIM, DENTE DE LEÃO E QUEBRA-PEDRA
Assim como o chá verde, contribuem para o metabolismo linfático. O chá de alecrim ainda auxilia no processo digestivo e tem propriedades antioxidantes.

CASTANHA DA ÍNDIA
Melhora a circulação e diminui edema.

FOLHA DE LARANJEIRA, CAMOMILA, ERVA DOCE E MARACUJÁ
Trazem propriedades calmantes.

ALFAVACA, FUNCHO, ERVA CIDREIRA E ESPINHEIRA SANTA
Auxiliam no tratamento de dores no estômago.

CASCA DE MAÇÃ, BROTO DE GOIABA, CASCA DE ROMÃ, CARVÃO VEGETAL E CARQUEJA
Ajudam no tratamento de diarreia.

Faça seu login para comentar!