Blog dos Bichos

Como cortar as unhas de cachorros em casa?

07/08/2021 08:00 - por Cristiane Vieira da Cunha

Cortar as unhas é um cuidado básico de saúde tanto para nós humanos, quanto para os pets. Isso porque com o tempo pode causar incômodo para a locomoção. Ou ainda deixá-los suscetíveis à uma infecção. Por isso, no post de hoje iremos dar algumas dicas para cortar as unhas de cachorros em casa!

Geralmente, quando levamos nosso cãozinho ao pet shop para um banho, suas unhas acabam sendo cortadas. Mas, dependendo do estilo de vida que o seu pet leva, elas podem crescer rapidamente. Assim, saber como cortar as unhas de cachorros em casa se torna ainda mais importante.

Cachorrinhos que vivem em apartamentos, por exemplo, têm uma frequência de crescimento das unhas maior. Isso porque a superfície dos cômodos são lisas e, com isso, eles não conseguem afiar suas unhas. Já para cães mais ativos, as unhas costumam ser gastas de forma mais natural, com exercícios. A seguir, confira algumas dicas para saber como fazer para cortá-las sem nenhuma complicação:

Faça dessa prática um hábito
O primeiro passo para cortar as unhas de cachorros em casa sem nenhum problema é acostumá-los a isso. Sendo assim, é essencial que se tenha uma frequência, começando ainda quando filhotes. Além disso, lembre-se de não deixá-las muito grandes mantendo-as no tamanho correto. 

O ideal é que se corte as unhas dos pets a cada uma ou duas semanas. E isso dependerá, principalmente, de como é o seu estilo de vida. Isto é, se é mais ativo ou mais caseiro. Como dissemos anteriormente, cães que vivem em apartamentos precisam de um corte mais frequente. Isso também vale para os cachorros idosos.

O momento certo de cortar as unhas
Geralmente, o momento ideal para cortar as unhas do seu amiguinho é quando se escuta elas baterem no chão. Mas, com a prática, você irá acostumar e perceber quando elas estão maiores do que o normal. Vale lembrar ainda que, quanto maiores as unhas, mais próximas as veias ficam de sua extremidade. Por isso, não demore para cortá-las!

Não se esqueça de ter seu kit em mãos!
Cortar as unhas do seu pet em casa implica ter uma série de itens. Por isso, é importante não se esquecer de nenhum deles. Para ser bem sucedido nessa tarefa você vai precisar de: 
•    Alicate para unha de cães;
•    Lixa;
•    Pó hemostático ou amido de milho (no caso de cortar uma veia, servem para estancar o sangue);
•    Petiscos (para manter seu pet distraído e tranquilo durante o processo!).
Agora que você sabe as principais dicas para cortar as unhas do seu amiguinho, pode cumprir essa tarefa sem medo. Com paciência e muito amor, essa atividade de rotina será muito prática e nada trabalhosa.

Faça seu login para comentar!