Cheia estabiliza no Rio Jacuí

O Rio Jacuí estava 3,75 metros acima do normal no fim da tarde de ontem, o mesmo nível registrado na segunda-feira em Cachoeira do Sul. No entanto, a Defesa Civil permanece em alerta, pois existe chance do rio voltar a encher devido ao grande volume de chuva registrado neste início de semana. No domingo, o nível chegou aos 22 metros, quatro acima do normal na Barragem do Fandango.

A enchente levou a Defesa Civil a remover sete famílias de suas casas no Bairro Cristo Rei, algumas delas hospedadas na residência de parentes e outras levadas para o abrigo no Ginásio da Fenarroz. Os animais das pessoas abrigadas pela Defesa Civil estão sendo mantidos no Sindicato Rural, que cedeu a sua estrutura para os bichos.

BALSA
A balsa usada para a travessia do Rio Jacuí está operando com o horário reduzido no Passo do São Lourenço. As atividades iniciam às 6h e encerram às 19h, cinco horas antes do horário normal, que será retomado assim que o nível do rio baixar.

 

BALANÇO
Os atingidos pela enchente em Cachoeira do Sul

Desalojadas: 2 famílias
Desabrigadas: 5 famílias
Adultos: 20
Crianças 3
Animais: 13
Cachorros: 10
Gatos: 2
Cavalo: 1                    
Fonte: Defesa Civil

 

IMPORTANTE
O atendimento ao público foi retomado ontem na unidade da Estratégia da Saúde da Família (EFS) do Bairro Noêmia. Na segunda-feira, o expediente precisou ser interrompido devido ao alagamento da unidade por causa da chuva. Equipe da manutenção da Secretaria Municipal da Saúde providenciou as melhorias pontuais e um projeto está sendo viabilizado para evitar novos transtornos diante de futuras enxurradas. O posto de saúde funciona das 7h às 12h e das 13h às 16h e o telefone para contato é 3724-6075.

 

Enchente de Cachoeira do Sul vista de cima

O fotógrafo Ernani Marques clicou imagens aéreas sobre o Bairro Cristo Rei, principal ponto atingido até agora pela cheia deste ano do Rio Jacuí. A água invadiu os acessos ao sul de Cachoeira.

\

\

\

\
Cheia do Jacuí: enchente alaga áreas do Bairro Cristo Rei, invadindo os acessos ao sul