Todos os meses devem ser rosa

23/10/2021 00:00

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama, pois quando ele é detectado cedo, a chance de cura se aproxima dos 100%, o que leva a Unicred Centro Oeste a incentivar as mulheres a adotarem os cuidados básicos em Cachoeira do Sul. 
Médico, professor e empresário, o presidente da Unicred Ponto Capital, Flávio Cabreira Jobim, alerta que, quando a doença não é detectada no primeiro estágio e o câncer torna-se loco-regional, ou seja, atinge também os linfonodos, a chance de cura reduz para cerca de 80%. Já se a doença espalha para mais locais do corpo, a chance de as mulheres obterem a cura e estarem vivas entre cinco e 10 anos cai para 25%.
Com experiência em oncologia, ginecologia e mastologia, Jobim destaca que o câncer de mama é uma doença altamente incidente nas mulheres, correspondendo a 30% dos tumores que mais as atingem. No Brasil, as estatísticas apontam que mais de 66 mil casos novos serão diagnosticados neste ano. Por isso, ele recomenda que as mulheres estejam sempre atentas.
Jobim enfatiza que a legislação autoriza trabalhadores a se ausentarem uma vez por ano do serviço para fazerem exames de prevenção ao câncer. “Quanto mais se protela, menor a chance de cura. A doença e curável, o diagnóstico tem que ser precoce e Outubro Rosa é todos os meses do ano. Não deixem para fazer seus exames só em outubro”, orienta Jobim. Os principais sintomas são sinais de nódulos e retrações do mamilo e da pele. A dor é um sintoma mais raro, mas também pode ser um sinal. Também é preciso ficar atento à coceira recorrente na região posterior do mamilo.

COMO FAZER O AUTOEXAME
- A recomendação é realizar o autoexame na semana seguinte após o término da menstruação, pois no período menstrual é normal que ocorram alterações fisiológicas nas mamas.
- A dica é realizá-lo durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.
- A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados, em movimentos circulares, em toda a mama e de cima para baixo.
- Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.
- É importante também palpar a axila.

\
Escolha cooperar. Escolha Unicred.
Acesse nossas redes sociais
@unicredpontocapital e 
Site: www.unicred.com.br/pontocapital
WhatsApp (51) 9-9665-9713
Telefone (51) 3722-2050
Endereço: Rua Major Ourique, 1270

Faça seu login para comentar!
31/01/2024 11:04

Maior evento de comunicação política e institucional do País chega ao RS

Primeira edição do Compol Rio Grande do Sul será realizada em março de 2024, no Instituto Ling, na Capital

02/01/2024 11:32

Eles largaram 10 anos de CLT e hoje faturam mais de 20 mil por mês, e ainda ensinam pessoas a fazerem o mesmo

No Instagram @ocasalvisionario eles dão dicas de como iniciar no mercado digital e comprovam os resultados obtidos no mercado

02/12/2023 00:00

Homem de mérito

Silomar Garcia recebeu a maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa