Junto com a Amicus, grupo deve assinar convênio com a Prefeitura ainda esta semana
Grupo de voluntários quer a restauração da Estação Ferroviária de Ferreira
Patrimônio cultural
Com mais de 130 anos, a Estação Ferroviária de Ferreira guarda uma importante parte do passado da cidade. Inaugurada em outubro de 1885, no distrito de Ferreira, foram anos de chegadas e partidas que ficaram registradas nas paredes da estação, mas que com o passar do tempo foram sendo gradativamente apagadas.
Para não deixar que as lembranças fossem totalmente esquecidas, um grupo de voluntários cachoeirenses busca formas de restaurar, preservar e manter o passado vivo na lembrança da comunidade local.
“Nós temos uma ligação muito forte com a ferrovia, foi um fator importantíssimo para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou Osni Schroeder, presidente da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura (Amicus) e um dos principais líderes do grupo de voluntários empenhados em guardar a história da antiga estação.
De acordo com ele, é importante que a população lute pela preservação dos prédios. “O trem passava dentro da cidade e, infelizmente, o prédio da estação foi demolido. A cidade até apoiou a demolição para que fosse construída a praça (Praça de Honorato Souza Santos) na década de 70. E agora a população está de novo de costas para a Estação de Ferreira, que está lá abandonada, sendo saqueada”.
Schroeder destacou que a documentação está pronta e o convênio com a Prefeitura, para a restauração do local, poderá ser assinado nesta semana. A partir da assinatura e, então, da formalização do contrato o grupo já começa a trabalhar na Estação.
“Não podemos renegar nosso passado. Tivemos uma ligação muito grande com a ferrovia e o distrito de Ferreira teve ainda mais, então nós precisamos preservar isso", alertou ele.
Ponte de Pedra e Paço Municipal
O mesmo grupo de voluntários já participou da restauração de outros pontos históricos de Cachoeira do Sul, como a restauração do Paço Municipal e a recuperação da Ponte de Pedra. "O Paço Municipal estava há 10 anos interditado e nós conseguimos movimentar. Até o fim do ano ele estará restaurado", afirmou Schroeder. Com isto feito, o foco das atividades e o esforço serão destinados para a Estação Ferroviária de Ferreira.
Encontrou algum erro? Informe aqui
ESTAÇÃO FÉRREA DE FERREIRA
Jose Lorenzo Saldanha em 25/04/2016 às 15h05Realmente seria um pouco de alívio para Cachoeira em restaurar a velha Estação, já que àquela demolida na década de 70 fora construída pelos Belgas e uma das primeiras estações férreas de ALVENARIA inauguradas na malha sul que ligava a Capital com Uruguaiana. Foi apagar o passado àquela destruição. Quem sabe com a restauração desta outra possamos nos perdoar um pouco.
Serviço de capina foi retomado com nova empresa
Cidade estava sem empresa terceirizada há quatro meses
Representantes da Smed conhecem funcionamento da estação de tratamento de água da Corsan
Gerente da Corsan coordenou iniciativa que visa aproximar comunidade da empresa
JP e GVC no clima de Natal
Veículos vão incentivar a elaboração de vitrinas temáticas em Cachoeira
Piracema restringe a pesca
110 pescadores registrados que receberão o seguro defeso
Problema técnico impede candidatos de acessar prova do Sest/Senat em Cachoeira
Segundo representante da entidade, os candidatos serão informados por e-mail de novo dia e horário das provas.
Prefeitura faz operação tapa-buracos na Saldanha Marinho
Uma semana depois de o JP registrar a buraqueira da via no Centro, pasta de Infraestrutura iniciou trabalho
Rede rompe e causa falta de água no Bairro Fátima
Equipe da Corsan faz o conserto na Rua São Rafael
Procura menor por vaga em creche municipal
Baixa nas inscrições foi de 8%
Juiz leva cidadania às escolas
Programa envolve 150 estudantes
