PANDEMIA acabou

Covid-19 já está dominada

23/09/2022 00:01 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

Números de novos casos em Cachoeira só cai, e pacientes apresentam sintomas leves, tratáveis em casa

Pela quarta semana consecutiva, a curva móvel de novos casos de covid-19 em Cachoeira do Sul registrou queda e chegou a um dos menores indicadores desde o início da pandemia, em março de 2020. Entre quinta-feira da semana passada e essa quarta-feira, foram sete diagnósticos positivos para a infecção por coronavírus, contra 16 no período anterior. A baixa foi de 56,25%. 

Há cerca de 20 dias, nenhum paciente é internado no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) em ala de isolamento para infectados por coronavírus. A última morte em decorrência da covid-19 em paciente de Cachoeira ocorreu em 23 de julho. Foi a 244ª registrada no município. São sinais de que a pandemia está chegando ao fim.

Tendo como medida preventiva ainda em vigor somente o uso obrigatório de máscara facial em clínicas de saúde e hospital, a covid-19 deixou de ser uma doença assustadora em Cachoeira do Sul. Prefeitura e HCB, desde o começo de agosto, deixaram de publicar informações diárias sobre covid-19, optando por balanços semanais. 
Quando a pandemia se agravou, no inverno do ano passado, o HCB passou por semanas delicadas por falta de vagas para atender os pacientes em estado grave. Nesta época, infectados pelo coronavírus de Cachoeira tiveram de ser internados em outras cidades. 

CONTAMINAÇÃO SEM CONSEQUÊNCIAS
As decisões da Prefeitura e do HCB relacionadas à covid-19 têm por base a queda e a menor gravidade dos casos, a maioria absoluta deles tratados em casa, como um resfriado, o que se deve especialmente à vacinação contra o coronavírus, que não eliminou a contaminação, mas reduziu as consequências graves da doença. O mesmo aconteceu com a gripe H1N1, que teve os primeiros casos diagnosticados em 2009, fez vítimas fatais, mas, com a vacinação anual, acabou tornando-se praticamente um resfriado, com efeitos leves e tratáveis em domicílio.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
29/06/2026 18:31

Aula gratuita

Amicus promove aula aberta de música na Casa de Cultura

Evento será realizado em 3 de julho

29/06/2026 18:19

TRÂNSITO

Fluxo é intenso na Ponte do Fandango

Obra segue para acabamentos, mas qualquer veículo pode passar

29/06/2026 10:58

Novos calouros

Sisu+ preenche todas as 38 vagas ofertadas na UFSM/Cachoeira

Candidatos selecionados devem confirmar a matrícula até esta segunda-feira. Confira o nome dos selecionados

29/06/2026 10:20

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Morador da Ferreira atingido por enchentes terá sua história contada em documentário

Jorge Colbeich construiu casa elevada para escapar das cheias e será protagonista da produção de cineastas cachoeirenses

28/06/2026 07:34

Promessa cumprida

Está liberado o trânsito na Ponte do Fandango

Não há restrição de carga

27/06/2026 00:06

R$ 54 MIL

Corsan liga redes e melhora para 4 bairros

Oliveira, Quinta, São José e Santa Helena interligados

27/06/2026 00:02

APÓS A REFORMA

Ponte do Fandango sem restrição

Dnit aponta que carretas com qualquer peso podem passar pela ponte

27/06/2026 00:00

ESPIÃO NA INTERNET

34 leilões agendados em Cachoeira

Plataformas garimpam oportunidades

27/06/2026 00:00

PRIMEIROS ATENDIMENTOS

Sest Senat já recebe a comunidade

27/06/2026 00:00

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

35 anos do Projeto Verde é Vida

Cerca de 40 escolas de Cachoeira participam do programa

26/06/2026 16:03

TRADICIONALISMO

CTG Lanceiros do Sul celebra 66 anos com festa neste sábado

Jantar terá costelão e baile será com o grupo Mate Gaúcho

26/06/2026 12:06

UFSM/Cachoeira promove vacinação contra gripe e Covid na próxima quarta-feira

Vacinação será aberta ao público