PATRIMÔNIO

Ryan denuncia abandono da Casa de Cultura

18/11/2025 00:00 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Parlamentar denunciou falta de conservação da sala da antiga Biblioteca Infantil

Antiga seção infantil da Biblioteca virou almoxarifado, denuncia vereador Ryan Rosa

A Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha entrou em pauta na sessão de ontem da Câmara Municipal. O vereador Ryan Rosa (PT) apresentou uma série de denúncias sobre a falta de manutenção do local, que é tombado pelo Município como patrimônio histórico-cultural.

A denúncia do petista na tribuna dessa vez foi em relação ao estado de conservação no qual se encontra o subsolo do prédio, onde anteriormente funcionava a seção infantil da Biblioteca Pública Municipal João Minssen.

O vereador apresentou no telão da Câmara imagens recebidas de um usuário da Biblioteca que, ao procurar a seção infantil, desceu o lance de escadas até o subsolo para conhecer o acervo, e deparou-se com milhares de livros jogados, sem catalogação e sofrendo com deterioração, pois o espaço é escuro, tem pouco ventilação e muita umidade.

DEPÓSITO DE MATERIAL

Além disso, o porão da Casa de Cultura virou depósito de material de informática pertencente ao Poder Executivo, como monitores, teclados, gabinetes de computadores, impressoras e até um forno micro-ondas. O ambiente é insalubre e, ainda que tenha um portão de ferro que impede a entrada de pessoas que não trabalham no local, estava aberto no dia da visita.

“Estão deixando de zelar por um prédio que conta a história do município e que, não somente no subsolo, possui outros tantos problemas de infraestrutura, colocando em risco a saúde e integridade física dos frequentadores e dos trabalhadores do local”, indignou-se o vereador.

ATENÇÃO

Ryan Rosa (PT) havia pedido informação em relação ao PPCI do imóvel da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha este ano. Depois deste encaminhamento, a Secretaria Municipal de Cultura providenciou a troca das cargas de extintores, colocada a sinalização de emergência e brigadistas acompanham os eventos que acontecem no local, sejam da Prefeitura ou qualquer outra entidade.

O PORÃO

O que os vereadores viram

- O subsolo da Casa de Cultura conta com uma cozinha desativada e eletrodomésticos sucatados.

- No local, estão armazenados documentos importantes que contam a história da cidade, como antigos estatutos e atas de reuniões da extinta Liga Carnavalesca Cachoeirense que, no entendimento do parlamentar, deveriam estar no Museu Municipal, e não sofrendo com o descaso no porão da Casa de Cultura. Segundo entende, são documentos que contam a história da cultura de nossa cidade e não poderiam ficar atirados em qualquer canto.

- Ainda que seja fechado ao público, o subsolo oferece muitos riscos para quem trabalha na Casa de Cultura onde, além da Biblioteca, também funciona o Atelier Livre Municipal. Há problemas de eletricidade, com fiação exposta o que pode causar riscos.

- Existem problemas hidráulicos, como goteiras e vazamentos, além dos vidros quebrados em algumas janelas e os extintores de incêndio com a carga vencida.

- A seção infantil da Biblioteca, que antigamente era acessada pela 7 de Setembro, através de um corredor lateral, já foi utilizado como sede de Conselhos Municipais. Hoje, em total abandono, tem como única utilidade servir como almoxarifado da Secretaria Municipal de Cultura, com itens que, de acordo com o vereador, inclusive estão sofrendo com o ambiente insalubre, e como depósito das roupas comercializadas pelas voluntárias da Lojinha do HCB, que funciona no mesmo prédio, e que possuem cópias das chaves para acessarem o local pela lateral.

Uma pergunta

A seção infantil da Biblioteca Pública não existe mais?

Ela segue existindo. Funciona em uma pequena sala no primeiro piso do prédio, com acervo limitado, ao final do corredor de entrada principal da casa, e eventualmente recebe alunos de escolas para a Hora do Conto.

IMPORTANTE

Além da denúncia sobre a situação da parte inferior da Casa de Cultura, Ryan cobrou a contratação de um bibliotecário, já que a Biblioteca não possui esse tipo de profissional e, pelas leis federais, sequer poderia estar atendendo ao público sem um profissional capacitado na área.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
18/11/2025 00:04

Talento artístico

Petrus Mello é premiado no violão em rodeio nacional em Guaíba

Cachoeirense ficou em terceiro lugar no CTG Gomes Jardim

18/11/2025 00:00

Mortes

18/11/2025 00:00

MARIA DA PENHA

Suspeito de violência doméstica é preso

18/11/2025 00:00

JUSTIÇA

Cancelado o júri de crime de 2017

18/11/2025 00:00

CAMPEÃO

Gineteada teve show de Arce

Ginete renomado no continente venceu três aporreados em Cachoeira

18/11/2025 00:00

CONCURSO

19 no Mais Bela Negra Estudantil

As provas ocorrem nesta quarta, na Escola Dora Abreu.

17/11/2025 16:29

FALECIMENTOS

Obituário

17/11/2025 00:04

EDITAL DA PREFEITURA

4 entidades vão dividir dinheiro para o Carnaval

Veterana e Preto tiveram recursos aceitos. Vila e Aldeanos já tinham passado

17/11/2025 00:03

Vandalismo sem vigilância

Bar América e Bonifácio abandonados

17/11/2025 00:00

Mortes

16/11/2025 15:36

SOLIDARIEDADE

Maria Eduarda ainda aguarda por doações para celebrar o aniversário

Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99531-9589

16/11/2025 13:36

FALECIMENTOS

Obituário