EQUIPE SELECIONADA
Shopping chinês da Júlio
Bazar Shop terá produtos para mulheres, eletrônicos e utilidades
O novo shooping chinês de Cachoeira do Sul que vai funcionar na Rua Júlio de Castilhos já selecionou a equipe de funcionárias que vai atuar no empreendimento. São 12 profissionais que já atuam na organização do espaço e quando a loja abrir as portas dentro de 40 dias, o número deve chegar a 15.
Como o responsável pela loja, Lucas Chen, a loja se chamará Bazar Shop e irá comercializar uma variada linha de produtos importados, com foco em artigos femininos, como brincos, joias e bolsas, além de artigos masculinos, eletrônicos e utilidades. Ele contou que têm diversos familiares radicados no Brasil que atuam no setor comercial no estado de São Paulo.
“Quando vim para o Brasil, comecei a morar lá”, relata ele, que fala português de forma fluente. Segundo Chen, muitos produtos comercializados pelos familiares em São Paulo chegam ao Brasil de contêiner, importados de outros países. Questionado se eles vêm da China, disse que não, fazendo um sinal com a mão para indicar que a tributação para importar de seu país é muito alta. “Temos comércios de eletrônicos, roupas, tênis, entre outros”, comentou.
FIXAR RESIDÊNCIAS
Chen comentou que antes de vir para Cachoeira, estava encarregado de uma loja na cidade de Cocal do Sul, em Santa Catarina. “Era uma cidade pequena. Aqui temos boa expectativa pelo tamanho da população”, disse, se referindo aos cerca de 80 mil habitantes do município. Lucas, que tem 36 anos e é solteiro, disse que pretende fixar residência em Cachoeira, mas preferiu não esclarecer se o empreendimento é de familiares ou de um sócio.
ATENÇÃO
O empreendimento chinês ficará no prédio que pertenceu às Lojas Americanas, que encerrou as atividades em Cachoeira neste ano.
PARA ENTENDER MELHOR
De onde vem os chineses
MIGRAÇÃO
A migração chinesa para o Brasil começou no século XIX com a chegada de trabalhadores para o plantio de chá, mas se intensificou a partir dos anos 1950 devido a conflitos na China e cresceu significativamente após a abertura econômica chinesa nos anos 1980.
COMÉRCIO
Hoje, estima-se que cerca de 300 mil chineses e descendentes vivem no país, com a maioria concentrada em São Paulo, atuando principalmente no comércio e, mais recentemente, em empresas multinacionais chinesas no setor de tecnologia e infraestrutura.
CACHOEIRA
Os primeiros empreendedores chineses chegaram há cerca de nove anos à cidade, com a Pastelaria Sortudo.
IMPORTANTE
O Bazar Shop será o sétimo empreendimento chinês na cidade. São cinco lojas de produtos variados importados e uma pastelaria.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Cachoeira dá show em Canguçu
Cabanha São Jorge repete vitórias já obtidas em Cachoeira e Caçapava
Casa de Acolhimento quer amigos
Campanha busca apoio da comunidade
UFSM/Cachoeira apresenta sua nova estação meteorológica nesta terça-feira
O equipamento realiza medições automáticas das condições atuais do tempo
Projeto da Horta Comunitária do CRAS foi apresentado no 11º Siepex
Iniciativa surgiu após as enchentes de 2024 e conta com o apoio de professores e estudantes de Agronomia da UERGS
GTM da UFSM/Cachoeira é referência em pesquisa agrícola
Grupo está participando da maior competição internacional de Engenharia Agrícola
Feira do Descarte no Passo do Seringa será quarta e quinta-feira
A Feira acontecerá no Salão Santo Antônio, das 9h às 12h e das 13h às 16h30min
Par do CTG Os Gaudérios é vice na dança em Encantado
Joana Lopes e Christofer Machado concorreram com 15 pares
UFSM avança em inovação agrícola
Cachoeira é destaque na maior competição estudantil de Engenharia Agrícola do mundo