Contrato com o engenheiro cachoeirense que é considerado referência no assunto está em fase de finalização

Ghignatti escala Chulipa para comandar atualização do IPTU

20/07/2017 17:28

PLANTA DE VALORES GENÉRICOS

"há regiões que crescem mais do que outras"

O prefeito Sérgio Ghignatti determinou a contratação do engenheiro civil cachoeirense Luis Fernando Chulipa Möller pelo prazo de seis meses para assessorar o projeto de atualização da planta de valores genéricos do município, que é uma relação que fixa o valor médio dos terrenos em cada uma das quadras da cidade. A planta de valores genéricos é o que fundamenta a base de cálculo para cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em razão da especialização do conhecimento o caso é de inexigibilidade de licitação.

De acordo com o prefeito é importante que alguém com credibilidade esteja à frente do processo, que culminará com o envio de um projeto de lei para a Câmara de Vereadores. “O Chulipa é uma autoridade nesse assunto, e com certeza é a pessoa indicada para nos dar assessorias e dar todas as respostas que os vereadores precisam para entender a importância desse projeto para Cachoeira do Sul”, avalia Sérgio Ghignatti.

Chulipa Möller é doutor em engenharia, sendo considerado uma das maiores autoridades no país quando o assunto é cadastro imobiliário e planta de valores genéricos. Ele é presta assessoria para diversos outros municípios brasileiros, como o município vizinho de Santa Cruz do Sul, e leciona em cursos de pós-graduação, simpósios e conferências em todo Brasil. Chulipa tem um livro intitulado Planta de Valores Genéricos publicada pela editora Sagra DC Luzzato, que é uma das obras mais requisitadas nesta área.

CIDADE NÃO É TÁBUA

O engenheiro cachoeirense defende que a atualização da planta de valores genéricos é necessária devido ao crescimento desigual dos sítios urbanos. “Para começar o nome já está errado. O correto deveria ser planta de valores genéricos, pois os valores é que são genéricos e não a planta. Essa atualização é fundamental, porque a cidade não é uma tábua, há regiões que crescem mais do que outras. Não necessariamente aumenta o tributo, mas atualiza pelo percentual correto do valor venal dos imóveis, fazendo assim justiça tributária”, explica Chulipa.

Segundo GG, a meta é equilibrar os valores onde existe disparidade com o preço real de mercado, sem sacrificar a população com aumento geral de valores. “É uma questão simples, temos que atualizar pois a lei não é atualizada há muito tempo. Existem terrenos em áreas nobres que pagam o mesmo valor de IPTU que nas vilas. Queremos apenas distorções de valor, para investir o dinheiro em serviços para a população”, reforça o prefeito. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Dr. Chulipa

Elvira De Lourdes Freitas Pereira em 25/07/2017 às 08h55

Porto alegre e cidades vizinhas crescem sem assaltar o povo. O Asfaltamento não e cobrado da população. é feita com o dinheiros dos impostos. Aqui arrecadam imposto e gastam com a ,mídia. Por o JP não trabalha de graça. Vemos mais lero lero no JP do que serviço pre beneficiam os bairros a não ser buracos e lamas.

Imposto!!!

Simone Dietrich Kochenborger Domingos em 25/07/2017 às 08h20

Não aguento mais pagar imposto neste país! Por que não buscam uma solução federal... estadual... brigar para que o que pagamos venha parar nas cidades... onde moram as pessoas!!!! Cachoeira do Sul é virada em carro... imagino quanto de IPVA circula aqui? Poxa!! Tenham dó! Sou de acordo que diminuam onde a infraestrutura não seja tão boa quanto nos ditos lugares nobres! Mas duvido que a prefeitura vá diminuir a arrecadação! O prefeito precisa ver que 4 anos passa rápido... depois ele sai e fica este imposto que diga-se de passagem ... vale só o lixo que entes era diário e hoje em dia nem isto é mais! Poxa... não existe nenhum tipo de isenção...para idosos, deficientes... nada!!! Só querem cobrar... cobrar... solução e incentivo que é bom... nada! País dos impostos!!! Imperialismo????

Com certesa

Elvira De Lourdes Freitas Pereira em 25/07/2017 às 08h17

Chulipa na hora de fazer o levantamento vai levar em conta o serviço desempenhados pela prefeitura que não faz nada pela cidade e fica e quer tirar dinheiro do povo. Fala sério. Exploração tem limite.

IMPOSTOS

Adriano Bitencourt Chaves em 21/07/2017 às 14h52

O nome disso é fúria arrecadatoria, não é de hoje que o GG quer um aumento de impostos de maneira significativa e vê no IPTU uma oportunidade. A única forma dos populistas fazerem alguma coisa é tomar dinheiro da população, com alguma desculpa de interesse social, apontando as desigualdades, mas no final e apenas dinheiro, talvez para custear a UPA. Por incapacidade e desinteresse, deviam investir no crescimento económico, veem nos aumentos de impostos uma solução, Cachoeira do sul não merece administração tão míope...

05/11/2025 00:00

EM CACHOEIRA

Piracema restringe a pesca

110 pescadores registrados que receberão o seguro defeso

05/11/2025 00:00

HAVERÁ NOVAS DATAS E HORÁRIOS

Candidatos não puderam acessar prova do Sest/Senat

04/11/2025 18:54

PREVIDÊNCIA EM DEBATE

Balardin ignora sindicatos e cria Fórum do Faps com a Cacisc

Siprom lamenta decisão e diz que governo jamais quis o diálogo

04/11/2025 00:04

AUXILIO FEDERAL

Menos Bolsa Família em Cachoeira

Baixa de 6,8% e 478 eliminados

04/11/2025 00:00

CONSTRANGIMENTO

Balardin tranca pauta da Câmara

Não havia projeto para votar

03/11/2025 00:05

ENCONTRO EM PORTO ALEGRE

Movimento por Uergs maior prepara agenda

Conversa será com vice-governador

03/11/2025 00:02

R$ 101 MIL EM MATERIAL

Receita Federal doou apreensões à Prefeitura

31/10/2025 13:52

NOVEMBRO NEGRO

Enfermeira Patricia Fagundes e professor Paulo Ricardo Félix são os negros do ano

Homenagem é tradicional na Câmara de Vereadores

31/10/2025 00:05

DECISÃO ANULADA

Balardin volta atrás no vale-alimentação

Governo foi precipitado

30/10/2025 17:10

Legislativo

Câmara de Vereadores vai comprar carro novo

GM Zafira de 2007 está com alta quilometragem e dando gasto elevado com manutenção, justifica presidente