Ele usou sala e mobílias antigas, que hoje pertencem ao Museu

Ghignatti reviveu a era da intendência no Paço Municipal

08/08/2017 15:32 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

AULA DE HISTÓRIA

Foi da sala chamada de Gabinete do Intendente do recém restaurado Paço Municipal que o prefeito Sergio Ghignatti atendeu a comunidade na manhã desta terça-feira e onde destacou que estava encantado com a história a que o local remete.

A sala é uma das dependências do Museu Municipal Edyr Lima, que foi transferido para o prédio do Paço na semana passada. GG decidiu atender o povo no Gabinete do Intendente uma vez por mês, ação projetada para incentivar a comunidade a visitar a repartição.

O própria sala em que o prefeito recebeu cidadão na manhã de ontem já é uma visita ao Museu. O espaço preserva não somente a edificação, mas a mobília da época em foi Gabinete da Intendência, de 1892 até 1930, quando de intendente passou a ser chamado de prefeito.

Foi da mesma sala, mesa e cadeira usados por GG ontem que o intendente de Cachoeira do Sul na década de 20, Aníbal Loureiro, assinou os documentos para a construção do primeiro reservatório de água de Cachoeira do Sul, que foi feito no Bairro Aldeia.

GG atende o povo, por ordem de chegada, sempre nas manhã de terça-feira, mas no Gabinete da Intendência ele receberá a comunidade somente na primeira terça-feira de cada mês. Nas demais terças o expediente seguirá em seu gabinete, ao lado do prédio do Paço Municipal e de onde ele despacha diariamente.

O vice-prefeito Cleber Cardoso e acompanhou GG na recepção e foi quem convidou os cidadãos a conhecerem o Museu. Ele serviu até de guia para alguns dos visitantes da repartição, caso do empresário Antônio Roberto Rosa.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Gabinete

Ione Sanmartin Carlos em 08/08/2017 às 19h51

A Intendência realmente é de 1892 a 1930. Já o Gabinete da Intendência e seus móveis é da década de 20 do século passado.A foto mais antiga que conheço está no álbum do Centenário da Independência de B Camozatto, 1922..E não é quase um milagre ter -se conseguido recuperar a beleza desta porta e de todos ornamentos da sala? Sugiro pontedepedra.blogspot.com.br. Conta muita história do magnífico Paço.

12/05/2026 11:58

Inauguração

Terceira etapa da Rua Coberta deve ser inaugurada em 12 de junho

Rua passará a contar com sinalização e faixas de pedestres

12/05/2026 09:15

Caos no transporte

Bairro Noêmia ficou sem ônibus nesta terça-feira em Cachoeira do Sul

Na segunda-feira, UFSM e Fátima também foram desassistidos

12/05/2026 00:00

OBRAS NA HONORATO

Remoção de árvore

12/05/2026 00:00

CASO DE POLÍCIA

Marlon Santos denuncia mulher por perseguição

12/05/2026 00:00

CACHOEIRA FASHION

Mundo fit entra na moda

Peças confortáveis e modernas para a prática de atividades físicas

11/05/2026 16:15

CONSCIENTIZAÇÃO

Saúde fará blitz para prevenção de ISTs

Ação será no dia 23, na Júlio de Castilhos

11/05/2026 16:02

RUA COBERTA

Prefeitura inicia remoção de árvore para alargamento da Francisco Gama

Alargamento visa melhorar escoamento do trânsito

11/05/2026 15:16

Após chuvarada

Rio Jacuí baixa e fica perto do nível normal em Cachoeira do Sul

Quando cota está normal balsa navega com mais segurança

11/05/2026 13:59

VACINAÇÃO

Mais 637 doses aplicadas neste sábado

Equipes da saúde realizaram roteiros domiciliares e mutirões em três unidades de saúde

11/05/2026 11:04

SEM FERIMENTOS

Mulher é mordida por cão de rua na Sete de Setembro

Prefeitura foi acionada, mas não recolheu os animais

11/05/2026 08:35

SENSAÇÃO DE 3 GRAUS

Cachoeira do Sul registrou 6 graus nesta segunda-feira

Primeira onda de frio intenso diminuiu as temperaturas em todo o estado

09/05/2026 00:06

VENDAVAL

Temporal desaloja 9 e deixa estragos

Ventos chegaram a 75 quilômetros por hora, segundo a estação meteorológica do Inmet