Jurídica do Município orienta fiscalização para não multar em casos específicos
Mães barradas em mercados porque bebês não ficam de máscara
Pandemia Covid-19
Pelo menos duas mães foram barradas em supermercados de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira porque seus bebês não estavam utilizando máscaras para se proteger do coronavírus. O decreto do prefeito Sergio Ghignatti impede que qualquer pessoa sem o acessório adentre o comércio no município.
Uma dessas mães, a arte-finalista Flávia da Silva, moradora do Bairro Noêmia, relatou ter sido barrada em um mercado no Centro da cidade porque seu filho não estava utilizando o acessório.
“Ele tem apenas um ano e dois meses e crianças muito pequenas não param com a máscara. Além de mim, outra mãe também não pôde entrar. E não tenho com quem deixar meu filho”, relatou Flávia. A Prefeitura de Cachoeira do Sul decidiu instruir a fiscalização para que não multe estabelecimentos em casos que mães estejam com crianças pequenas sem máscaras.
Apesar da orientação, a diretora da Jurídica, Juliana Flores, orienta que o ideal é que os pais evitem sair com seus filhos no comércio. “Nós solicitamos que aqueles que podem, que deixem seus filhos em casa especialmente porque as crianças são vetores e podem acabar levando o vírus para dentro das casas e para alguém dos grupos de risco”, pediu a advogada. Por enquanto, a Prefeitura não vai abrir uma brecha no decreto que regra a utilização das máscaras para crianças.
AUTISTAS
Segundo a diretora da Jurídica, a fiscalização do Município já havia sido orientada a comunicar ao comércio que crianças autistas seriam autorizadas a não precisar da máscara desde que as mães ou familiares estejam com o atestado médico e apresentem aos lojistas. Os autistas têm dificuldade de interação social e mães relataram à Prefeitura que eles não utilizam o utensílio.
IMPORTANTE
Em todos estabelecimentos de Cachoeira, é obrigatório o uso de máscaras, inclusive no transporte público e privado. Caso um cliente ingresse em qualquer loja, mercado ou ônibus sem máscara, a fiscalização tem permissão para autuar, já que o decreto prevê a obrigatoriedade do item como forma de evitar a disseminação do coronavírus, que causa a doença covid-19.
UMA PERGUNTA
Então, crianças pequenas estão dispensadas do uso de máscara?
Não. Inclusive a recomendação aos pais é que evitem sair às compras com as crianças, tendo em vista que elas podem ser infectadas e transmitir o vírus. A Prefeitura orientou, no entanto, a fiscalização para que estabelecimentos que tiverem casos de crianças pequenas sem máscaras não sejam multados.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Vereador perde paciência com o prefeito
Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar
Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm
Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h
Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo
Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença
Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul
Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal
Independente está de volta
Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco
O que falta para a segunda balsa?
Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições
UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS
Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga
Rede municipal terá jornada pedagógica
Evento inicia segunda-feira
Mais casamento que separação
Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira
Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde
Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários
Conselho de Saúde denuncia perseguição e revela condições dos postos de saúde
Presidente do órgão afirma ter sido impedido de realizar horas extras
