Jurídica do Município orienta fiscalização para não multar em casos específicos

Mães barradas em mercados porque bebês não ficam de máscara

22/04/2020 17:51 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Pandemia Covid-19

barrada em mercado porque filho não fica com a máscara

Pelo menos duas mães foram barradas em supermercados de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira porque seus bebês não estavam utilizando máscaras para se proteger do coronavírus. O decreto do prefeito Sergio Ghignatti impede que qualquer pessoa sem o acessório adentre o comércio no município.

Uma dessas mães, a arte-finalista Flávia da Silva, moradora do Bairro Noêmia, relatou ter sido barrada em um mercado no Centro da cidade porque seu filho não estava utilizando o acessório.

“Ele tem apenas um ano e dois meses e crianças muito pequenas não param com a máscara. Além de mim, outra mãe também não pôde entrar. E não tenho com quem deixar meu filho”, relatou Flávia. A Prefeitura de Cachoeira do Sul decidiu instruir a fiscalização para que não multe estabelecimentos em casos que mães estejam com crianças pequenas sem máscaras.

Apesar da orientação, a diretora da Jurídica, Juliana Flores, orienta que o ideal é que os pais evitem sair com seus filhos no comércio. “Nós solicitamos que aqueles que podem, que deixem seus filhos em casa especialmente porque as crianças são vetores e podem acabar levando o vírus para dentro das casas e para alguém dos grupos de risco”, pediu a advogada. Por enquanto, a Prefeitura não vai abrir uma brecha no decreto que regra a utilização das máscaras para crianças.

AUTISTAS

Segundo a diretora da Jurídica, a fiscalização do Município já havia sido orientada a comunicar ao comércio que crianças autistas seriam autorizadas a não precisar da máscara desde que as mães ou familiares estejam com o atestado médico e apresentem aos lojistas. Os autistas têm dificuldade de interação social e mães relataram à Prefeitura que eles não utilizam o utensílio.

IMPORTANTE

Em todos estabelecimentos de Cachoeira, é obrigatório o uso de máscaras, inclusive no transporte público e privado. Caso um cliente ingresse em qualquer loja, mercado ou ônibus sem máscara, a fiscalização tem permissão para autuar, já que o decreto prevê a obrigatoriedade do item como forma de evitar a disseminação do coronavírus, que causa a doença covid-19.

UMA PERGUNTA

Então, crianças pequenas estão dispensadas do uso de máscara?

Não. Inclusive a recomendação aos pais é que evitem sair às compras com as crianças, tendo em vista que elas podem ser infectadas e transmitir o vírus. A Prefeitura orientou, no entanto, a fiscalização para que estabelecimentos que tiverem casos de crianças pequenas sem máscaras não sejam multados.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Palhaçada

Juliano Amaral Pereira em 23/04/2020 às 13h27

Palhaçada

12/08/2026 18:05

Cinema

Amanhecer 1 e 2 voltam ao Cine Via Sete

Final da franquia Crepúsculo terá preços promocionais

12/08/2026 16:54

BAIRRO NOBRE

Garden Soares se prepara para decolar

Condomínio tem oito projetos aprovados para a construção de casas

12/08/2026 15:03

CULTURA

Crianças preparam a pré-estreia no CTG Estância do Chimarrão

Apresentação será durante almoço marcado para domingo, no Passo do Moura

12/08/2026 12:00

TESTE DE MOTORISTA

Ônibus da Expresso Presidente circula para testes em Cachoeira

Empresa vai substituir a TNSG

12/08/2026 00:05

2026 ATÉ AGORA

Empregos foram para os jovens

Faixa de 18 a 24 anos ganhou 141 vagas

12/08/2026 00:00

NOTA DO IDEB

Cachoeira evolui no ensino médio

11/08/2026 16:53

Rio baixou

Abrigo da enchente está sendo desmontado na Fenarroz

Nesta terça-feira 11 famílias deixaram o local e apenas duas permanecem

11/08/2026 13:49

Nesta quarta

Expresso Presidente faz testes práticos com futuros motoristas

46 profissionais farão parte do processo de seleção

11/08/2026 08:03

Rio Jacuí baixando

Enchente acabou, mas 13 famílias seguem no abrigo na Fenarroz

Nível está 1,65 metro acima do normal na Barragem do Fandango

11/08/2026 00:05

CENSO 2022

Idosos crescem 58% desde 2000 em Cachoeira

Cidade tem 18.863 moradores com 60+

11/08/2026 00:02

TRANSTORNO

TNSG deixou passageiros na mão ontem

Pelo menos dois ônibus não rodaram

10/08/2026 14:57

TRANSPORTE COLETIVO

Ônibus da TNSG deixaram passageiros na mão nesta segunda-feira

Uma passageira chegou ao trabalho com uma hora de atraso, por exemplo