Jurídica do Município orienta fiscalização para não multar em casos específicos
Mães barradas em mercados porque bebês não ficam de máscara
Pandemia Covid-19
Pelo menos duas mães foram barradas em supermercados de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira porque seus bebês não estavam utilizando máscaras para se proteger do coronavírus. O decreto do prefeito Sergio Ghignatti impede que qualquer pessoa sem o acessório adentre o comércio no município.
Uma dessas mães, a arte-finalista Flávia da Silva, moradora do Bairro Noêmia, relatou ter sido barrada em um mercado no Centro da cidade porque seu filho não estava utilizando o acessório.
“Ele tem apenas um ano e dois meses e crianças muito pequenas não param com a máscara. Além de mim, outra mãe também não pôde entrar. E não tenho com quem deixar meu filho”, relatou Flávia. A Prefeitura de Cachoeira do Sul decidiu instruir a fiscalização para que não multe estabelecimentos em casos que mães estejam com crianças pequenas sem máscaras.
Apesar da orientação, a diretora da Jurídica, Juliana Flores, orienta que o ideal é que os pais evitem sair com seus filhos no comércio. “Nós solicitamos que aqueles que podem, que deixem seus filhos em casa especialmente porque as crianças são vetores e podem acabar levando o vírus para dentro das casas e para alguém dos grupos de risco”, pediu a advogada. Por enquanto, a Prefeitura não vai abrir uma brecha no decreto que regra a utilização das máscaras para crianças.
AUTISTAS
Segundo a diretora da Jurídica, a fiscalização do Município já havia sido orientada a comunicar ao comércio que crianças autistas seriam autorizadas a não precisar da máscara desde que as mães ou familiares estejam com o atestado médico e apresentem aos lojistas. Os autistas têm dificuldade de interação social e mães relataram à Prefeitura que eles não utilizam o utensílio.
IMPORTANTE
Em todos estabelecimentos de Cachoeira, é obrigatório o uso de máscaras, inclusive no transporte público e privado. Caso um cliente ingresse em qualquer loja, mercado ou ônibus sem máscara, a fiscalização tem permissão para autuar, já que o decreto prevê a obrigatoriedade do item como forma de evitar a disseminação do coronavírus, que causa a doença covid-19.
UMA PERGUNTA
Então, crianças pequenas estão dispensadas do uso de máscara?
Não. Inclusive a recomendação aos pais é que evitem sair às compras com as crianças, tendo em vista que elas podem ser infectadas e transmitir o vírus. A Prefeitura orientou, no entanto, a fiscalização para que estabelecimentos que tiverem casos de crianças pequenas sem máscaras não sejam multados.
Encontrou algum erro? Informe aqui
8.449 vacinados contra gripe
No sábado tem horário especial
Vem, poeta, mostrar teu talento
Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas recebe inscrições até 23 de junho
Hora de tecer solidariedade
Quadradinhos de Amor está de volta
Médiuns de psicografia em Cachoeira
Palestras e cartas consoladoras agendadas para este sábado e domingo
Investimento de R$ 1,3 milhão em esgoto beneficiará 1,2 mil pessoas
Serão três mil metros de canalização no Bom Retiro e no Barcelos
3º BE Cmb treina com novas embarcações
Unidade recebeu quatro barcos para montagem de pontes
Posse da ATC no aniversário do PL Delfino Carvalho
Jantar-baile será nesta quarta-feira, no CTG Os Gaudérios
Aberta a agenda de eventos do JP
Maior agenda de atividades de Cachoeira tem os leitores como protagonistas
Brotos arrecadam bolsas
Campanha contemplará mães que vivem em situação de pobreza
Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre locais de descarte de recicláveis
Descarte pode ser feito diretamente nas empresas Cocari, Ecocentro e Walle