Jurídica do Município orienta fiscalização para não multar em casos específicos
Mães barradas em mercados porque bebês não ficam de máscara
Pandemia Covid-19
Pelo menos duas mães foram barradas em supermercados de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira porque seus bebês não estavam utilizando máscaras para se proteger do coronavírus. O decreto do prefeito Sergio Ghignatti impede que qualquer pessoa sem o acessório adentre o comércio no município.
Uma dessas mães, a arte-finalista Flávia da Silva, moradora do Bairro Noêmia, relatou ter sido barrada em um mercado no Centro da cidade porque seu filho não estava utilizando o acessório.
“Ele tem apenas um ano e dois meses e crianças muito pequenas não param com a máscara. Além de mim, outra mãe também não pôde entrar. E não tenho com quem deixar meu filho”, relatou Flávia. A Prefeitura de Cachoeira do Sul decidiu instruir a fiscalização para que não multe estabelecimentos em casos que mães estejam com crianças pequenas sem máscaras.
Apesar da orientação, a diretora da Jurídica, Juliana Flores, orienta que o ideal é que os pais evitem sair com seus filhos no comércio. “Nós solicitamos que aqueles que podem, que deixem seus filhos em casa especialmente porque as crianças são vetores e podem acabar levando o vírus para dentro das casas e para alguém dos grupos de risco”, pediu a advogada. Por enquanto, a Prefeitura não vai abrir uma brecha no decreto que regra a utilização das máscaras para crianças.
AUTISTAS
Segundo a diretora da Jurídica, a fiscalização do Município já havia sido orientada a comunicar ao comércio que crianças autistas seriam autorizadas a não precisar da máscara desde que as mães ou familiares estejam com o atestado médico e apresentem aos lojistas. Os autistas têm dificuldade de interação social e mães relataram à Prefeitura que eles não utilizam o utensílio.
IMPORTANTE
Em todos estabelecimentos de Cachoeira, é obrigatório o uso de máscaras, inclusive no transporte público e privado. Caso um cliente ingresse em qualquer loja, mercado ou ônibus sem máscara, a fiscalização tem permissão para autuar, já que o decreto prevê a obrigatoriedade do item como forma de evitar a disseminação do coronavírus, que causa a doença covid-19.
UMA PERGUNTA
Então, crianças pequenas estão dispensadas do uso de máscara?
Não. Inclusive a recomendação aos pais é que evitem sair às compras com as crianças, tendo em vista que elas podem ser infectadas e transmitir o vírus. A Prefeitura orientou, no entanto, a fiscalização para que estabelecimentos que tiverem casos de crianças pequenas sem máscaras não sejam multados.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Chuva e tempo nublado não atrapalharam protesto da Direita
Discursos contra o STF e Lula foram proferidos no protesto deste domingo, em Cachoeira do Sul.
Carreata da Direita reuniu 323 veículos
Protesto foi direcionado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo federal
Chuva alaga pista e Defesa Civil fecha trecho da Marcelo Gama
Galeria obstruída represa a água no Bairro Santa Terezinha
Chuva abre buracos e causa a interdição da Paul Harris
Bloqueio feito pela Defesa Civil visa evitar acidentes
Gauchada debate a tradição
Cachoeira recebe até este sábado o 73º Congresso do MTG
Gauchada debate a tradição em Cachoeira do Sul
Conferência iniciou nesta sexta-feira e segue até sábado
Balsa passa mais tempo ancorada na Rua Moron
Foram 35 dias operação desde maio
Cachoeira vira a casa dos gaúchos
Cidade recebe hoje e amanhã o 73º Congresso Tradicionalista Gaúcho
Prefeitura confirma R$ 40 mil para o CTG Lanceiros do Sul
Recurso será para atividades de duas internadas artísticas