Jurídica do Município orienta fiscalização para não multar em casos específicos
Mães barradas em mercados porque bebês não ficam de máscara
Pandemia Covid-19
Pelo menos duas mães foram barradas em supermercados de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira porque seus bebês não estavam utilizando máscaras para se proteger do coronavírus. O decreto do prefeito Sergio Ghignatti impede que qualquer pessoa sem o acessório adentre o comércio no município.
Uma dessas mães, a arte-finalista Flávia da Silva, moradora do Bairro Noêmia, relatou ter sido barrada em um mercado no Centro da cidade porque seu filho não estava utilizando o acessório.
“Ele tem apenas um ano e dois meses e crianças muito pequenas não param com a máscara. Além de mim, outra mãe também não pôde entrar. E não tenho com quem deixar meu filho”, relatou Flávia. A Prefeitura de Cachoeira do Sul decidiu instruir a fiscalização para que não multe estabelecimentos em casos que mães estejam com crianças pequenas sem máscaras.
Apesar da orientação, a diretora da Jurídica, Juliana Flores, orienta que o ideal é que os pais evitem sair com seus filhos no comércio. “Nós solicitamos que aqueles que podem, que deixem seus filhos em casa especialmente porque as crianças são vetores e podem acabar levando o vírus para dentro das casas e para alguém dos grupos de risco”, pediu a advogada. Por enquanto, a Prefeitura não vai abrir uma brecha no decreto que regra a utilização das máscaras para crianças.
AUTISTAS
Segundo a diretora da Jurídica, a fiscalização do Município já havia sido orientada a comunicar ao comércio que crianças autistas seriam autorizadas a não precisar da máscara desde que as mães ou familiares estejam com o atestado médico e apresentem aos lojistas. Os autistas têm dificuldade de interação social e mães relataram à Prefeitura que eles não utilizam o utensílio.
IMPORTANTE
Em todos estabelecimentos de Cachoeira, é obrigatório o uso de máscaras, inclusive no transporte público e privado. Caso um cliente ingresse em qualquer loja, mercado ou ônibus sem máscara, a fiscalização tem permissão para autuar, já que o decreto prevê a obrigatoriedade do item como forma de evitar a disseminação do coronavírus, que causa a doença covid-19.
UMA PERGUNTA
Então, crianças pequenas estão dispensadas do uso de máscara?
Não. Inclusive a recomendação aos pais é que evitem sair às compras com as crianças, tendo em vista que elas podem ser infectadas e transmitir o vírus. A Prefeitura orientou, no entanto, a fiscalização para que estabelecimentos que tiverem casos de crianças pequenas sem máscaras não sejam multados.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Fraude do INSS em Cachoeira
Valor já foi ressarcido para 1,6 mil segurados
MP abre seleção para estagiário de Direito
Prazo para se cadastrar encerra no dia 8 de janeiro
Temporada de Verão inicia neste domingo na Praia Nova
Salva-vidas começam a atuar no balneário neste sábado; praia contará com cinco banheiros químicos
Cargill conta com lavanderia automatizada para caminhoneiros
Com funcionamento 24h, Lava 10 abriu uma filial na indústria
Uergs teve 37 inscritos para Administração e Agronomia
A lista de classificados será divulgada nesta sexta-feira no site oficial da universidade
Corsan mostra como trata a água em Cachoeira do Sul
Vereadores e agentes da vigilância sanitária acompanharam o processo na ETA
Trupe do Natal animou o comércio cachoeirense
Ação integra celebração pelos 60 anos da CDL
Cachoeira premiada na dança de salão do Fegaes
Cristhofer da Silva Machado e Joana Ferreira Lopes foram campeões da dança de salão
Avatar 3 chega ao Cine Via Sete com duas sessões diárias
Filme dá continuidade à saga dos habitantes de Pandora
Cantata de Natal da Secretaria de Cultura é nesta quinta-feira
Servidores da secretaria de Cultura e do Atelier Livre Municipal se apresentam às 20h30min