Ideia do vereador é transferir espaço cultural instalado no antigo Bar América para o prédio ocupado pelo Conselho Tutelar

Marcelo Figueiró sugere Orelinha na Praça Baltazar de Bem

18/10/2016 20:38

REMANEJO DE REPARTIÇÕES

Tutelar passaria para junto da Stas

O vereador Marcelo Figueiró (PMDB), na sessão desta segunda-feira, elogiou a posição do prefeito eleito Sérgio Ghignatti de licitar o antigo Bar América para exploração pela iniciativa privada.

Ele citou o exemplo do Chalé da Praça XV, no centro de Porto Alegre, que foi recuperado nos mesmos moldes e hoje além de abrigar um restaurante de qualidade, não perdeu as características de ponto turístico.

Todavia para não queimar a turma de jovens que frequenta o hoje denominado Espaço Cultural Orelinha (ECO), instalado no antigo Bar América, Figueiró sugere que as atividades sejam transferidas para a Praça Baltazar de Bem, no espaço onde funciona o Conselho Tutelar.

Já o órgão de proteção das crianças e adolescente passaria para o prédio da antiga Exatoria Estadual, junto com a Secretaria de Bem Estar Social (Stas), por razões de afinidade.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Coordenadoria

Edson Bonine em 24/10/2016 às 18h10

Sábado de tarde durante a feira do livro, quando passei os jovens estavam limpando eles próprios o espaço. Na volta iriam discutir o futuro do espaço. Lá tiveram cursos de espanhol, capoeira e varias outras atividades. Pela permanência da Coordenadoria da Juventude no local até a licitação. E ai o prefeito eleito já definiu quem vai ocupar o cargo? Ou vai querer extinguir a coordenadoria?

Coordenadoria da Juventude

Edson Bonine em 20/10/2016 às 11h20

A coordenadoria juventude deve continuar funcionando ali na praça José Bonifácio, isto até sair o processo licitatório. Sair para que? Para dar espaço para a dita "oficina dos sonhos", ou para ficar vazia oportunizando o vandalismo? O nome do Espaço Cultural é indiferente, que fique somente E.C. da Juventude, pois o importante são as atividades ali desenvolvidas. Ou o prefeito eleito não definiu e não convidou nenhum apoiador para esta responsabilidade?

ORELINHA,,KKKKKKKKKKKK

Regis Moraes em 19/10/2016 às 15h00

PORAO DA MARIA huahuahuahuahua a republicadasbananas.com.br nao pode fazer melhor em se tratando de RIDICULO.

Orelinha não... Nome é muito discutível...

Marcelo da Silva Figueiró em 19/10/2016 às 14h11

Só para esclarecer pessoal, a manutenção do nome orelinha fica por conta do Jornal que deve ter feito para facilitar o entendimento da matéria... O que deve ser preservado são as ações propositivas da área do Bar América e não o nome que foi dado sem discussão pública nenhuma... Existem projetos interessantes no local como a Coordenadoria da Juventude, que tem de ser desideologizada ao extremo, a Coordenadoria da Mulher, o passe livre, atividades culturais, etc...Em relação ao Orelinha, respeito o rapaz por ter sido assassinado no Chile e isto nunca é positivo... Mas a sua história de líder é bem controversa... Não sei se foi presidente de algum grêmio estudantil ou da União Cachoeirense de Estudantes na sua época... Não me consta que tenha sido lider de um movimento que tenha mobilizado grande fatia de jovens... O que fez foi se mudar para o Chile e se envolver na guerrilha por lá, mas de forma coadjuvante... Então é discutível a alcunha do Espaço... Na verdade penso que estas imposições de nomenclatura só afasta mais as esquerdas da população que é obrigada a conviver com homenagens que não a representa... Forçar a barra nunca é uma boa...Mas as ações benéficas devem sim ter continuidade e acredito que a área do Conselho Tutelar é um espaço de bom tamanho para isto...

ATIVIDADES SADIAS PARA OS JOVENS SIM... APARELHO PARTIDÁRIO COMUNO SOCIALISTA, NÃO.

Vilnei Garcia Herbstrith em 19/10/2016 às 11h57

Eu entendi a ideia do Marcelo. Afinal ali funciona aulas de idiomas gratuitamente e capoeira para jovens sem custo. Já o processo de ideologização desenvolvido pela vice-prefeita, com doutrina eminentemente comuno-socialista, pode se mudar quem sabe para a sede do PT, sem os custos atuais de CCs e outras despesas pagos pelo bolso do contribuinte. Daí se quiserem chamar de Orelhinha, boquinha ou narizinho, tudo bem. Mas que paguem da própria verba partidária (que não é pouca) para seguir o brinquedinho de lavagem cerebral. Abraço ao Marcelo que é um vereador sério e bem intencionado. Sentirão saudades do seu trabalho com certeza.

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 19/10/2016 às 09h17

Se alguma coisa REALMENTE CULTURAL for ser feita na 'nova praça' tudo bem, mas POR FAVOR, LIGUEM O DISCONFIÔMETRO e botem o nome de alguém que tenha feito REALMENTE algo pela cultura, e não nome de baderneiro!

Por favor nao.

Luiz Dirceu Sanson em 19/10/2016 às 09h16

Marcelo. por favor, nao mexe no que o homem vai fazer de bem. Inventa qualquer outra coisa no fim do mandato para nos lembrarmos bem de ti, e nao esta bobagem de continuar o nome do tal Orelhinha em qualquer galpao por aqui. Um cara que nao fez nada e tu quer lembrar. Por favor. :Deixa nos lembrarmos de ti por coisa boa. Nao estraga. rssss

BEM VINDO DE VOLTA BAR AMÉRICA

Vilnei Garcia Herbstrith em 19/10/2016 às 08h46

Parabéns Marcelo pelo apoio. Mas Orelhinha, não. Que seja outro nome.

Espaço Cultural Orelhinha

Luis Angelito Miguel em 19/10/2016 às 08h29

Se é para continuar existindo, pelo menos que seja rebatizado levando o nome de alguém de realmente tenha feito alguma coisa pela cultura, e não um baderneiro terrorista que a maioria nem sabe quem foi.

26/09/2026 00:02

EXCLUSIVO

Cachoeira vai de Cláudio Tatsch

Mais da metade dos cachoeirenses ainda não escolheu seu deputado

25/09/2026 17:54

LEGISLATIVO

Nova política de contribuição e aporte ao Faps vão ser votados na segunda-feira

Projeto entra na ordem do dia da sessão de segunda-feira

25/09/2026 00:05

EXCLUSIVO CASA BRASIL/JP

Bolsonaro dispara em Cachoeira

A 9 dias da eleição, candidato do PL tem opção de 39,6%

25/09/2026 00:02

TRANSPORTE COLETIVO

Cartões de ônibus vão custar 343 mil

Valor é 244,7% maior do que o custo que a TNSG tinha com este serviço

24/09/2026 17:52

PROVAS EM 11 DE OUTUBRO

Prefeitura divulga procura por cargo no concurso

Agente de trânsito e advogado foram os cargos com maior número de inscritos

24/09/2026 00:05

SESSÃO EXTRA

Câmara aprova cargo para a Casa Lilás

Garantida também a Vigília

24/09/2026 00:01

EXCLUSIVO CASA BRASIL/JP

Um terço sem candidato a governador

A 10 dias da eleição, Zucco tem 36% do voto cachoeirense

23/09/2026 17:27

TRANSPORTE COLETIVO

Prefeitura pagará R$ 343 mil por cartões de ônibus

Empresa de Erechim irá fornecer material do vale-transporte

23/09/2026 10:38

Eleições 2026

Deputado Alceu Moreira renova o compromisso com a cidade

Deputado federal passou por Cachoeira do Sul em campanha para reeleição

22/09/2026 00:04

PREFEITO X CÂMARA

Briga quase cancela a Vigília

Vereadores definiram emenda para destrancar pauta e convocaram sessão para votar subvenção de R$ 190 mil à Vigília

21/09/2026 15:18

TRADICIONALISMO

Prefeitura cancela a Vigília e joga a culpa na Câmara de Vereadores

Governo lamenta falta de assinaturas para urgências, mas vereadores rebatem citando que foi prefeito quem trancou a pauta, impedindo a votação