Com o CRP liberado pelo Ministério da Previdência, Caixa Federal agora pode desbloquear o dinheiro

Prefeitura consegue destravar o PAC

03/03/2016 19:11

NOME LIMPO NA PRAÇA

diretora da Fazenda já está com o CRP na mão

A Prefeitura conseguiu nesta quinta-feira a liberação do seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) pelo Ministério da Previdência, em Brasília. Com isto o Município de Cachoeira do Sul conseguiu recuperar o crédito junto ao Governo Federal e vai poder sacar os cerca de R$ 10 milhões que ainda restam da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A notícia está sendo comemorada pelo Governo Municipal petista, que aposta nas obras de pavimentação na zona norte da cidade com dinheiro do PAC mostrar serviço e conquistar a simpatia dos eleitores cachoeirense nas eleições de outubro, impulsionando a candidatura do prefeito Neiron Viegas rumo à reeleição.

O secretário municipal de Planejamento, Cristiano Schumacher, era só sorrisos na tarde de ontem, quando o Ministério da Previdência liberou o documento que permitirá a saída da Prefeitura do famigerado Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), que é o cadastro dos municípios inadimplentes com a União.

"Enfim, conseguimos nos livrar do fantasma do Cauc, que estava trancando o desenvolvimento do município. Só não vamos dar a ordem de serviço para o primeiro lote hoje (ontem), porque a notícia só foi confirmada no meio da tarde", confessou.

O primeiro lote de ruas pavimentadas com dinheiro do PAC já foi executado, em janeiro do ano passado, quando foram calçados trechos das ruas Marcílio Dias, Alarico Ribeiro, Bento Gonçalves e Avenida Brasil, com custo de R$ 1,6 milhão.

ORDEM DE SERVIÇO - Schumacher garante que na primeira hora da manhã de hoje vai ser dada a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação que vai executar o segundo lote de pavimentação, que envolve quatro ruas que serão calçadas com blocos de concreto do tipo Pavi-s na zona norte.

Agora, no segundo lote, licitado por cerca de R$ 1,1 milhão, serão calçadas com blocos Pavi-s as ruas 20 de Setembro (entre Marcelo Gama e Mário Godoy Ilha), São João (entre Olímpia de Paula e a fábrica Jacob Calçados), Barão de Viamão (entre Marcelo Gama e pavimentação já existente) e Roberto Danzmann, entre Marcelo Gama e Fontoura Xavier.

"O empresário que vai fazer o calçamento do segundo lote de ruas do PAC já está mobilizado e está só esperando receber a ordem de serviço para começar as obras de calçamento", vibra o secretário de Planejamento.

Quanto ao terceiro lote, no valor aproximado de R$ 2,8 milhões, que compreende mais cinco ruas que serão asfaltadas na zona norte e leste, Cristiano Schumacher afirma que "a obra já está em fase de conclusão do projeto para a licitação, que será aberta em breve".

Por fim, o secretário de Planejamento informa que o quarto e último lote, no valor de R$ 6,1 milhões, será para asfaltamento de mais 14 trechos de ruas da zona norte. "Este é o único que ainda teve a análise dos projetos técnicos concluída pela Caixa.

Não tenho dúvidas, a julgar pela qualidade do trabalho do departamento técnico e da central de projetos da Prefeitura, que em breve o quarto lote também será aprovado, para darmos andamento na licitação", avalia.
 

Batalha para sair do Cauc

Para recuperar o seu CRP e sair do Cauc, a Prefeitura enfrentou uma batalha que iniciou na metade do ano passado para conseguir a aprovação do parcelamento de uma dívida de cerca de R$ 10 milhões apontada em uma auditoria feita pelo Ministério da Previdência, que saiu só no final de dezembro último.

Parte desta dívida (R$ 6 milhões), contraída ainda do governo Ghignatti e foi parcelada em 90 meses, com parcelas de R$ 82.117,33. O restante do débito(R$ 4 milhões), contraído já durante o governo Neiron, foi parcelado em 60 meses, com prestações de R$ 56.069,18.

Essa dívida tinha provocado a inscrição da Prefeitura no cadastro de inadimplência dos municípios, o que bloqueava os recursos do PAC. Enquanto estava no Cauc o município de Cachoeira do Sul estava impedido de receber qualquer tipo de transferência voluntária de recursos da União. Apenas as verbas carimbadas da Saúde e da Educação continuaram chegando aos cofres da Prefeitura. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Calçamento com pavi-s

sandro tatsch em 04/03/2016 às 08h31

Grande responsabilidade para o fiscal de contrato destas obras que terão a importante função de fiscalizar o correta execução do serviço, para não acontecer a lambança feita na rua Olímpia de Paula calçada recentemente via emenda parlamentar que simplesmente pegaram o barro das valetas e colocaram em cima da rua, patrolaram e colocaram areia e depois o famoso pavi-s, resultado uma rua praticamente intransitável Questionando os funcionários a respeito do procedimento incomum responderam que só cumprem ordens, Em Santa Cruz, Venâncio Aires e outras cidades, a realidade é outra, o leito da rua é rebaixado em 40 cm, são feitas as correções necessárias, como eliminação de "borrachudos" para depois aplicar uma generosa camada de rachão compactado, para depois então uma fina camada de areião ou pó de brita para só então assentar o pavi-s. Só para completar na Olimpio de Paula colocam uma placa limitando o transito de veículos até 25 Ton, Imagina se a moda pega e todas as ruas novas que calçarem tiver este limite será o caos

26/06/2026 18:29

Recursos para prevenção

Proposta de Cachoeira não se enquadrou no Prepara RS

Município tem prazo de recurso aberto até terça-feira

26/06/2026 16:02

NOVA LEI

Ryan defende imóveis públicos para projetos sociais e geração de empregos

Norma aprovada passa a exigir contrapartida social em todos projetos que repassem imóveis

26/06/2026 00:01

IMOBILISMO

Governo oferece o Hospital da Liga para o Iffar

Sob pressão, prefeito anuncia cedência

26/06/2026 00:00

1ª INSTÂNCIA

Liminar impede TNSG de abandonar o serviço

25/06/2026 15:34

JUSTIÇA

Prefeitura obtém liminar para TNSG adequar o transporte coletivo

Decisão em primeira instância impede a empresa de abandonar o serviço

25/06/2026 14:08

OBRAS PÚBLICAS

Ministro vistoria Ponte do Fandango que funcionará em pare e siga domingo

Obra está em fase final, com colocação de asfalto

25/06/2026 09:49

AGORA SIM

Prefeitura oferece prédio do Hospital da Liga para instalação do Iffar

Anúncio foi feito depois do prefeito ser cobrado pelo deputado federal Paulo Pimenta

25/06/2026 00:06

OBRA FEDERAL

Ponte do Fandango pronta

Tráfego será liberado já neste domingo, anuncia Paulo Pimenta

25/06/2026 00:02

INVESTIGAÇÃO

Prefeitura abre processo contra uma servidora

Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos

24/06/2026 18:30

BOA NOTÍCIA

Ponte do Fandango será liberada neste domingo

Deputado Pimenta vistoriou a obra nesta quarta-feira e celebrou investimento

24/06/2026 16:57

INVESTIGAÇÃO

Governo Balardin abre processo contra servidora por comentário em rede social

Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos

24/06/2026 00:04

SÉRIE

Vereadora vai investigar as impositivas

1º foco será a emenda das próteses dentárias