Fiscalização será feira pelas secretarias de Planejamento e Meio Ambiente
Prefeitura vai multar em até R$ 5 mil quem tiver terrenos baldios e calçadas sujas
QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
Os terrenos baldios e calçadas sujas de Cachoeira do Sul serão alvo de uma fiscalização intensiva das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Meio Ambiente.
Quem tem terreno sujo corre o risco de levar uma multa de até 100 URMs, o que corresponde a R$ 5. 850,00. Por toda a cidade existem pessoas que sofrem com os problemas que este tipo de terreno traz.
Os terrenos baldios são espaços das cidades que estão vazios, sem moradores e por conta disso, muitas vezes, ficam com vegetação alta e tornam-se depósitos de lixo e entulho.
Geralmente a vegetação avança e até a calçada, que também é de responsabilidade do proprietário. A falta de limpeza nesses terrenos pode gerar diversos problemas que vem junto com o crescimento do mato como a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.
PROBLEMAS
Além disso, o mato alto aliado ao acúmulo de lixo pode facilitar a formação de reservatórios de água, que se tornam criadouros do mosquito. Dessa forma, a ação das equipes de combate à dengue também é prejudicada pela dificuldade de acesso ao local.
Outro problema ocasionado pela presença desses detritos nos terrenos abandonados ocorre nas épocas de chuva, quando a enxurrada pode carregá-los, contribuindo com o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água e provocando alagamentos na região.
Quem vive próximo a esses locais ainda sofre com os animais que são atraídos e ali se criam. Os entulhos e restos de materiais de construção servem de abrigo para aranhas e escorpiões, por exemplo. Já o acúmulo de lixo é apontado como um grande problema, pois a presença de matéria orgânica serve de alimento para diversas espécies.
ATENÇÃO
A responsabilidade pela conservação desses terrenos é exclusiva de seus proprietários que devem se conscientizar da importância em mantê-los sempre limpos. É quando eles não exercem seus deveres que a Prefeitura toma as ações cabíveis para que o proprietário cuide do terreno.
Encontrou algum erro? Informe aqui
TERRENOS BALDIOS E CALÇADAS SUJAS ......................
Pedro Pacheco dos Santos em 09/03/2017 às 08h34COMPLEMENTANDO O MEU COMENTÁRIO EM REFERÊNCIA AO TÍTULO ACIMA: QUEM CONSTRUIU UMA CANALIZAÇÃO NO MEU TERRENO E PARA O QUE? - A PREFEITURA CONSTRUIU ESTA CANALIZAÇÃO PARA USO PRÓPRIO, O SEJA, PARA FLUXO DE ÁGUA E DE ESGOTO CLOACAL DAS RUAS VIZINHAS. OBS.; EM 01 DE ABRIL DE 2009, FOI ASSINADO UM TAC ( INQUÉRITO CIVIL Nº 00728.00087/2004) PELO PREFEITO DAQUELA ÉPOCA, OU O ATUAL DE HOJE. ATENÇÃO: Complemente ao meu comentário desta data, ás 21;27 O TAC assinado junto MINISTÉRIO PÚBLICO não foi cumprido!!!!
TERRENOS BALDIOS E CALÇADAS SUJAS ......................
Pedro Pacheco dos Santos em 08/03/2017 às 21h27NUM TERRENO DE MINHA PROPRIEDADE, ONDE FOI CONSTRUÍDA UMA CANALIZAÇÃO, COM ESGOTO A CÉU ABERTO, E DEVIDO AO GRANDE FLUXO DE ÁGUAS SURGIRAM EROSÕES COM FORMAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA, QUE SE TORNAM CRIADOUROS DE MOSQUITOS, VEGETAÇÃO ALTA, QUE CONTRIBUI PARA A PROLIFERAÇÃO DE ROEDORES, INSETOS E ANIMAIS PEÇONHENTOS, SITUAÇÃO ESTA QUE TORNA IMPOSSÍVEL O TRABALHO DE UMA MÁQUINA PARA A DEVIDA LIMPEZA. E POR QUE TODA ESTA SITUAÇÃO? PORQUE A REFERIDA CANALIZAÇÃO, REALIZADA EM 1998 FOI MAL ACABADA, INADEQUADA, E, INFELIZMENTE, O MEU TERRENO ESTÁ SENDO DEPRECIADO, NÃO POSSO USUFRUIR DAQUILO QUE É MEU, CONTINUO PAGANDO IMPOSTO, ESTOU DE BRAÇOS AMARRADOS, NÃO POSSO NEM REPARAR ALGUNS DANOS CAUSADOS, POIS O SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ME PROÍBE. TENHO DOIS PROCESSOS JUNTO A JUSTIÇA LOCAL, MAS ATÉ O MOMENTO SEM SUCESSO!!!!!! ( CONTINUO CONFIANDO NA JUSTIÇA)
???
Luciano Iserhardt Scherer em 08/03/2017 às 10h27Quem fiscalizará e MULTARÁ com multas de até digamos quinhentos mil reais os terrenos, praças e calçadas sujas que pertençam à prefeitura?
Corpo de Bombeiros promove o Guarda-vidas Mirim em Cachoeira do Sul
Atividade será nesta quarta-feira, no quartel dos bombeiros, na Rua Gabriel Leon
Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm
Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h
4º dia de greve na TNSG
Prefeitura tenta assegurar retomada do serviço de transporte coletivo urbano
Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo
Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença
Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul
Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal
Independente está de volta
Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco
O que falta para a segunda balsa?
Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições
UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS
Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga
Rede municipal terá jornada pedagógica
Evento inicia segunda-feira
Mais casamento que separação
Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira
Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde
Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários
