Com mais que o dobro da capacidade da balsa cachoeirense, a embarcação Deusa do Jacuí veio de Taquari com para acabar com os congestionamentos

Segunda balsa começou a funcionar neste domingo

15/07/2018 20:01

REFORÇO DE PESO

Uma plateia de cerca de 60 pessoas, na maioria curiosos, acompanhou às 16h deste domingo, na Praia Velha, a chegada da veterana Deusa do Jacuí no atracadouro da Rua Moron em sua primeira travessia de veículos em Cachoeira do Sul.

A segunda balsa veio com a promessa de acabar com os congestionamentos às margens do Rio Jacuí durante os 80 dias que ainda restam até ficar pronta a reforma da Ponte do Fandango, conforme a previsão.

O veículo da reportagem do Jornal do Povo foi o primeiro a embarcar no atracadouro da Praia Nova junto com outros 25 veículos que foram transportados na primeira viagem.

O tempo de embarque e travessia aumentou de 15 para aproximadamente 20 minutos, em compensação enquanto a balsa Vitória conseguia transportar em média 15 veículos, a Deusa do Jacuí atravessou 26 automóveis com folga, incluindo uma caminhonete, o que foi suficiente para limpar a fila de espera no lado da Praia Nova.

São seis fileiras para seis carros na balsa Deusa do Jacuí. Na primeira viagem da nova balsa uma das fileiras ficou vazia, e além das seis vagas ociosas desta fileira desocupada, ainda sobrou lugar nas cabeceiras da balsa, em que caberiam mais quatro veículos, sem aperto.

Deste modo, pelo que o JP verificou, na prática, a capacidade média da Deusa do Jacuí gira entre 36 e 40 automóveis, conforme o tamanho dos veículos.

QUARTO ATRACADOURO

Além dos primeiros dois atracadouros que já estão em funcionamento há 11 dias, um na Praia Velha da Rua Moron e outro na Praia Nova, um terceiro atracadouro na Rua Esperanto, no Bairro Cristo Rei, já está licenciado desde esta sexta-feira pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas ainda precisa de reparos que serão feitos nesta segunda-feira com apoio da Secretaria Municipal de Obras.

Segundo Edi Simon, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) João Carlos Tonetto ficou de enviar mais cargas de rejeito de asfalto para Cachoeira do Sul.

O material será utilizado tanto na recuperação/manutenção dos três atracadouros (Praia Nova, Moron e Esperanto) quanto na estruturação de um quarto atracadouro que será construído na Praia Nova, perto da área dos bares.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Pergunta

Tobias Silva em 15/07/2018 às 22h55

E o valor da travessia dos automóveis quando vai baixar?

27/06/2026 00:06

R$ 54 MIL

Corsan liga redes e melhora para 4 bairros

Oliveira, Quinta, São José e Santa Helena interligados

27/06/2026 00:02

APÓS A REFORMA

Ponte do Fandango sem restrição

Dnit aponta que carretas com qualquer peso podem passar pela ponte

27/06/2026 00:00

ESPIÃO NA INTERNET

34 leilões agendados em Cachoeira

Plataformas garimpam oportunidades

27/06/2026 00:00

PRIMEIROS ATENDIMENTOS

Sest Senat já recebe a comunidade

27/06/2026 00:00

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

35 anos do Projeto Verde é Vida

Cerca de 40 escolas de Cachoeira participam do programa

26/06/2026 16:03

TRADICIONALISMO

CTG Lanceiros do Sul celebra 66 anos com festa neste sábado

Jantar terá costelão e baile será com o grupo Mate Gaúcho

26/06/2026 12:06

UFSM/Cachoeira promove vacinação contra gripe e Covid na próxima quarta-feira

Vacinação será aberta ao público

26/06/2026 10:42

Doenças respiratórias

Cachoeira registra mais duas mortes por gripe

Cidade chega ao sétimo óbito neste ano

26/06/2026 00:04

CULTURA

Padre poeta vence concurso do JP

Prêmio Paulo Salzano de Poemas apresenta os vencedores de 2026

26/06/2026 00:00

FESTA EM OUTUBRO

11 candidatas disputarão o Vovó Rotária de 2026

25/06/2026 16:03

Copa do Mundo

Prefeitura terá turno único na segunda-feira por causa do jogo do Brasil

Expediente será das 7h às 13h

25/06/2026 15:59

Horário extra

Posto de saúde da Conde abre sábado para vacinação

Também será possível atualizar dados do Bolsa Família