Cachoeira será a primeira cidade gaúcha com cobertura de 100% por fibra ótica oferecida pela empresa
Vivo/GVT vai concorrer com a OI no serviço de telefonia fixa e internet em Cachoeira
INVESTIMENTO DE R$ 4 MILHÕES
A empresa Telefônica Brasil (Vivo/GVT) vai passar a oferecer serviço de telefonia fixa e internet banda larga por fibra ótica em Cachoeira do Sul. Atualmente, apenas a Oi oferece linhas de telefone fixo no município, mas não por fibra ótica.
A tecnologia de fibra ótica ampliará sensivelmente a capacidade da cidade nos serviços de telefonia fixa e banda larga de internet, porém não terá reflexos na telefonia móvel. Cachoeira será o primeiro município gaúcho a ter cobertura de 100% de fibra ótica da Vivo/GVT.
Falta apenas uma autorização da AES Sul para a empresa marcar a data do lançamento oficial do investimento, orçado em cerca de R$ 4 milhões, previsto para o final de setembro deste ano.
A Vivo/GVT trabalha para iniciar ainda neste ano a implantação de uma rede de 190,66 quilômetros de cabos de fibra ótica, trabalho que deverá estar concluído até 27 de julho de 2017, quando vence a licença ambiental concedida pela Prefeitura na semana passada.
Para iniciar a instalação da rede de fibra ótica, ainda é necessária autorização da AES Sul, porque a maior parte dos cabos utilizará a mesma rede da empresa de energia elétrica. Apenas dois quilômetros, em frente a prédios históricos nas áreas centrais da cidade, os cabos passarão por rede subterrânea.
VANTAGENS
Atualmente, o serviço de telefonia fixa é exclusividade da empresa Oi, que oferece banda larga apenas pelo sistema ADSL, tecnologia que aproveita os mesmos cabos metálicos da antiga Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT).
Com a abertura de concorrência pela Vivo/GVT os usuários poderão optar pelas linhas de fibra ótica, que oferecem sinal de melhor qualidade para voz e proporcionam maior velocidade para abrir páginas da internet.
Desde 2014, quando a Vivo comprou a GVT, foi iniciado um processo de expansão para cidades do interior onde existe demanda reprimida, como é o caso de Cachoeira.
Ao longo de dois anos, a empresa pretende oferecer 26 mil novas portas para telefone com planos de acesso à internet usando fibra ótica, que permitirão acesso rápido a rede mundial de computadores.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Internet da GVT
Gilmar Francisco Lopes em 09/08/2016 às 22h46Ótima noticia, moro no Bairro Noemia e aqui somente uma parte do Bairro é privilegiada com ADSL da OI, espero que a Gigante GVT venha logo, terá por aqui vários clientes com certeza.
Vereador perde paciência com o prefeito
Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar
Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm
Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h
Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo
Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença
Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul
Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal
Independente está de volta
Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco
O que falta para a segunda balsa?
Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições
UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS
Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga
Rede municipal terá jornada pedagógica
Evento inicia segunda-feira
Mais casamento que separação
Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira
Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde
Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários
Conselho de Saúde denuncia perseguição e revela condições dos postos de saúde
Presidente do órgão afirma ter sido impedido de realizar horas extras
