EXCLUSIVO CASA BRASIL/JP
Balardin mantém o seu favoritismo
Candidato do PSDB mantém 39% de preferência e ninguém desgarra do batalhão perseguidor
O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, reforçou seu favoritismo na segunda rodada da pesquisa Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada na semana que passou com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele manteve os 39% da preferência do eleitorado cachoeirense, quase 30 pontos de diferença para o perseguidor mais direto. Para piorar o cenário para os adversários, nenhum dos demais cinco candidatos conseguiu se desgarrar do batalhão perseguidor. Há mudança de posições, mas sempre dentro da margem de erro.
O segundo posto é do vereador Ronaldo Trojahn, agora pré-oficialmente lançado pelo PL, que obteve 10%. Foi sua primeira presença em pesquisa. O partido foi representado por Leidi Marques em abril (8%) e a troca não surtiu o efeito esperado. Angela Schuh, do Progressistas, prefeita que acaba de anunciar que não concorrerá mais este ano (veja na página 6 desta edição), e o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, empatam nesta rodada com 7%.
A saída de Angela pode transferir para outro candidato a força eleitoral da máquina pública municipal, mesma máquina, entretanto, que não serviu para catapultar a prefeita para melhores índices. Já a corrida de Hilton atrás dos representantes da direita (mais de 60% dos votos de Cachoeira do Sul para Jair Bolsonaro em 2022) ainda não surtiu qualquer efeito. A superenchente tirou o foco da cidade para o plano eleitoral e atrapalhou negociações, raciocínio que vale para Trojahn, Angela e Hilton.
ESQUERDA
A esquerda não precisou de enchente para se manter atrapalhada. A indecisão de Sérgio Ghignatti, a mudança de estratégia do PT, retirando Telda Assis, e a surpreendente desistência de Azevedo da Susepe jogaram a responsabilidade para Vinicius Cornelli, ex-vereador que estava retirado da política eleitoral. Seu retorno coincidiu com o ótimo enfrentamento do Governo Lula à catástrofe climática do Rio Grande do Sul, mas ainda sem gerar popularidade para a esquerda. Cornelli substitui Telda e obtém apenas 4%, um acima do estreante na pesquisa Paulo Schwab, pelo pequeno PRD, nome que é respeitado pela direita, a ponto de dividir este eleitorado e atrasar a evolução de Hilton De Franceschi.
REJEIÇÃO
E em quais deles você não votaria de jeito nenhum?
Angela Schuh (Progressistas) 32,8%
Vinicius Cornelli (PT) 12,8%
Ronaldo Trojahn (PL) 11,1%
Leandro Balardin (PSDB) 8,2%
Hilton De Franceschi (Republicanos) 7,4%
Paulo Schwab (PRD) 6,8%
Votaria em todos 43,1%
ATENÇÃO
No índice de rejeição, Leandro Balardin e Hilton De Franceschi, agora acompanhados por Paulo Schwab, são os menos prejudicados. Angela Schuh lidera a rejeição, com 32,8%, bem à frente de Vinicius Cornelli e Ronaldo Trojahn.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa da Casa Brasil Editores
- Contratante: Jornal do Povo Ltda
- 350 entrevistas
- Margem de erro: 5,3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Intervalo de confiança: 95%
- Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (CONRE: 8225)
- Número de identificação: RS-00212/2024
- Datas da coleta de dados: 4 e 5 de junho de 2024
- Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Governo libera R$ 28.633,20 para ações de resposta à estiagem em Cachoeira do Sul
Governo havia estimado prejuízos de R$ 151 milhões no agro
Cartório Eleitoral aciona 800 mesários em Cachoeira
Atualmente, 72,8% do eleitorado de Cachoeira do Sul possui biometria cadastrada
Alex da Farmácia quer criar banco de óculos em Cachoeira
Vereador quer estimular solidariedade entre a população
Cachoeira do Sul ficou de fora de nova leva de institutos federais
Município está retomando o processo de busca pelo Instituto Federal Farroupilha
Cachoeira fora da nova leva de institutos
Cidade está reiniciando luta pelo Iffar
Prefeitura publica edital para contratos emergenciais na saúde
Com vagas para enfermeiro, técnico, visitador do PIM, atendente de farmácia e farmacêutico
Prefeitura tem plano para dívida do Faps
Alíquota passa de 47% para 51%
Discussão do estacionamento rotativo será retomada em Cachoeira do Sul
Proposta de implantar medida é defendida pelo presidente do Conselho de Mobilidade, Pedro Lopes
Após cobrança, governo envia plano de amortização do Faps com aportes
Alíquota suplementar passa de 47% para 51%
Presidente em análise
Sindicato critica subsídio da tarifa
