EXCLUSIVO CASA BRASIL/JP
Balardin mantém o seu favoritismo
Candidato do PSDB mantém 39% de preferência e ninguém desgarra do batalhão perseguidor
O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, reforçou seu favoritismo na segunda rodada da pesquisa Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada na semana que passou com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele manteve os 39% da preferência do eleitorado cachoeirense, quase 30 pontos de diferença para o perseguidor mais direto. Para piorar o cenário para os adversários, nenhum dos demais cinco candidatos conseguiu se desgarrar do batalhão perseguidor. Há mudança de posições, mas sempre dentro da margem de erro.
O segundo posto é do vereador Ronaldo Trojahn, agora pré-oficialmente lançado pelo PL, que obteve 10%. Foi sua primeira presença em pesquisa. O partido foi representado por Leidi Marques em abril (8%) e a troca não surtiu o efeito esperado. Angela Schuh, do Progressistas, prefeita que acaba de anunciar que não concorrerá mais este ano (veja na página 6 desta edição), e o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, empatam nesta rodada com 7%.
A saída de Angela pode transferir para outro candidato a força eleitoral da máquina pública municipal, mesma máquina, entretanto, que não serviu para catapultar a prefeita para melhores índices. Já a corrida de Hilton atrás dos representantes da direita (mais de 60% dos votos de Cachoeira do Sul para Jair Bolsonaro em 2022) ainda não surtiu qualquer efeito. A superenchente tirou o foco da cidade para o plano eleitoral e atrapalhou negociações, raciocínio que vale para Trojahn, Angela e Hilton.
ESQUERDA
A esquerda não precisou de enchente para se manter atrapalhada. A indecisão de Sérgio Ghignatti, a mudança de estratégia do PT, retirando Telda Assis, e a surpreendente desistência de Azevedo da Susepe jogaram a responsabilidade para Vinicius Cornelli, ex-vereador que estava retirado da política eleitoral. Seu retorno coincidiu com o ótimo enfrentamento do Governo Lula à catástrofe climática do Rio Grande do Sul, mas ainda sem gerar popularidade para a esquerda. Cornelli substitui Telda e obtém apenas 4%, um acima do estreante na pesquisa Paulo Schwab, pelo pequeno PRD, nome que é respeitado pela direita, a ponto de dividir este eleitorado e atrasar a evolução de Hilton De Franceschi.
REJEIÇÃO
E em quais deles você não votaria de jeito nenhum?
Angela Schuh (Progressistas) 32,8%
Vinicius Cornelli (PT) 12,8%
Ronaldo Trojahn (PL) 11,1%
Leandro Balardin (PSDB) 8,2%
Hilton De Franceschi (Republicanos) 7,4%
Paulo Schwab (PRD) 6,8%
Votaria em todos 43,1%
ATENÇÃO
No índice de rejeição, Leandro Balardin e Hilton De Franceschi, agora acompanhados por Paulo Schwab, são os menos prejudicados. Angela Schuh lidera a rejeição, com 32,8%, bem à frente de Vinicius Cornelli e Ronaldo Trojahn.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa da Casa Brasil Editores
- Contratante: Jornal do Povo Ltda
- 350 entrevistas
- Margem de erro: 5,3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Intervalo de confiança: 95%
- Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (CONRE: 8225)
- Número de identificação: RS-00212/2024
- Datas da coleta de dados: 4 e 5 de junho de 2024
- Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Decreto de Balardin deve reduzir salário de aposentados
Medida é efeito do processo das contribuições previdenciárias indevidas, que serão devolvidas e afeta o cálculo das aposentadorias
Decreto de Balardin mexe com os aposentados
Medida é efeito do processo das contribuições previdenciárias indevidas, que serão devolvidas e afeta o cálculo das aposentadorias
Prefeitura anuncia leilão de inservíveis
Maioria dos itens são veículos e máquinas
Prefeitura regra serviços de copa em complexos esportivos
São três espaços esportivos que poderão ser assumidos para venda de bebidas e lanches
Professores cobram terço de férias
Decisão judicial favorável já saiu
Mariana Carlos fiscaliza conserto do asfalto na Rua Ricardo Schaurich
Parlamentar acompanhou trabalho de recuperação da via
Prefeitura vai leiloar 69 veículos usados
Entre os colocados à venda no leilão de inservíveis, há veículos com apenas sete anos de uso
Deputados do PT visitam Cachoeira do Sul e prometem emendas
Alexandre Lindenmayer e Stela Farias vão ajudar HCB, UFSM e Mococa
Clima de virada de mesa entre os vereadores
Tentativas de romper acordo para os próximos dois anos movimentam o Legislativo
Lula comprou 53 novas casas para Cachoeira
Imóveis foram negociados para afetados pela enchente de 2024
Descontos do Faps serão devolvidos
Regras, entretanto, serão conhecidas só após aprovação da reforma do fundo
Alvaro Borges assume Câmara na segunda-feira
Empresário desenvolve trabalho social há mais de uma década em Cachoeira
