EXCLUSIVO CASA BRASIL/JP

Balardin mantém o seu favoritismo

10/06/2024 00:03 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Candidato do PSDB mantém 39% de preferência e ninguém desgarra do batalhão perseguidor

O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, reforçou seu favoritismo na segunda rodada da pesquisa Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada na semana que passou com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele manteve os 39% da preferência do eleitorado cachoeirense, quase 30 pontos de diferença para o perseguidor mais direto. Para piorar o cenário para os adversários, nenhum dos demais cinco candidatos conseguiu se desgarrar do batalhão perseguidor. Há mudança de posições, mas sempre dentro da margem de erro.

O segundo posto é do vereador Ronaldo Trojahn, agora pré-oficialmente lançado pelo PL, que obteve 10%. Foi sua primeira presença em pesquisa. O partido foi representado por Leidi Marques em abril (8%) e a troca não surtiu o efeito esperado. Angela Schuh, do Progressistas, prefeita que acaba de anunciar que não concorrerá mais este ano (veja na página 6 desta edição), e o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, empatam nesta rodada com 7%. 

A saída de Angela pode transferir para outro candidato a força eleitoral da máquina pública municipal, mesma máquina, entretanto, que não serviu para catapultar a prefeita para melhores índices. Já a corrida de Hilton atrás dos representantes da direita (mais de 60% dos votos de Cachoeira do Sul para Jair Bolsonaro em 2022) ainda não surtiu qualquer efeito. A superenchente tirou o foco da cidade para o plano eleitoral e atrapalhou negociações, raciocínio que vale para Trojahn, Angela e Hilton.

ESQUERDA
A esquerda não precisou de enchente para se manter atrapalhada. A indecisão de Sérgio Ghignatti, a mudança de estratégia do PT, retirando Telda Assis, e a surpreendente desistência de Azevedo da Susepe jogaram a responsabilidade para Vinicius Cornelli, ex-vereador que estava retirado da política eleitoral. Seu retorno coincidiu com o ótimo enfrentamento do Governo Lula à catástrofe climática do Rio Grande do Sul, mas ainda sem gerar popularidade para a esquerda. Cornelli substitui Telda e obtém apenas 4%, um acima do estreante na pesquisa Paulo Schwab, pelo pequeno PRD, nome que é respeitado pela direita, a ponto de dividir este eleitorado e atrasar a evolução de Hilton De Franceschi.

REJEIÇÃO
E em quais deles você não votaria de jeito nenhum?
Angela Schuh (Progressistas) 32,8%
Vinicius Cornelli (PT) 12,8%
Ronaldo Trojahn (PL) 11,1%
Leandro Balardin  (PSDB) 8,2%
Hilton De Franceschi (Republicanos) 7,4%
Paulo Schwab (PRD) 6,8%
Votaria em todos 43,1%

ATENÇÃO
No índice de rejeição, Leandro Balardin e Hilton De Franceschi, agora acompanhados por Paulo Schwab, são os menos prejudicados. Angela Schuh lidera a rejeição, com 32,8%, bem à frente de Vinicius Cornelli e Ronaldo Trojahn.

FICHA TÉCNICA
Pesquisa da Casa Brasil Editores
- Contratante: Jornal do Povo Ltda
- 350 entrevistas
- Margem de erro: 5,3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Intervalo de confiança: 95%
- Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (CONRE: 8225)
- Número de identificação: RS-00212/2024
- Datas da coleta de dados: 4 e 5 de junho de 2024
- Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
07/01/2026 00:05

Em tratamento

Vereador Ricardo Machado está na UTI do HCB

Parlamentar recebeu diagnóstico de tromboembolismo pulmonar

06/01/2026 00:04

COMPROMISSO REFORÇADO

Airton faz balanço do mandato

Deputado cachoeirense será candidato à reeleição para a Assembleia

02/01/2026 00:00

PERSPECTIVAS 2026

Olho no Congresso Nacional

O que será votado em Brasília para o ano novo

31/12/2025 00:06

DISCUSSÃO NA INTERNET

Uso de carro oficial polemiza nas redes sociais

Em nota oficial, Governo Leandro Balardin sustenta que confraternização era atividade institucional

31/12/2025 00:05

É DE CACHOEIRA

Tatsch entra 2026 com seu dever cumprido

Conhecido como o deputado da saúde, ele seguirá neste foco no novo ano

31/12/2025 00:04

LUTO

Política perde Marcelo Figueiró

Parlamentar com quase 40 anos de vida política faleceu na noite de segunda-feira

30/12/2025 00:06

JUSTIÇA

Improbidade da David em fase de provas

Advogado solicitou laudos do TCE

30/12/2025 00:04

REPRESENTATIVIDADE

Juliana quer o anexo

1ª mulher na história no comando da Câmara de Cachoeira

30/12/2025 00:00

CÂMARA PARA 2026

Cargos da presidência já estão definidos

29/12/2025 23:12

Luto no Legislativo

Morre o vereador Marcelo Figueiró

Parlamentar era uma das principais lideranças políticas de Cachoeira do Sul

29/12/2025 17:14

FUNCIONALISMO

Balardin explica por que não adotará turno único

Medida poderia comprometer o atendimento à população, justifica o chefe do Executivo

29/12/2025 17:08

GENTE

Vaquinha de Marlon Santos chegou a R$ 592 mil

Fora da política, ex-prefeito está vendendo cursos online