OBRA CARA
Barranco das Irmandades atinge cidade
Padre Hélvio pede ajuda da Prefeitura
A queda de parte do barranco do Cemitério das Irmandades que vem se agravando desde o ano passado exige atenção das autoridades públicas de Cachoeira do Sul. Ecônomo da Diocese de Cachoeira do Sul, responsável pelo Cemitério, o padre Hélvio Cândido defende uma união entre Prefeitura, Cemitério e Hospital de Caridade e Beneficência para buscar uma solução ao problema da estrutura.
Cauteloso, o padre entende que é prematuro dar qualquer prognóstico se mais áreas do cemitério podem vir a desmoronar ou não, já que o último estudo contratado pela Igreja Católica em Cachoeira acabou sendo inconclusivo. Conforme sua estimativa, dos cerca de 85 metros de extensão do cemitério, 12 metros acabaram afetados pelo desmoronamento – destruindo em torno de 160 túmulos, cujos restos mortais que estavam nestas estruturas haviam sido removidos preventivamente.
OBRA INVIÁVEL
Em entrevista ao Jornal do Povo, o padre também revelou que em recente reunião com a presença de professores dos cursos de Engenharia da UFSM foi estimado um custo entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões para dar estabilidade para aquela área – orçamento fora da realidade da Mitra. “Imagina que estamos falando de um custo de um novo hospital praticamente”, compara o padre.

Foto tirada após a última queda do barranco este ano pela equipe da Norte Mídias / NORTE MÍDIAS
ATENÇÃO
O Hospital de Caridade e Beneficência contratou um geólogo para avaliar eventuais riscos do desmoronamento, já que a área afetada é vizinha do estacionamento que fica aos fundos da instituição de saúde.
IMPORTANTE
Com o problema que afeta o Cemitério das Irmandades, a Mitra Diocesana encaminhou para análise da Secretaria de Meio Ambiente a construção de um novo cemitério. Inicialmente, duas áreas foram apresentadas, mas o Município já antecipou que uma delas exigiria um longo tempo de espera para licenciamento e foi descartada. A outra área, próxima do Parque da Romaria, deve ser analisada pelos técnicos da pasta.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Fenarroz 2026 escolhe sua corte neste sábado
Conheça as nove candidatas que concorrem a rainha e princesas da Feira Nacional do Arroz
Cachoeira gosta é de pagodeira
Cavaco e Voz comemora os 11 anos da Rádio GVC.fm
Violência contra mulher enche celas
Hoje, 16% dos detentos de Cachoeira estão na cadeia por violência doméstica
Fenarroz 2026 escolhe sua corte
9 candidatas disputam as coroas de rainha e princesas no Ginásio Arrozão
Sábado de Festival do Carreteiro na São José
Jantar é organizado pelos casais do ECC
SUS presta em 2025 576 mil atendimentos
Secretária aposta em rede básica forte para menos adoecimentos em Cachoeira
Guarnição Federal comemorou o Dia do Exército
Militares anteciparam as comemorações pela data de domingo
Pequenos bombeiros em Cachoeira do Sul
Projeto Bombeiro Mirim abre as inscrições na segunda-feira na cidade
