OBRA CARA

Barranco das Irmandades atinge cidade

08/07/2024 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Padre Hélvio pede ajuda da Prefeitura

Área do Cemitério da Irmandades em foto de Robispierre Giuliani tirada em 2007 / robispierre giuliani

A queda de parte do barranco do Cemitério das Irmandades que vem se agravando desde o ano passado exige atenção das autoridades públicas de Cachoeira do Sul. Ecônomo da Diocese de Cachoeira do Sul, responsável pelo Cemitério, o padre Hélvio Cândido defende uma união entre Prefeitura, Cemitério e Hospital de Caridade e Beneficência para buscar uma solução ao problema da estrutura. 

Cauteloso, o padre entende que é prematuro dar qualquer prognóstico se mais áreas do cemitério podem vir a desmoronar ou não, já que o último estudo contratado pela Igreja Católica em Cachoeira acabou sendo inconclusivo. Conforme sua estimativa, dos cerca de 85 metros de extensão do cemitério, 12 metros acabaram afetados pelo desmoronamento – destruindo em torno de 160 túmulos, cujos restos mortais que estavam nestas estruturas haviam sido removidos preventivamente. 

OBRA INVIÁVEL 
Em entrevista ao Jornal do Povo, o padre também revelou que em recente reunião com a presença de professores dos cursos de Engenharia da UFSM foi estimado um custo entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões para dar estabilidade para aquela área – orçamento fora da realidade da Mitra. “Imagina que estamos falando de um custo de um novo hospital praticamente”, compara o padre. 


Foto tirada após a última queda do barranco este ano pela equipe da Norte Mídias / NORTE MÍDIAS

ATENÇÃO
O Hospital de Caridade e Beneficência contratou um geólogo para avaliar eventuais riscos do desmoronamento, já que a área afetada é vizinha do estacionamento que fica aos fundos da instituição de saúde. 

IMPORTANTE
Com o problema que afeta o Cemitério das Irmandades, a Mitra Diocesana encaminhou para análise da Secretaria de Meio Ambiente a construção de um novo cemitério. Inicialmente, duas áreas foram apresentadas, mas o Município já antecipou que uma delas exigiria um longo tempo de espera para licenciamento e foi descartada. A outra área, próxima do Parque da Romaria, deve ser analisada pelos técnicos da pasta. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
25/03/2026 00:00

CRESCIMENTO DE 13,8%

Sicredi cada vez mais robusta

25/03/2026 00:00

UTILIDADE PÚBLICA

Prefeitura faz pressão pela 2ª balsa no Dnit

Áreas da Rua Esperanto e Praia Nova para atracadouros da segunda travessia

25/03/2026 00:00

CAMPANHA NACIONAL

Sábado de vacina em Cachoeira

9 postos de saúde estarão aplicando doses das 8h às 17h

24/03/2026 18:30

Cuidado com a saúde

Vacinação contra a gripe começa neste sábado em Cachoeira do Sul

Município receberá 3.050 doses na primeira remessa da vacina contra a gripe

24/03/2026 00:04

PALESTRA NESTA QUARTA

RF mobiliza Cachoeira pelo Imposto Amigo

Delegado da Receita orientará como destinar o imposto de renda

24/03/2026 00:00

MUDANÇAS NO COMÉRCIO

Lojas Prata fecha as portas em Cachoeira

23/03/2026 21:13

Saúde

HCB precisa da doação de plaquetas

Sangue é importante, mas neste momento plaquetas são prioridade

23/03/2026 18:22

Em busca de um lar

Feira de adoção acontece nesta quarta-feira na Praça Honorato

Animais já castrados estarão disponíveis para adoção responsável das 13h30 às 17h

23/03/2026 16:13

OBRAS

Prefeitura inicia terceira etapa das obras na Rua Coberta

Atual calçamento será substituído por PVS

23/03/2026 00:06

BELAS E SOLIDÁRIAS

Brotos arrecadaram 1,8 mil para a Páscoa

23/03/2026 00:03

INÍCIO PELO NOÊMIA

Corsan fiscaliza irregularidades nos esgotos

Será usada fumaça não tóxica

23/03/2026 00:00

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Segunda da Virada

Evento JP/GVC será na Ulbra