ESTADO DE CALAMIDADE
Cidade em emergência por causa da dengue
Zika e febre chikungunya também assustam
A prefeita municipal Angela Schuh decretou ontem situação de emergência e estado de calamidade pública em razão da infestação do mosquito da dengue e o crescimento do número de casos. O plano de contingência inclui zika e febre chikungunya. Desde que a dengue avançou no estado, a Secretaria Municipal de Saúde remobilizou os mutirões nos bairros e acelerou o engajamento das escolas nas medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor.
A reação do Município será coordenada pela Superintendência Municipal de Defesa Civil, segundo o decreto que autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta nos próximos 180 dias. Até a Semana Santa, apenas 31 dos 497 municípios gaúchos não eram considerados infestados pelo mosquito causador da dengue, que já tinha vitimado 40 pessoas no RS em 2024. Cachoeira do Sul até então, estava com zero mortes.
ÚLTIMO BOLETIM
Pelo penúltimo boletim do setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Cachoeira do Sul somava 72 diagnósticos da doença ao longo deste ano na cidade, nenhum caso com consequências graves. Ontem, na atualização do boletim, já eram 99 casos confirmados e mais cinco com sinal de alarme, totalizando 104.
BOLETIM DA DENGUE
104 casos confirmados de dengue em 93 dias de 2024
121 casos descartados em testes de dengue em 2024
Zero óbitos por dengue em 2024
7 casos descartados para febre chikungunya
GUIA JP
Como denunciar criatórios do mosquito da dengue em Cachoeira
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
- 9-9693-6298 (ligações e Whats)
- 9-9798-0157 (apenas Whats)
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
- 3724-6117
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
- E-mail fiscalizacao@cachoeiradosul.rs.gov.br
O QUE FAZER
Dengue exige prevenção
A DOENÇA
A dengue é causada por vírus e caracterizada principalmente por febre alta de início rápido. Costuma apresentar mal-estar provocado pelos sintomas que normalmente duram até sete dias.
A TRANSMISSÃO
A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, principalmente no final da tarde. Os sanitaristas recomendam uso de repelente e combate a água parada, forma de proliferação do mosquito.
A AJUDA
Em caso de sintomas, a população deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Justiça concede liminar para idoso não esperar na fila da balsa
Decisão garantiu atendimento prioritário para homem de 74 anos na balsa do Jacuí
Faleceu o empresário e sapateiro José Noeli
Líder comunitário foi presidente da SUC, do Grêmio Esportivo Mauá e fundador do Rotary Clube Princesa do Jacuí
Sala do Empreendedor promoverá encontro
Evento tem como objetivo orientar quem deseja iniciar seu próprio negócio
Servidoras da Saúde recebem capacitação para atendimento odontológico
Qualificação é voltada para o atendimento de pessoas com deficiência e transtornos mentais.
Curta-metragem Maria das Tabuinhas foi exibido no Cine Via Sete
Livro da professora e mestre em Educação Fabiana Bulsing virou filme
121 crianças ainda sem vagas em creche
Governo ainda não garante zerar procura com novas escolas
Brechó solidário na Capela São Geraldo terá peças a R$ 1,00 no Bairro Noêmia
Ação da Diocese de Cachoeira busca auxiliar famílias da região com roupas e cobertores durante a queda nas temperaturas
Cachoeira está na final da Tafona da Canção Nativa
Música tem letra de Carlos Eduardo Nunes e melodia de Matheus Bica e Ezequiel da Rosa
