ESTADO DE CALAMIDADE

Cidade em emergência por causa da dengue

03/04/2024 00:04 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Zika e febre chikungunya também assustam

A prefeita municipal Angela Schuh decretou ontem situação de emergência e estado de calamidade pública em razão da infestação do mosquito da dengue e o crescimento do número de casos. O plano de contingência inclui zika e febre chikungunya. Desde que a dengue avançou no estado, a Secretaria Municipal de Saúde remobilizou os mutirões nos bairros e acelerou o engajamento das escolas nas medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor.

A reação do Município será coordenada pela Superintendência Municipal de Defesa Civil, segundo o decreto que autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta nos próximos 180 dias. Até a Semana Santa, apenas 31 dos 497 municípios gaúchos não eram considerados infestados pelo mosquito causador da dengue, que já tinha vitimado 40 pessoas no RS em 2024. Cachoeira do Sul até então, estava com zero mortes.

ÚLTIMO BOLETIM
Pelo penúltimo boletim do setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Cachoeira do Sul somava 72 diagnósticos da doença ao longo deste ano na cidade, nenhum caso com consequências graves. Ontem, na atualização do boletim, já eram 99 casos confirmados e mais cinco com sinal de alarme, totalizando 104.

BOLETIM DA DENGUE
104 casos confirmados de dengue em 93 dias de 2024
121 casos descartados em testes de dengue em 2024
Zero óbitos por dengue em 2024
7 casos descartados para febre chikungunya

GUIA JP
Como denunciar criatórios do mosquito da dengue em Cachoeira

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
- 9-9693-6298 (ligações e Whats)
- 9-9798-0157 (apenas Whats)

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
- 3724-6117

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
- E-mail fiscalizacao@cachoeiradosul.rs.gov.br

O QUE FAZER
Dengue exige prevenção

A DOENÇA
A dengue é causada por vírus e caracterizada principalmente por febre alta de início rápido. Costuma apresentar mal-estar provocado pelos sintomas que normalmente duram até sete dias.

A TRANSMISSÃO
A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, principalmente no final da tarde. Os sanitaristas recomendam uso de repelente e combate a água parada, forma de proliferação do mosquito.

A AJUDA
Em caso de sintomas, a população deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
26/06/2026 16:25

Novo espaço de Cachoeira

Sest Senat já recebe a comunidade cachoeirense

Primeiros atendimentos aconteceram na manhã desta sexta-feira

26/06/2026 16:09

Obituário

26/06/2026 14:56

Em quatro bairros

Corsan interliga redes em Cachoeira do Sul para melhorar abastecimento de água

Investimento foi de R$ 54 mil, beneficiando as regiões da Quinta, São José, Oliveira e Santa Helena

26/06/2026 14:27

CONTRATAÇÃO

Prefeitura vai alugar serviços para o desfile da pátria

Som, palanque e banheiros químicos serão alugados

26/06/2026 11:52

De olho no futuro

Alunos do Projeto Profissionais do Amanhã conheceram a rotina da Brigada Militar de Cachoeira

15 estudantes acompanharam demonstrações técnicas e atividades da corporação

26/06/2026 00:06

R$ 25 MILHÕES INVESTIDOS

Sest/Senat inaugura com 18 colaboradores

Há planos para futuro

26/06/2026 00:02

MEIA PISTA

Ministro libera Ponte do Fandango

Passagem será para todos tipos de veículos a partir deste domingo

26/06/2026 00:00

45 TRECHOS

Corsan vai consertar 10 ruas de Cachoeira

25/06/2026 18:16

Obituário

25/06/2026 14:47

CIDADE EM OBRAS

Corsan inicia repavimentação em 45 trechos de vias em Cachoeira do Sul

Cronograma abrange dez importantes vias da cidade e contempla recomposição asfáltica, compactação e nivelamento da malha urbana

25/06/2026 00:04

JP/24ª CRE NA SALA DE AULA

Além da Copa e do futebol

Mundial foi o tema de trabalho em escolas, na companhia do JP

25/06/2026 00:00

Mortes