ESTADO DE CALAMIDADE

Cidade em emergência por causa da dengue

03/04/2024 00:04 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Zika e febre chikungunya também assustam

A prefeita municipal Angela Schuh decretou ontem situação de emergência e estado de calamidade pública em razão da infestação do mosquito da dengue e o crescimento do número de casos. O plano de contingência inclui zika e febre chikungunya. Desde que a dengue avançou no estado, a Secretaria Municipal de Saúde remobilizou os mutirões nos bairros e acelerou o engajamento das escolas nas medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor.

A reação do Município será coordenada pela Superintendência Municipal de Defesa Civil, segundo o decreto que autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta nos próximos 180 dias. Até a Semana Santa, apenas 31 dos 497 municípios gaúchos não eram considerados infestados pelo mosquito causador da dengue, que já tinha vitimado 40 pessoas no RS em 2024. Cachoeira do Sul até então, estava com zero mortes.

ÚLTIMO BOLETIM
Pelo penúltimo boletim do setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Cachoeira do Sul somava 72 diagnósticos da doença ao longo deste ano na cidade, nenhum caso com consequências graves. Ontem, na atualização do boletim, já eram 99 casos confirmados e mais cinco com sinal de alarme, totalizando 104.

BOLETIM DA DENGUE
104 casos confirmados de dengue em 93 dias de 2024
121 casos descartados em testes de dengue em 2024
Zero óbitos por dengue em 2024
7 casos descartados para febre chikungunya

GUIA JP
Como denunciar criatórios do mosquito da dengue em Cachoeira

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
- 9-9693-6298 (ligações e Whats)
- 9-9798-0157 (apenas Whats)

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
- 3724-6117

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
- E-mail fiscalizacao@cachoeiradosul.rs.gov.br

O QUE FAZER
Dengue exige prevenção

A DOENÇA
A dengue é causada por vírus e caracterizada principalmente por febre alta de início rápido. Costuma apresentar mal-estar provocado pelos sintomas que normalmente duram até sete dias.

A TRANSMISSÃO
A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, principalmente no final da tarde. Os sanitaristas recomendam uso de repelente e combate a água parada, forma de proliferação do mosquito.

A AJUDA
Em caso de sintomas, a população deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
24/07/2026 17:05

Cheia do Jacuí

Balsa reduz o horário de travessia no São Lourenço

Expectativa é de que Rio Jacuí pare de subir para manter o serviço

24/07/2026 00:05

CAMPANHA DE ASSINATURAS

Sorte que vale R$ 32 mil

1º sorteio será no dia 12 de agosto

24/07/2026 00:03

BOA NOTÍCIA

Ulbra/Cachoeira tem autorizados dois novos cursos

Terapia Ocupacional e Desenvolvimento de Sistemas abrem turmas ano que vem na cidade

24/07/2026 00:02

COMUNICADO DE AUDITORIA

TCE emite alerta sobre situação do Faps

Prefeitura elaborou atualização do plano de amortização

24/07/2026 00:00

CAMPEONATO EM SÃO PAULO

Calopsitas de Cachoeira são campeãs

24/07/2026 00:00

Mortes

23/07/2026 10:22

Aves

Calopsitas de Cachoeira são campeãs em São Paulo

Criadouro Bragamonte faturou 22 títulos no Campeonato Brasileiro

23/07/2026 00:01

BUSCA DE SOLUÇÃO

Falta de vagas nos cemitérios no radar do MP

Carência é de 550 carneiros por ano em Cachoeira do Sul

23/07/2026 00:00

Mortes

23/07/2026 00:00

FOTOGRAFIA VALE R$ 300,00

Mercado de Pulgas lança concurso