Blog dos Bichos

Dividir o prato com o PET não faz bem

29/04/2023 09:21 - por Cristiane Vieira da Cunha

Recentemente, uma cena do ator Sylvester Stallone dividindo o prato de comida com o cachorro viralizou na internet. A cena faz parte de um novo reality show, que mostrará o ator de Hollywood em família.

No mesmo período, uma influenciadora brasileira gerou polêmica ao dar um pedaço de tapioca para o pet e continuar comendo depois. Os dois episódios fizeram muita gente se questionar se está tudo bem em compartilhar a comida com cães e gatos, mas a resposta é não. 

Por que este hábito não faz bem nem para o tutor, nem para o animal?
Cada espécie possui uma flora de microrganismos, incluindo vírus, bactérias e protozoários. Compartilhar o mesmo prato pode levar ao contato destas floras para a outra espécie, e causar desequilíbrio e pequenos transtornos. 

Animais também podem ter problemas. 
No que diz respeito aos pets, além de um possível desequilíbrio da flora intestinal, o maior problema está na alimentação inadequada. A principal doença na medicina veterinária é a periodontal, seguida da obesidade. Assim, um dos problemas é o ganho de peso excessivo dos animais, que pode levar a um déficit imunológico, por exemplo, ou inflamação crônica.

Também há a questão de alimentos tóxicos, como cebola, alho, cebolinha, que podem estar presentes na alimentação humana. A longo prazo, a alimentação inadequada pode levar ao desenvolvimento de deficiências nutricionais graves, que comprometem a saúde e o bem-estar do pet.

Zoonoses reversas
Independentemente de dividir ou não o prato com o pet, você sabia que existem doenças que os humanos podem transmitir para cães e gatos? Elas são chamadas de zoonoses reversas. 

Dentre as mais comuns estão as de diarreia, como giardíase, salmonelose, colibacilose, além da tuberculose.
Micoses, gripes e caxumba também podem ser transmitidas de humanos para pets. 

Fonte: vidadebicho.globo.com

Faça seu login para comentar!