LIVE HISTÓRICA

E a ponte, presidente?

24/11/2022 00:03 - por Robson Neves

Promessa de Jair Bolsonaro de reconstruir o vão completa um ano

José Otávio, Bolsonaro, Hamm e Tarcísio: promessa completa hoje um ano sem sequer previsão de obra / arquivo

A promessa de reforma feita pelo presidente Jair Bolsonaro, em um vídeo ao lado do prefeito José Otávio Germano, completa hoje um ano e sequer existe a previsão de iniciar a obra de reforço estrutural da Ponte do Fandango, um dos principais acessos à zona urbana de Cachoeira do Sul. Como a promessa de Bolsonaro permanece apenas no vídeo de um minuto e 48 segundos gravado no dia 24 de novembro de 2011, em Brasília, caminhões trucados, carretas e bitrens seguem proibidos de passar pela Ponte do Fandango, com os motoristas tendo que pagar a balsa para fazer a travessia do Rio Jacuí.

A Ponte do Fandango foi interditada em 29 de outubro do ano passado, após a Defesa Civil constatar a rachadura de uma das longarinas de um dos vãos do viaduto, já dentro da área da Barragem do Fandango. Semanas depois, José Otávio foi pessoalmente a Brasília cobrar a recuperação da estrutura, pois a sua interdição, mesmo que parcial, prejudica o transporte de cargas de Cachoeira e região.

Na audiência, Bolsonaro afirma que “chegamos a um denominador comum para resolver essa questão da ponte, que está interditada no momento. É uma nova ponte aproveitando a velha estrutura, é isso mesmo prefeito?”, passando a palavra a José Otávio. Logo depois, Bolsonaro se volta para o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. “Tarcísio, é uma ponte nova com a velha estrutura que vai realmente resolver o problema da região, inclusive vai passar de 35 para 70 toneladas. É isso mesmo?”, questiona Bolsonaro, sobre o que havia sido tratado antes da gravação.

“ISSO MESMO, PRESIDENTE”
Na ocasião, Tarcísio respondeu: “é isso mesmo presidente, a gente vai fazer um reforço estrutural. Vai suportar bitrens, aqueles caminhões pesados, vão passar com segurança. A gente já está trabalhando no projeto de engenharia pra reabilitação estrutural. A população vai ficar segura com essa nova ponte que vai receber”. Logo depois, Bolsonaro se despede mandado abraços a todos e o vídeo é finalizado. Passado um ano, a comunidade de Cachoeira segue esperando a reforma da ponte, que está liberada apenas para carros de passeio, ônibus e caminhões toco.

 

DUAS PERGUNTAS
Para José Otávio Germano, prefeito de Cachoeira do Sul

A demora para iniciar a reforma da Ponte do Fandango preocupa o prefeito José Otávio?
“Isso me preocupa, mas recebi a informação do deputado federal Afonso Hamm e também do Dnit em Brasília de que o projeto será concluído ainda neste mês de novembro. O projeto é a primeira parte para de fato começar a reforma”.

O senhor pretende cobrar do governo federal a reforma da Ponte do Fandango?
“Vou cobrar ainda neste governo o cumprimento daquilo que foi prometido para Cachoeira. Não tendo andamento da obra neste ano, ou mesmo que tenha, no início do próximo ano, vou ao presidente Lula, que é meu amigo, para solicitar agilidade no assunto e colocá-lo ciente da importância da Ponte do Fandango para Cachoeira do Sul e região”.

 

UM ANO DA PROMESSA
JP não esqueceu e foi atrás

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O Jornal do Povo manteve contato com a assessoria do presidente Jair Bolsonaro e questionou se ele vem acompanhando o andamento do processo sobre a reforma prometida da Ponte do Fandango. “Sua demanda está sendo direcionada para o Dnit”, informou a assessoria do presidente Bolsonaro.

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA
O Jornal do Povo também tentou obter informações sobre a futura obra junto ao Ministério da Infraestrutura, onde a assessoria sugeriu que fosse feito contato com o Dnit.

DNIT
Antes de contatar o gabinete de Bolsonaro e o Ministério da Infraestrutura, o JP questionou o Dnit sobre o motivo da demora para o início da obra. O Dnit informou que técnicos da autarquia estão avaliando as propostas de engenharia apresentadas para concluir o anteprojeto – necessário para que a obra possa ser licitada. Somente após essa análise e a aprovação do anteprojeto é que será possível abrir a licitação e contratar a empresa que irá executar o serviço.

Faça seu login para comentar!
18/04/2024 16:27

Eleição 2024

PL terá Ronaldo Trojahn como candidato a prefeito

Reunião do partido firmou decisão na noite de quarta-feira

18/04/2024 00:05

PREFEITURA

Comitiva de Angela está em Brasília

Demandas são UFSM, Iffar e Saúde

17/04/2024 17:06

Finanças públicas

Governo Angela Schuh tem 79 cargos de confiança

Gasto com estes cargos é de R$ 257 mil mensais

17/04/2024 10:59

Finanças públicas

Terceirização da saúde estoura de vez o limite de gastos na Prefeitura

Percentual de gastos da receita em 2023 fechou em 64,95%, apontou TCE

17/04/2024 00:03

CACHOEIRA MERECE MEDICINA

Unisc visita os engenhos

Reitoria veio com engenheiros para avaliar imóvel

17/04/2024 00:01

LISTA INICIAL

PL tem 22 candidatos a vereador

16/04/2024 16:08

Mobilização

Unisc visita o prédio do Engenho Roesch como alternativa para Medicina

Proprietários admitem possibilidade de reformar estrutura e alugar para o Município

16/04/2024 00:00

CÂMARA

31,7 milhões suplementam o orçamento

Esperança para emendas travadas

16/04/2024 00:00

APROVADO NA CÂMARA

Incentivos tributários para programas habitacionais

15/04/2024 16:38

Obras públicas

Empresa de Porto Alegre apresenta menor valor para segunda fase da Rua Coberta

Exponencial Engenharia vai cobrar R$ 540 mil pela obra

15/04/2024 00:06

CORTE DE 37%

Rigon: dinheiro da Saúde dura só até agosto

SMS tem 36 milhões para trabalhar

15/04/2024 00:02

DECISÃO DO GOVERNO ANGELA

Sigilo na auditoria da Saúde

Medida foi tomada para preservar profissionais e pacientes