EVENTO REUNIU 15 COOPERATIVAS
Celetro sediou encontro inédito do cooperativismo de eletrificação
Bertino Rech foi eleito para o conselho fiscal da Fecoergs
A sede administrativa da Celetro, em Cachoeira do Sul, foi palco de um momento histórico nesta quarta-feira (21). Pela primeira vez em 55 anos a cooperativa sediou um encontro com participação maciça dos dirigentes das 15 cooperativas de eletrificação filiadas à Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS).
A assembleia geral do sistema foi marcada por debates estratégicos sobre os rumos do setor, com ênfase em temas como sustentabilidade, integração entre as cooperativas e os desafios do novo cenário regulatório do setor elétrico.
O presidente da Celetro, Bertino Rech, anfitrião do encontro, destacou a importância do momento. “Em 55 anos, até então, nunca havíamos recebido uma presença tão expressiva das cooperativas de energia aqui na Celetro. Isso nos deixa extremamente honrados. A Celetro é e seguirá sendo parceira das cooperativas coirmãs, da Fecoergs e do Sindicooper. Caminhar na mesma direção de todo o setor cooperativo de eletrificação é o nosso maior objetivo”, frisou.
Durante o encontro, ficou evidente a crescente necessidade de que as cooperativas incorporem de forma mais ampla práticas sustentáveis em seus processos de geração e distribuição de energia, alinhando-se às diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG) que têm pautado o setor energético em todo o mundo. As lideranças também reforçaram que a intercooperação, um dos pilares do cooperativismo, deve ser cada vez mais valorizada como caminho para superar os desafios comuns, otimizar recursos e fortalecer o setor.
O presidente da Fecoergs, Erineo José Henemann, reforçou essa visão de unidade e responsabilidade compartilhada. “Estamos aqui para alinhar estratégias e integrar as cooperativas diante dos desafios que surgem. Hoje, atendemos mais de 1 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul. Isso nos coloca sob uma responsabilidade enorme. A Aneel reconhece o sistema cooperativo como um dos segmentos mais eficientes do setor elétrico brasileiro, mas sabemos que grandes mudanças estão vindo com a reforma tributária e o novo modelo de mercado de energia. Precisamos estar preparados para garantir que essas mudanças não prejudiquem os cooperados nem as cooperativas”, destacou Henemann.
A assembleia também foi espaço para tratar de temas como o avanço do programa Energia Forte no Campo, o fortalecimento da geração própria de energia (com 55 usinas em operação entre as cooperativas), os desafios do armazenamento de energia, a abertura gradual do mercado livre e a adaptação das cooperativas ao novo ambiente regulatório do setor.
Representando o Sindicooper (Sindicato das Cooperativas de Eletrificação), Renato Martins destacou o papel das entidades federativas no apoio técnico e político às cooperativas. “É com muita satisfação que viemos a Cachoeira do Sul junto com a nossa coirmã Celetro, que realiza um trabalho essencial, principalmente no meio rural. A Fecoergs, ao lado do Sindicooper, atua na representação política das nossas 15 cooperativas e também no desenvolvimento de estratégias conjuntas. Nosso trabalho envolve tanto a esfera política quanto a técnica, sempre buscando defender os interesses do sistema cooperativo de eletrificação.”
Além das discussões técnicas, o evento foi marcado por um forte espírito de congraçamento e união entre os dirigentes, fortalecendo os laços entre as cooperativas e reafirmando o compromisso do setor com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do meio rural gaúcho.
Celetro representada no Conselho Fiscal da Fecoergs
Durante o encontro em Cachoeira do Sul, aconteceu também a eleição do Conselho Fiscal da Fecoergs. O presidente da Celetro, Bertino Rech, está entre os titulares, juntamente com Vicente Czycza, vice-presidente da Cooperluz, e Paulo Rocha, vice-presidente da Coopernorte.
O vice-presidente da Celetro, Laércio Radtke, está entre os suplentes do Conselho Fiscal, junto de Ederson Pereira Madruga, da Certaja Energia, e Mateus Stefanello, diretor de Geração e Comercialização da Coprel.
Encontrou algum erro? Informe aqui
AgroCentro debate o agro
Evento será na Sociedade Rio Branco
11 mil já declararam o IR de 2025
Prazo vence na sexta que vem
11 mil cachoeirenses já declararam seus ganhos à Receita Federal
Prazo para encaminhar os dados vence na sexta-feira da semana que vem
Americanas fecha as portas em Cachoeira
Rede está em recuperação judicial
Senai de casa nova
Inauguração oficial será na próxima segunda-feira
Americanas fecha as portas em Cachoeira após 11 anos
Loja, que já fechou 200 unidades desde 2023, amanheceu com as portas fechadas no município
TNSG diz ter prejuízo mensal de R$ 60 mil
Reajuste da tarifa sem previsão
Gasolina em Cachoeira é a sexta mais barata do RS
Pesquisa da ANP foi feita em 33 cidades gaúchas
Cachoeira bate recorde em desenvolvimento
Indicador calculado pela Firjan considera dados de educação, saúde e emprego e renda
INSS define como pagará os desvios
9 milhões de cidadãos foram prejudicados
Rancho da Uergs sobe 7,11%
Cesto de abril pesquisado pelo curso de Administração subiu R$ 38,85