Blog da Arquiteta

Iluminação de jardim!

04/04/2023 10:29 - por Luiza Pereira Ribeiro

A iluminação externa é importante tanto para a segurança quanto para a beleza dos ambientes durante a noite. Um caminho bem iluminado promove a movimentação mais segura e atraente. Neste post conheceremos os tipos de acessórios e qual combina mais com seu jardim.

Postes
Muito utilizados para decoração de jardins, parques e praças, pois possuem formatos arrojados de diferentes alturas. Alguns são abastecidos por luz solar. 

Cordões de luz
Os cordões famosos em época de Natal, ultimamente têm feito parte das decorações de eventos e festas. Trazem um ar charmoso e estiloso para os ambientes e também podem ser encontrados de diversos tamanhos, cores e modelos. 

Balizadores
Indicados para iluminar e marcar os caminhos, sinalizando degraus, escadas e passeios. Têm o facho de luz direcionado para o chão proporcionando uma visualização clara do ambiente. 

Luminárias espeto 
Luminárias instaladas no solo de fácil manuseio, também podem ser abastecidos por luz solar. Existem de vários tamanhos, cores e modelos articuláveis, os quais você direciona a luz sem move-lo de lugar. 

Refletores
São ornamentações para grandes jardins, direcionando o foco de luz para um ponto de destaque. Podem ser encontrados de diversos tamanhos, cores e materiais. 

Embutidos no solo 
Esse tipo de iluminação realça a vegetação do solo, deixa o jardim mais charmosos, valorizando a paisagem. 

Arandelas
Luminárias de parede que podem ser instaladas próximas a porta de entrada da casa promovendo o acolhimento, assim como nos muros, paredes e escadas destacando o trajeto. Podem ser encontradas de diversos formatos e design. 

 

Luminárias subaquáticas
Como o próprio nome já diz, essas luminárias iluminam dentro da água. Embelezam piscinas e fontes, assim como promovem segurança ao sinalizar a presença da água. 

Lanternas
Peças decorativas que iluminam o ambiente. Podem ser distribuídas pelo chão, penduradas em árvores ou pergolados, pois são independentes da rede elétrica. 

Qual a melhor cor de luz para seu jardim?
Muitas pessoas costumam utilizar a luz verde nos jardins, porém essa cor não auxilia no processo de fotossíntese da planta, pois as plantas não absorvem a cor verde, apenas a refletem. No entanto, o verde deixa as plantas monocromáticas, sem contraste e sem intenção. 

A luz amarela e âmbar são as mais indicadas, pois proporcionam um espaço mais acolhedor e relaxante. A luz branca traz mais eficiência quando o ambiente exige maior atenção. 

Faça seu login para comentar!