JUSTIÇA

Liminar garante a coleta de lixo

02/10/2024 00:02 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Conesul havia ameaçado parar após apontamento do TCE sobre quilometragem dos serviços

Coleta de lixo interrompida foi entendida como ato ilícito pelo Tribunal de Contas / arquivo jp

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Procuradoria Jurídica do Município, obteve nesta terça-feira uma medida liminar para garantir que o serviço de recolhimento de lixo urbano não pare na cidade. A empresa responsável pelo serviço, a Conesul, estaria ameaçando suspender os serviços por divergências em relação a um relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado, que determinou que o pagamento à empresa fosse reduzido. 

O relatório apontou a ocorrência de falhas na estimativa de quilômetros a serem percorridos pelos caminhões da contratada constantes nas planilhas de custos, a ausência do emprego do número previsto de profissionais, além da promoção de alterações injustificadas nas planilhas de custos e a ausência de efetivo trabalho de fiscalização contratual.

O Município, por sua vez, defende a não ocorrência de excesso da quilometragem, apresentando levantamento que indica que os caminhões da empresa prestadora dos serviços percorreriam, mensalmente, quilometragem maior do que a estimada pelo relatório de auditoria para os dois sistemas de coleta. 

INTIMAÇÃO DO TCE
Todavia, o TCE intimou o Município de Cachoeira do Sul para, dentre outras sugestões, impor sanção pecuniária à Conesul que, diante do receio de ser multada, havia avisado o Governo Angela que iria suspender os serviços assim que atingida a quilometragem apontada no relatório de auditoria.

Município reagiu ao risco de suspensão
Diante da possível suspensão dos serviços, o Município ingressou com a medida judicial, visando manter a continuidade dos serviços, uma vez que a coleta de lixo consiste em serviço de caráter público e continuado, vinculado à saúde pública e qualidade de vida da população, motivo pelo qual não pode ser descontinuado, sob pena de prejuízo imensurável aos cidadãos.

O Ministério Público, em parecer da promotora Débora Becker, opinou de maneira favorável ao pedido do Município, destacando que “a coleta de lixo constitui serviço essencial, imprescindível à manutenção da saúde pública, o que o torna submisso à regra da continuidade, sua interrupção, ou ainda, a sua prestação de forma descontinuada, extrapola os limites da legalidade e afronta a cláusula pétrea de respeito à dignidade humana (...) Dessarte, não estando presente nenhuma das hipóteses previstas autorizadoras da interrupção do serviço essencial prestado”.

INTERRUPÇÃO ILÍCITA
A juíza Amanda Rodrigues da Gama concedeu a liminar na manhã desta terça-feira, afirmando que “ainda que seja imposta sanção em face da Conesul, caso a entenda indevida, dispõe dos meios legais para contestar, não havendo como considerar lícita ou regular a intenção de interrupção do serviço público para manifestar sua insurgência”. O Município incluiu no polo passivo o Tribunal de Contas do Estado, para amplo conhecimento da situação enfrentada.

IMPORTANTE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez também uma auditoria sobre os serviços, com seus servidores de carreira, e afirma que os números apontados pelo TCE não condizem com a realidade do serviço.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
09/08/2026 09:27

Inscrições abertas

Escola HCB de Saúde abre nova turma para técnicos em enfermagem

Escola profissional de saúde também tem outras formações com matrículas abertas

08/08/2026 00:06

VENTO E CHUVA

Temporal atinge Cachoeira

Casas foram destelhadas, árvores caíram e muitos ficaram sem luz

08/08/2026 00:03

FOGO

Incêndio destrói ônibus da TNSG

08/08/2026 00:00

EVENTO JP E GVC

Líder prepara brindes para os vizinhos

Mais três festas estão confirmadas

08/08/2026 00:00

NESTE SÁBADO

Festival da Lasanha na São José

07/08/2026 16:35

Shows de comédia

Cachoeira terá stand ups de Ivangélica e Carol Delgado

Cidade entra no roteiro dos espetáculos de comédia em pé

07/08/2026 15:22

EVENTO JP E GVC

Ótica Líder já separou brindes para os vizinhos

Mais três festas estão confirmadas. Inscreva sua rua até o dia 19 de agosto

07/08/2026 00:25

Trânsito

PRF anuncia a liberação da BR 153

Desobstrução foi feita pelo Dnit

07/08/2026 00:11

Trânsito

PRF alerta para bloqueio total da BR 153 em Cachoeira do Sul

Árvores foram derrubadas pelo temporal

07/08/2026 00:06

ESTREIA É HOJE

Park Tiaraju está de volta

07/08/2026 00:05

DINHEIRO DO VEC

Justiça abre prazo para projetos sociais

07/08/2026 00:00

Mortes