JP/24ª CRE NA SALA DE AULA

O que o JP levará para a escola em 2025

22/03/2025 00:05 - por Kauã Mello kaua@jornaldopovo.com.br

Projeto definiu o calendário e os temas deste ano

José Ricardo Gaspar do Nascimento é o chefe de Redação do JP: temas do JP na Sala de Aula / ROSANGELA SARTORETTO

A Redação do Jornal do Povo e a equipe da 24ª Coordenadoria Regional de Educação que tratam do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula já definiram o calendário de temas para o ano letivo de 2025. Serão oito reportagens a serem publicadas na primeira segunda-feira de cada mês, iniciando em 7 de abril, trazendo uma abordagem especial, mais didática, para ser utilizada em sala de aula pelos professores inscritos. Neste dia, a escola receberá gratuitamente exemplares da edição do dia, com a reportagem especial, para uso dos alunos. Esta será a 29ª edição do projeto.

Os temas foram escolhidos e serão desenvolvidos pelo chefe de Redação do JP, José Ricardo Gaspar do Nascimento, que possui titulação em História, Geografia e Direito. “Para definir os temas, utilizamos dicas dos professores, assuntos que poderão ser utilizados pelo Enem e também ferramentas para desenvolver a cidadania dos estudantes desde cedo. Conhecer os problemas e admitir sua existência é o primeiro passo para se encontrar uma solução e a nova geração precisa ser engajada neste exercício desde cedo”, explica Ricardão.

MEIO AMBIENTE
O Meio Ambiente será o tema preponderante em 2025 em razão da crise climática mundial que tem reflexos em Cachoeira do Sul e região, com episódios como as secas seguidas e a superenchente do último mês de maio. Em razão disso, em quatro destas edições especiais, haverá mais uma página extra tratando de um tema preservacionista. “Renovaremos também algumas reflexões, como a violência doméstica, que tanto tem dominado os noticiários em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul”, enumera o chefe de Redação do JP.

OS TEMAS EXTRAS
Agendas das páginas especiais

7 DE ABRIL
- O caminho do lixo

Para onde vai o que descartamos? Educação sobre o descarte adequado do lixo e os impactos ambientais do descarte incorreto. O que acontece com o lixo após ser coletado? Qual a diferença entre aterros sanitários, lixões e incineração? O impacto do descarte inadequado no solo, rios e oceanos e o papel da população e do poder público na gestão dos resíduos.

5 DE MAIO
- Reciclagem na prática

Como transformar resíduos em recursos. Incentivo para práticas de reciclagem e reaproveitamento de materiais.
O que pode e o que não pode ser reciclado, como funciona a cadeia da reciclagem (da coleta ao novo produto), o que são as cooperativas de reciclagem e geração de renda sustentável e exemplos de materiais recicláveis e alternativas sustentáveis.

2 DE JUNHO
- Cada gota conta

Como reduzir o desperdício de água? O consumo consciente da água, seu ciclo e sua importância para a vida. Dados sobre desperdício de água no Brasil e no mundo e pequenas ações diárias que fazem a diferença. Tecnologias sustentáveis para economia de água.

7 DE JULHO
- Do esgoto ao rio

O que acontece com a água que usamos? Tratamento de água e esgoto, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos. Como funciona o tratamento de esgoto e por que ele é essencial, poluição de rios e lagos: causas e consequências, o impacto dos resíduos químicos e microplásticos nos ecossistemas aquáticos e as boas práticas para evitar a contaminação da água.

TRÊS PERGUNTAS PARA
José Ricardo Gaspar do Nascimento, 37 anos de jornalismo e chefe de Redação do JP há 30. Foi professor das redes municipal e estadual

Qual a importância do Projeto JP na Sala de Aula?
“São três metas principais: formação de novos leitores, incentivo à escrita e argumentação e a prospecção de novas lideranças. A formação de novos leitores é uma missão permanente do JP, oferecendo o contato das gerações futuras com o jornal impresso, o gosto pela informação, a necessidade pela notícia e pelo serviço e a percepção das portas que se abrem quando se está bem informado.”

Por que o incentivo à argumentação?
“Ler é a melhor forma de alimentar a mente com informações que permitam processar dados, conclusões e projeções para o futuro. A leitura de jornal permite aprender não apenas a receber a informação, mas também gerenciar o que se recebe de informação. Tudo na vida profissional dependerá da forma com que o indivíduo se apresentará em sua comunidade, da redação que decide a nota do Enem à entrevista de emprego. Do TCC da faculdade à construção de um depoimento na Justiça. Do fechamento de uma venda de um doce, de um automóvel ou de um apartamento à elaboração de uma música, de um poema ou de uma carta de amor. Tudo é argumentação e a leitura de jornal permite refinar esta capacidade.”

E como ler jornal prospecta novas lideranças?
“Uma comunidade sempre deve estar preocupada em buscar novas lideranças. As pessoas são finitas e a sociedade precisa se renovar. Trabalhar com jornal na sala de aula permite que as crianças e os adolescentes conheçam sua comunidade, os problemas da sua cidade e a forma como se busca soluções para cada um deles. Quanto mais cedo este conhecimento, mais cedo falará a iniciativa de propor alguma saída, cada idade com seu grau de compreensão. Assim nascem os líderes, com conhecimento, iniciativa, participação e proposição.”

CALENDÁRIO
JP/24ª Coordenadoria Regional de Educação na Sala de Aula 2025

7 DE ABRIL


Inteligência artificial
O tema mais urgente do planeta traz novamente o debate sobre a substituição do homem pela máquina.

5 DE MAIO


Violência doméstica
Como impedir que mulheres, crianças, idosos e PCDs sofram com agressões dentro da própria casa.

2 DE JUNHO


Educação financeira
Quanto vale o dinheiro, como gastar somente dentro do que se dispõe financeiramente. A natureza da dívida e como evitá-la.

7 DE JULHO


Antirracismo
Como identificar o preconceito e combater esta e outras formas de discriminação. O que dizem as leis.

4 DE AGOSTO


Depressão e ansiedade
Os dois males do século 21 avançam rapidamente para a população mais jovem.  Quem pode ajudar?

1º DE SETEMBRO


Semana da Pátria
Que país é este? Os problemas mais urgentes que devem ser debatidos também em sala de aula: saúde, educação, habitação, emprego, lazer e qualidade de vida.

6 DE OUTUBRO


A escola que queremos
Os jovens reclamam muito de sua escola, mas eles sabem que escola querem? Uma que eduque para a vida, para o trabalho ou para o Enem?

3 DE NOVEMBRO


COP30
O Brasil sedia neste mês a reunião da cúpula climática da Organização das Nações Unidas para debater uma das crises ambientais mais graves da história. O que será debatido e o que será decidido.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
19/04/2025 00:06

255 IMÓVEIS

Esgoto para a zona leste

Investimento da Corsan será de R$ 1,2 milhão nos bairros Barcelos e Bom Retiro

19/04/2025 00:04

APELO

Mais de 400 denúncias de terrenos sujos

Prefeitura pede que moradores mantenham seus espaços baldios limpos para evitar multas

19/04/2025 00:00

SEMANA SANTA EM CACHOEIRA

Feira indígena leva cultura à Bonifácio

19/04/2025 00:00

GADO EM PISTA

Terça-feira de remate do Servicon

19/04/2025 00:00

Mortes

19/04/2025 00:00

LUTA CONTRA A GRIPE

Idosos são maioria na vacinação

17/04/2025 16:43

FALECIMENTOS

Obituário

17/04/2025 15:59

educação

Saúde trabalhou sobre a prevenção da dengue na Apae

Ação educativa tratou sobre o combate ao mosquito

17/04/2025 10:35

Leitura jurídica

Cachoeirense é um dos autores de livro sobre lavagem de dinheiro

Teilor da Silva é promotor de Justiça no Paraná

17/04/2025 00:01

FISCALIZAÇÃO

Geriátrica clandestina é fechada

5 idosos estavam na residência

17/04/2025 00:00

Mortes

17/04/2025 00:00

CARNE COM CHEIRO RUIM

Escola Diva Fachin nega ter servido comida estragada