JP/24ª CRE NA SALA DE AULA
O que o JP levará para a escola em 2025
Projeto definiu o calendário e os temas deste ano
A Redação do Jornal do Povo e a equipe da 24ª Coordenadoria Regional de Educação que tratam do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula já definiram o calendário de temas para o ano letivo de 2025. Serão oito reportagens a serem publicadas na primeira segunda-feira de cada mês, iniciando em 7 de abril, trazendo uma abordagem especial, mais didática, para ser utilizada em sala de aula pelos professores inscritos. Neste dia, a escola receberá gratuitamente exemplares da edição do dia, com a reportagem especial, para uso dos alunos. Esta será a 29ª edição do projeto.
Os temas foram escolhidos e serão desenvolvidos pelo chefe de Redação do JP, José Ricardo Gaspar do Nascimento, que possui titulação em História, Geografia e Direito. “Para definir os temas, utilizamos dicas dos professores, assuntos que poderão ser utilizados pelo Enem e também ferramentas para desenvolver a cidadania dos estudantes desde cedo. Conhecer os problemas e admitir sua existência é o primeiro passo para se encontrar uma solução e a nova geração precisa ser engajada neste exercício desde cedo”, explica Ricardão.
MEIO AMBIENTE
O Meio Ambiente será o tema preponderante em 2025 em razão da crise climática mundial que tem reflexos em Cachoeira do Sul e região, com episódios como as secas seguidas e a superenchente do último mês de maio. Em razão disso, em quatro destas edições especiais, haverá mais uma página extra tratando de um tema preservacionista. “Renovaremos também algumas reflexões, como a violência doméstica, que tanto tem dominado os noticiários em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul”, enumera o chefe de Redação do JP.
OS TEMAS EXTRAS
Agendas das páginas especiais
7 DE ABRIL
- O caminho do lixo
Para onde vai o que descartamos? Educação sobre o descarte adequado do lixo e os impactos ambientais do descarte incorreto. O que acontece com o lixo após ser coletado? Qual a diferença entre aterros sanitários, lixões e incineração? O impacto do descarte inadequado no solo, rios e oceanos e o papel da população e do poder público na gestão dos resíduos.
5 DE MAIO
- Reciclagem na prática
Como transformar resíduos em recursos. Incentivo para práticas de reciclagem e reaproveitamento de materiais.
O que pode e o que não pode ser reciclado, como funciona a cadeia da reciclagem (da coleta ao novo produto), o que são as cooperativas de reciclagem e geração de renda sustentável e exemplos de materiais recicláveis e alternativas sustentáveis.
2 DE JUNHO
- Cada gota conta
Como reduzir o desperdício de água? O consumo consciente da água, seu ciclo e sua importância para a vida. Dados sobre desperdício de água no Brasil e no mundo e pequenas ações diárias que fazem a diferença. Tecnologias sustentáveis para economia de água.
7 DE JULHO
- Do esgoto ao rio
O que acontece com a água que usamos? Tratamento de água e esgoto, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos. Como funciona o tratamento de esgoto e por que ele é essencial, poluição de rios e lagos: causas e consequências, o impacto dos resíduos químicos e microplásticos nos ecossistemas aquáticos e as boas práticas para evitar a contaminação da água.
TRÊS PERGUNTAS PARA
José Ricardo Gaspar do Nascimento, 37 anos de jornalismo e chefe de Redação do JP há 30. Foi professor das redes municipal e estadual
Qual a importância do Projeto JP na Sala de Aula?
“São três metas principais: formação de novos leitores, incentivo à escrita e argumentação e a prospecção de novas lideranças. A formação de novos leitores é uma missão permanente do JP, oferecendo o contato das gerações futuras com o jornal impresso, o gosto pela informação, a necessidade pela notícia e pelo serviço e a percepção das portas que se abrem quando se está bem informado.”
Por que o incentivo à argumentação?
“Ler é a melhor forma de alimentar a mente com informações que permitam processar dados, conclusões e projeções para o futuro. A leitura de jornal permite aprender não apenas a receber a informação, mas também gerenciar o que se recebe de informação. Tudo na vida profissional dependerá da forma com que o indivíduo se apresentará em sua comunidade, da redação que decide a nota do Enem à entrevista de emprego. Do TCC da faculdade à construção de um depoimento na Justiça. Do fechamento de uma venda de um doce, de um automóvel ou de um apartamento à elaboração de uma música, de um poema ou de uma carta de amor. Tudo é argumentação e a leitura de jornal permite refinar esta capacidade.”
E como ler jornal prospecta novas lideranças?
“Uma comunidade sempre deve estar preocupada em buscar novas lideranças. As pessoas são finitas e a sociedade precisa se renovar. Trabalhar com jornal na sala de aula permite que as crianças e os adolescentes conheçam sua comunidade, os problemas da sua cidade e a forma como se busca soluções para cada um deles. Quanto mais cedo este conhecimento, mais cedo falará a iniciativa de propor alguma saída, cada idade com seu grau de compreensão. Assim nascem os líderes, com conhecimento, iniciativa, participação e proposição.”
CALENDÁRIO
JP/24ª Coordenadoria Regional de Educação na Sala de Aula 2025
7 DE ABRIL
Inteligência artificial
O tema mais urgente do planeta traz novamente o debate sobre a substituição do homem pela máquina.
5 DE MAIO
Violência doméstica
Como impedir que mulheres, crianças, idosos e PCDs sofram com agressões dentro da própria casa.
2 DE JUNHO
Educação financeira
Quanto vale o dinheiro, como gastar somente dentro do que se dispõe financeiramente. A natureza da dívida e como evitá-la.
7 DE JULHO
Antirracismo
Como identificar o preconceito e combater esta e outras formas de discriminação. O que dizem as leis.
4 DE AGOSTO
Depressão e ansiedade
Os dois males do século 21 avançam rapidamente para a população mais jovem. Quem pode ajudar?
1º DE SETEMBRO
Semana da Pátria
Que país é este? Os problemas mais urgentes que devem ser debatidos também em sala de aula: saúde, educação, habitação, emprego, lazer e qualidade de vida.
6 DE OUTUBRO
A escola que queremos
Os jovens reclamam muito de sua escola, mas eles sabem que escola querem? Uma que eduque para a vida, para o trabalho ou para o Enem?
3 DE NOVEMBRO
COP30
O Brasil sedia neste mês a reunião da cúpula climática da Organização das Nações Unidas para debater uma das crises ambientais mais graves da história. O que será debatido e o que será decidido.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Cartório Eleitoral de casa nova
Prédio na Rua 15 de Novembro foi alugado por R$ 5,500,00 mensais
Cachoeira vai vacinar contra dengue
Imunizantes chegam semana que vem
UAB/Cachoeira mantém AA
Conceito máximo já havia sido alcançado em setembro
HCB VIP com 30% de ocupação
Batizada de Select, ala com 8 suítes garante sustentabilidade financeira à instituição
Alunos da escola Antônio Vicente conheceram o JP
Estudantes aprenderam sobre a produção de jornais
Previsão de temporal cancela aulas em escolas do interior
Medida abrange 11 escolas do meio rural
Cachoeira do Sul vai receber vacina contra a dengue
Serão 920 doses de vacina segundo a Coordenadoria de Saúde
Petrus Mello foi campeão em rodeio em Ijuí
Conquista foi na modalidade de violão
Vagas rápidas para estacionar
Espaços podem ser ocupados por 15 minutos com pisca ligado