LOCAL VAGO

Prédio do INSS com apenas 30% de ocupação

20/05/2025 00:05 - por Kauã Mello kaua@jornaldopovo.com.br

Espaço abrigava órgãos municipais até 2023

Espaço para atendimento no INSS conta com apenas 12 servidores e está sendo climatizado

Ocupado até 2023 por diversos serviços públicos municipais, o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cachoeira do Sul, localizado na Rua General Portinho, está, desde então, com apenas 30% do seu espaço sendo utilizado pela autarquia. O imóvel era ocupado por três órgãos da Prefeitura Municipal, o Posto de Saúde Central, hoje na Rua Conde de Porto Alegre, o Centro Princesa do Jacuí, agora na Avenida Brasil, na antiga sede da Justiça Federal, e o Posto de Saúde do Bairro Fátima, agora acumulado na Conde. Juntos, ocupavam uma área de 1.029 metros quadrados, correspondentes a 38% da área construída do imóvel.

Atualmente, a parte de atendimento da agência do INSS de Cachoeira do Sul possui 12 servidores, sendo apenas dois destinados ao atendimento ao público com auxílio de estagiários, e conta com oito guichês de atendimento. Possui um setor com bancos destinados para a espera e dois banheiros no seu interior. Segundo o gerente do INSS, Roger Ulisses de Menezes Sanmartin, todas as manutenções do espaço - que têm um alto custo - têm sido feitas. Além disso, está sendo concluída a climatização da agência no seu setor de atendimento.

DEPÓSITO REGIONAL
No momento da reportagem, a agência estava com um fluxo grande de pessoas no período do meio-dia e apenas dois servidores realizando atendimento. Parte do prédio, anteriormente ocupada pelos órgãos municipais, está sendo utilizada como depósito de arquivos e equipamentos de agências do INSS de outros municípios.

O que será feito com o prédio do INSS?
Segundo o gerente do INSS, Roger Ulisses de Menezes Sanmartin, há interesse da agência em transferir a unidade para um local menor, mais moderno e adequado às demandas, pois o órgão não necessita de um espaço tão amplo como o atual. Para isso, existem duas alternativas para o prédio de Cachoeira do Sul: a venda para um órgão público, como o Município ou o Estado, ou a permuta com a iniciativa privada, por meio de um investidor que forneça outro imóvel compatível com as necessidades do INSS.

Ele relata que, até o momento, desconhece algum local em Cachoeira que atenda aos requisitos do instituto. O espaço precisa estar em área central, possuir fácil acesso, acessibilidade e atender às normas de prevenção contra incêndios. “Se alguém quiser construir o prédio, fornecemos a planta e todas as necessidades prontas. Temos o modelo de como funciona uma agência. Se houver algum imóvel que possa ser adaptado, mostramos ao investidor as adequações necessárias”, explica.

TENTATIVAS DE PERMUTA
Sanmartin relata que já houve tentativas de permuta, mas não surgiram interessados. “Se um investidor demonstrar interesse, podemos abrir um edital. É um processo demorado e burocrático, mas possível. Temos como exemplo as agências de Lajeado-RS e Brusque-SC, que aderiram a esse processo”, afirma. Ele reforça que não há necessidade do órgão sair com urgência do local. Segundo Sanmartin, o prédio do INSS em Cachoeira do Sul possui 2.656  metros quadrados de área construída e está avaliado em aproximadamente R$ 4,4 milhões. Ele não soube precisar o número de salas do espaço.

SERVIÇO
Atendimento do INSS

Horário: das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Um mutirão de perícia médica será realizado na agência do INSS neste sábado, das 8h às 14h.

A agência do INSS em Cachoeira do Sul não possui telefone próprio. O único contato oficial é presencial.

Para mais informações, recomenda-se o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135, da central de atendimentos.

IMPORTANTE
O prédio do INSS pode ser compartilhado com outro órgão federal, como os dois presentes em Cachoeira - IBGE ou Receita Federal. A Receita já possui prédio próprio, próximo da área dos velhos engenhos. Já o IBGE chegou a solicitar a cedência de uma área do INSS, mas por questões burocráticas o processo não foi em frente. Segundo Sanmartin, no momento não há expectativa que outro órgão federal seja realocado no prédio. 

TRÊS PERGUNTAS SOBRE
O INSS de Cachoeira do Sul

O que acontece com o INSS caso decidam comprar o prédio?
Se isso acontecer, o INSS não poderá sair da cidade, terá que realizar um contrato de locação em outro local ou uma compra.

Qual o número de atendimentos da agência?
A agência de Cachoeira atende também os municípios de Novo Cabrais, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Agudo, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul e Sobradinho. Apesar de os usuários poderem ser atendidos em qualquer unidade, muitos preferem a de Cachoeira por oferecer mais serviços, como perícias médicas federais, avaliações sociais e reabilitação profissional. O gerente do INSS informa que cerca de 30% dos atendimentos da agência são para emissão da senha provisória do Gov.br. Segundo Sanmartin, em 2024, foram realizados aproximadamente 20 mil atendimentos e em 2025 a média mensal está em 1900 atendimentos.

E os demais serviços?
A maior parte dos serviços oferecidos estão disponíveis pelos canais remotos de atendimento, dispensando a necessidade de comparecimento para atendimento presencial.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
20/05/2025 13:41

Formação continuada

Profissionais da saúde se atualizam sobre feridas

Evento foi promovido pela Ulbra, através do curso de Enfermagem

20/05/2025 00:00

40 CARROS NAS RUAS

App de transporte Levir em Cachoeira

Empresa iniciou as atividades no último sábado

19/05/2025 14:24

TRADICIONALISMO

Invernada do CTG Bonifácio foi campeã na dança em Santa Maria

Par formado por Ricardo Moraes e Júlia Freitas ficou em segundo lugar

19/05/2025 00:04

TUDO PARADO

Impasse atrasa obras públicas

DM Construções alega que precisa receber da Prefeitura

19/05/2025 00:01

TRADICIONALISMO

Estância do Chimarrão brilha em SM

19/05/2025 00:00

Mortes

19/05/2025 00:00

Gauchada na reculuta da ATC

18/05/2025 16:21

Tradicionalismo

Gauchada participa da reculuta da ATC

Tarefas são apresentadas no Parque Estância de São Pedro

18/05/2025 14:03

prêmios

Supermercados Tischler prorrogou campanha dos selos

Consumidores tem até dia 30 de junho para participarem

18/05/2025 13:53

FALECIMENTOS

Obituário