RUSGAS NA CÂMARA
Vereadora ameaça sair de comissão especial
Parlamentar reagiu a cobranças de Mariana Carlos sobre grupo que analisará reforma do Faps
A vereadora Daniela Santos (PL) ameaçou desistir de fazer parte da comissão especial da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul que vai analisar o projeto de lei da Prefeitura que visa alterar o Estatuto dos Servidores alterando regras em relação à aposentadoria dos servidores. A ameaça, que ainda precisará ser formalizada, foi feita durante a sessão ordinária desta segunda-feira, quando ela disse que estava colocando o cargo à disposição para que a vereadora Mariana Carlos (PT) pudesse integrar o grupo.
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, Mariana havia novamente criticado a forma como a presidência do Legislativo conduziu a formação da comissão especial. “O regimento diz que a formação pode ser proporcional ou por blocos. As minorias são um bloco, as bancadas femininas são outro. Mas optaram por colocar as maiores bancadas porque é mais confortável ao governo”, entende a parlamentar.
CONFORTO PARA O GOVERNO
Mariana disse que seria confortável para o governo que a oposição não integre as comissões, “pois é uma pessoa a menos fazendo perguntas. Vou continuar meu trabalho, mas acho que o debate fica empobrecido quando há só uma visão contribuindo. E este é o bloco que tem aprovado tudo, muitas coisas inclusive sem debate”, queixou-se.
ATENÇÃO
Após o fim da sessão, Mariana Carlos (PT) e Alex da Farmácia (Republicanos) seguiram com a discussão. O vereador reclamou da colega usando as redes sociais, enquanto a parlamentar seguia inconformada com a forma como o Legislativo conduziu o processo.
IMPORTANTE
O clima da sessão pesou e em outro momento Alex da Farmácia (Republicanos) reclamou que Mariana Carlos (PT) teria exposto colegas de Câmara nas redes sociais, quando fez as críticas sobre a forma como foi formada a comissão especial. O presidente da Câmara Magaiver Dias (PSDB) se manifestou dizendo que a formação seguiu o regimento e que ele seguiu parecer jurídico da casa para determinar a composição do grupo. Tanto Magaiver como Alex invocaram a necessidade de criar uma comissão de ética – o que sugeriria uma tentativa de enquadrar Mariana Carlos por ter gravado vídeos criticando as ações da Câmara na criação da comissão.
Uma pergunta
A forma como a Câmara montou a comissão foi equivocada?
Não. A Câmara seguiu o mesmo rito de sempre, privilegiando, na montagem das comissões, as maiores bancadas. Assim, foram oficiadas inicialmente PSDB (4 vereadores), Republicanos (3 vereadores) e PL (3 vereadores). A queixa de Mariana de que poderiam integrar blocos parlamentares não prospera. Não existem, formalizados, blocos parlamentares na Câmara de Cachoeira. O texto do regimento da Câmara foi copiado do Congresso Nacional, onde há estes blocos, mas em Cachoeira eles nunca foram criados na prática.
Cachoeira não tem blocos formalizados
Apesar das queixas de Mariana, oficialmente, o Legislativo cachoeirense não possui blocos parlamentares formados e com líderes indicados, logo a formação das comissões historicamente respeitou as bancadas com mais vereadores. Daniela, que integra a comissão e tem votado com o governo, levou as queixas para o lado pessoal, ainda mais depois de um vídeo de Mariana publicado na semana passada em que a petista acusou, com base em um erro cometido pela presidência, a inscrição de Daniela como fora do prazo.
“Não tenho por que ter meu nome enxovalhado em rede social. Perante toda a fala da vereadora, que vejo que está muito ansiosa em participar, a senhora fica com sua verdade e eu fico com minha razão. Não tenho por que ficar ouvindo desaforos e coloco meu nome à disposição da senhora na comissão”, manifestou.
O que disseram
JULIANA SPOLIDORO
A fala de Daniela levantou diversas outras reações dentro do Legislativo, a primeira delas da presidenta da comissão, Juliana Spolidoro. “Não sei de onde essa narrativa fora de contexto de que vão colocar (o projeto) para dizer sim”, disse, rechaçando a manifestação de Mariana, dizendo que a comissão inclusive vai ouvir os sindicatos. “É uma falta de respeito com a população esse desejo insaciável de dizer uma coisa que não é, eu não entendo essa gana por deixar as pessoas em alvoroço. É para deixar as pessoas revoltadas na rede social, raivosas”, disse, acrescentando que a comissão irá somente dizer se os projetos são legais ou não.
RYAN ROSA
Ryan Rosa (PT) adotou um tom mais conciliador e explicou o posicionamento de sua colega de partido, dizendo que o questionamento é sobre a legalidade da formação da comissão. Ele pontuou que nem todos líderes de bancada foram consultados para participar da comissão. “Só queremos colocar nossa visão sobre o tema. Não queremos colocar X contra Y”, pontuou.
ALEX DA FARMÁCIA
Alex da Farmácia (Republicanos) reclamou que Mariana estaria “atropelando os colegas” e disse que independentemente de participação na comissão, o voto de cada vereador em plenário segue tendo o mesmo valor.
Apartes
“Que encheção de saco, na boa.”
Vereadora Juliana Spolidoro, dirigindo crítica às queixas de Mariana Carlos sobre a formação da comissão especial que vai analisar a reforma do Faps
“É uma maioria que se forma para dizer sim.”
Mariana Carlos (PT), criticando a formação de um bloco pró-governo dentro da Câmara aprovando todas propostas da Prefeitura
“Vocês querem colocar a população contra nós.”
Alex da Farmácia (Republicanos), em manifestação contra os posicionamentos dos vereadores do PT que em sua visão estariam tumultuando a discussão sobre a análise dos projetos de reforma do Faps
Encontrou algum erro? Informe aqui
Câmara aprova batismo de duas ruas
Projetos de lei foram da vereadora Daniela Santos
Governo retira projeto de lei de contratações emergenciais da Câmara
Proposta será corrigida e depois retorna
Vereadora relata dificuldades de atuar na causa animal
Adriana Palladino pede pagamento de impositivas para ONGs
Vereadora Daniela ameaça sair de comissão especial sobre a reforma do Faps
Parlamentar reagiu a cobranças de Mariana Carlos sobre formação do grupo que analisará reforma do Faps
Remoção de fios no Centro inicia nesta terça-feira na Rua 7 de Setembro
Ação é da Prefeitura, MP e operadoras
Saúde faz mutirão de vacinação para idosos e grupos vulneráveis
Já foram aplicadas 228 doses de vacinas
Mais 33 contratos emergenciais
Para todos níveis de ensino
Telda Assis é eleita presidenta do PT em Cachoeira do Sul
Ex-vereadora recebeu 67 votos