Blog do Planeta

Carnaval x sustentabilidade - parte I

24/01/2016 00:00

 O tema “sustentabilidade” está presente também no Carnaval.


As escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro fazem o reaproveitamento de quase todos os materiais do barracão.


Já foram feitos carnavais com latinhas de cerveja, garrafas pet, restos de tecido e bambu e até ossos de animais. É muito prazeroso reciclar materiais que iriam para o lixo.


As escolas conseguem economizar cerca de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) em seu orçamento reciclando materiais de desfiles anteriores.


A escola de samba do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro Unidos da Tijuca tem um projeto de Carnaval consciente reciclando em torno de 40% de suas esculturas reutilizando-as em projetos culturais. As plumas utilizadas durante o desfile também são reaproveitadas e acondicionadas com cuidado para serem usadas no ano seguinte. Até os camarotes da quadra da escola são feitos com ferragem utilizada nos carros alegóricos e lâmpadas de baixo consumo.

Fica a dica para as escolas de Cachoeira do Sul!!!
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Ja ta ele de novo,,

Regis Moraes em 02/02/2016 às 14h37

So pensando em sequisso,,eu falei em elefante ,so porque e um animal grande ,nao tem nada a ver com a tromba agora tu ja fica conectando uma coisa com a outra,,e por falar em TROMBA de ELEFANTE ,tu sabe como e que um ELEFANTE se suicida?

Mulheres...

Lecino Ferreira em 02/02/2016 às 11h51

"-Mulheres, aqueles que se diz melhor ENTENDÊ-LAS são AQUELES que tem vontade de sê-las!!" - Lefus, o guru do Lê. (Lefus, o guru de todos os gêneros.) Huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá....Mulheres, ora, ora, minhas bolas...huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá

AMEBA:

Luciano Iserhardt Scherer em 02/02/2016 às 09h05

Noção sobre algo ligado à arte, geografia, comércio, importação... são coisas inúteis mesmo; só as diarreias que tu e o teus amiguinhos de pescaria especial digitam é que é o 'suprassumo da utilidade'. Aliás, como o meu tamanho e peso preocupam... e a citação feita sobre elefante deve ter alguma relação com tamanho da tromba... (Segundo Freud figuras fálicas tem um poder de atração e de influência muito grande a quem tenha problemas psicológicos)

Julian...oooooopppppsss...digo,Luciano

Lecino Ferreira em 01/02/2016 às 15h55

Bah, Tchê, que baita aula de CULTURA INÚTIL tu ameaçou dar. Em falando de penas e penachos dá até pena de ti...mas, qual galinha gorda não conhece as próprias penas? Huáhuáhuáhuá...

CONCORDO COM VOCE!!

Regis Moraes em 01/02/2016 às 13h48

Informacao,conhecimento e cultura geral nao ocupam espaco!! VOCE SIM OCUPA ESPACO!! huahuahuahuahuahuahua Obedecendo LEIS SANITARIAS e LEIS DO IBAMA ( todos animais com grande apetite tipo; HIPOPOTAMUS, ELEFANTES, FOCA,LEAO MARINHO deve estar sempre bem alimenado) PLUMAS DE URUBU: Bom,,o URUBU nao e abatido para alimentacao ,entao as suas plumas sao retiradas uma ,a uma quando o animal for pego com uma arapuca la no LIXAO as penas entao sao retiradas e mandadas para uso em fantasias de carnaval. PELOS DE SOVACO DE MACACO: Tambem muito usado em FANTASIAS de carnaval como bigode ,pega-se o macaco a forca e depila-se o sovaco do infeliz com uma navalha. RABO DE EGUA: Muito facil ,,so cortar o pelo da cola do EQUINO bem rente ,tambem muito usado em Fantasias de carnaval como PERUCA. PENA DE ASAS DE CORUJA: Tambem muito usadas com enfeites carnavalescos especialmente na cabeca. como colher o produto;Pega-se a CORUJA desprevenida ,de preferencia quando a criatura der uma volta de 360 graus para olhar em outra direcao. Como pode-se observar nao e nada facil encontrar material para FANTASIAS de CARNAVAL .entao os RETARDADOS MENTAIS que dao plantao na internet acham que a esmola de 18,171.000 REAIS que e dado ira combrir todos os custos das ESCOLAS..coisas da vida.

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 01/02/2016 às 08h54

Como informação, conhecimento e cultura geral não ocupam espaço... Obedecendo LEIS SANITÁRIAS e LEIS DO IBAMA (sim! povo de carnaval OBEDECE lei, ao contrário do povo de 'outros eventos' onde a teimosia se sobressai a risco de contaminação de doenças, por exemplo!), as plumagens utilizadas para decoração e arte plumária em roupas de luxo, roupas folclóricas e fantasias carnavalescas, desde pelo menos 1970, e suas origens são: - PLUMAS DE AVESTRUZ: África (de animais abatidos para alimentação, com aproveitamento das penas, que jamais conseguem ser retiradas do animal vivo). - PENAS DE FAISÃO: África, Europa e Índia, em alguns casos recolhidas após caírem dos machos após o período de reprodução, e em outros casos retiradas quando do abate destas aves para alimentação, em especial no Egito, que é o maior produtor destas aves, consumidor de sua carne e exportador de suas penas no planeta. Até existem algumas raríssimas pessoas que criam e vendem sua micro produção no Brasil, mas além de raro, baixa qualidade, custam mais caro do que a boa importada. - RABOS DE GALO: Vem dos Estados Unidos, onde não se abate frango, e sim galos, adultos, que tem um sabor diferenciado. E é dos frigoríficos que saem as penas que serão utilizada após limpeza e tingimento - PENAS DE CISNE: Vem da Inglaterra, também de frigoríficos - PENAS DE PATO: De toda a Europa, também de frigoríficos - PENAS DE PAVÃO: São recolhidas após caírem do macho após período de reprodução; as de baixa qualidade são nacionais, e as de boa qualidade e durabilidade são indianas Como pode-se observar, é MUITO diferente do que os retardados mentais que dão plantão falando bobagem na internet pensam e falam, e é por serem na esmagadora maioria das vezes materiais importados que são CAROS e geram ALTO CUSTO para escolas e principalmente destaques. E dai os nadas que não são nem fazem nada na vida roem-se de ciúmes e recalque... Coisas da vida!

Luciana do Blog

Lecino Ferreira em 31/01/2016 às 11h30

Sim, com certeza! Nos preparativos antes dos carnavais no Brasil é a época onde mais se aniquilam aves com penas coloridas - na clandestinidade, é claro -, simplesmente para algumas meia dúzia de gorduchas rebolarem os traseiros adiposos. Dê-se por feliz por participações do Luciano, Régis, Rosalvo, Edson , Delmar e o seu Lê. Se não estás satisfeita, nos bloqueie.

dúvida

Luciana Castilho de Oliveira em 31/01/2016 às 11h01

Gostaria de entender melhor os comentários abaixo. Foram sobre sustentabilidade no carnaval?????

ROSALVO,,

Regis Moraes em 31/01/2016 às 11h01

E verdade huahuahuahuahuahuahuahuashu agora vou dormir que aqui ja sao 20:58 e tenho que levantar as 4:30

REGIS

Rosalvo Lourenço em 30/01/2016 às 18h17

Não é LIPO. É HIPO de hipopótamo. kkkkkkk

LECINO!!

Regis Moraes em 30/01/2016 às 15h10

Boa !! huahuahuahuahua Ele ate pode mandar uma foto frontal ,mais acho melhor primeiro ele fazer uma LIPO huahuahuahuahuahuahua nao ROSALVO ,o cara aquele pode ficar tranquilo ,eu nunca traria mais MALAS ,sai muito caro ,teria que pagar extra pelo pesohuahuahuahuahua

CARRY THAT WEIGHT

Rosalvo Lourenço em 30/01/2016 às 15h10

Vive falando do carnaval de Cachoeira, mas no fundo quer se refestelar em Londres. E do jeito que o carnavalesco é egocêntrico, se o Regis levá-lo para Londres, daqui a pouco teremos, junto com o famoso ponto turístico do Big Ben, teremos o infame monumento BIG LU. Algo de peso, e bota peso nisto. Será um espetáculo dantesco. O Big Lu , e bota big nisto, sendo visitado pela Europa toda ao som de "carry that weigth" Boy, you're gonna carry that weight Carry that weight for a long time Boy, you're gonna carry that weight Carry that weight for a long time I never give you my pillow I only send you my invitation And in the middle of the celebrations I break down Boy, you're gonna carry that weight Carry that weight for a long time Boy, you're gonna carry that weight Carry that weight for a long time You never give me you number You only give me your funnypapers And in the middle of interogation I break down Boy, you're gonna carry that weight Carry that weight for a long time Boy, you're gonna carry that weight Carry that weight for a long time OLHA A TRADUÇÃO COMO TEM TUDO A VER KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Garoto, você irá carregar esse peso Carregar esse peso por um longo tempo Garoto, você irá carregar esse peso Carregar esse peso por um longo tempo Eu nunca te dei meu travesseiro Eu apenas lhe enviei meu convite E no meio das celebrações Eu me desmonto Garoto, você irá carregar esse peso Carregar esse peso por um longo tempo Garoto, você irá carregar esse peso Carregar esse peso por um longo tempo Você nunca me deu o seu número Você só me deu seus papéis divertidos E no meio do interrogatório Eu me desmonto Garoto, você irá carregar esse peso Carregar esse peso por um longo tempo Garoto, você irá carregar esse peso Carregar esse peso por um longo tempo huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhua´

LUCIANO

Rosalvo Lourenço em 30/01/2016 às 11h28

Tá vendo? Tá vendo? Você novamente com comentários de duplo sentido? Tá vendo? Tá vendo? Insinuações com conotação homofóbicas? Tá vendo? Querendo mandar fotos para o REGIS na esperança dele te levar para Londres? Que tristeza! Edson Bonine vai ficar arrasado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

LUCIANO ISERHARDT SCHERER

Lecino Ferreira em 30/01/2016 às 10h38

Combine com as escolas sem-samba de DEVOLVER a ESMOLA FIASQUENTA de R$18.171,71 aos cofres da PMCA. Quanto ao que digitastes aos meus dois amigos e companheiros - ARAUTOS da gozação e sarcasmos -, creio que vai ficar difícil ,pois a pança sete quedas , tipo avalanche de lipídios, impedirá de ver inclusive teus joelhos...huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá... "Guaipeca capado e cotoco não se mete em cio de cusca doberman." - Lefus o eterno guru do LÊ.

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 30/01/2016 às 08h30

LEZIVO: Concordo contigo! Temos um carnaval PAUPÉRRIMO! Por isso as escolas até agora estão gastando apenas de 30 a 60 mil reais cada para irem para a avenida... o que seria um valor razoável de AJUDA DE CUSTOS, por escola, e não aquela ESMOLA FIASQUENTA de dezoito mil! ROSALVA e RÉGIS: Já que vocês estão tão interessados no tamanho e no aperto da calça, devo eu procurar uma foto frontal, com a fantasia, para vocês analisarem o meu baixo ventre e o que realmente lhes interessa?

REGIS

Rosalvo Lourenço em 29/01/2016 às 14h46

A calça de lycra tava atochada. Se tivesse folgada, o tecido para a produção de lona de caminhão seria suficiente para a empresa não importar matéria-prima por 10 anos. huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá

ROSALVOhuahuahuahuahuahu

Regis Moraes em 29/01/2016 às 13h21

Gostei da calca de lycra huahuahuahuahuahuahuahua nao paro mais de rir huahuahuahuahuahuahua so que eu acho que ela nao era tao grande assim,aja visto que estava bem atochadahuahuahuahuahuauhuahu

Reciclagem

Rosalvo Lourenço em 29/01/2016 às 11h07

A reciclagem é fundamental para a sustentabilidade do planeta. Não se concebe mais desperdício em nome das festa de Momo. Portanto, galinhas mortas na encruzilhada e, podem sim serem depenadas para utilização em fantasia. Soube que a calça de lycra usada no ano passado pelo Luciano, foi vendida para uma fábrica de lonas de caminhão. Era só necessário passar o tecido em um solução impermeabilizante. Feito isso, a fábrica economizou a produção de uma ano todo tamanho era o tamanho da peça. Portanto, muitas vezes viajamos de carro e nem vemos que caminhões de 50 toneladas estão sendo cobertos por uma tecido que um dia foi uma linda calça de lycra.

BLOCOS NA RUA, NÃO! POVO NAS RUAS, SIM!

Lecino Ferreira em 29/01/2016 às 10h17

MaldiPTos...MaldiPTos...amaldiçoados! O Brasil passando pelo fundo do poço, pois o fundo - como tudo dos PTralhas -, era falso e esses hiPócriTas pensando em fazer farra, mais ainda, com erário em um carnavalzinho paupérrimo e sem graça. Nem o que usam num ano pode ser reciclado no seguinte, pois PAPEL CREPOM, se suá-lo, estraga. Em tempo: Pode-se falar que um senhor de 63 anos (com aparência de 62 anos 11 meses 29 dias 23 h, 59 min e 59 segundos) que é aposentado - na vida profissional privada -, é funcionário público concursado (depois dos 52 anos) e que no feriado de carnaval foi convidado para ir com a família para o Pantanal MT e esnobar pois prefere ir à praia com os netos NÃO TEM NADA, NÃO FAZ NADA E NÃO VALE NADA? Tem gente - mal amada, mal resolvida em gênero, pois só põe o nariz p/fora do armário, passa fome, etc...-, que se olha no espelho e deseja para os outros tudo o que ele é! - Lefus o guru eterno do LÊ.

. . . .

Luciano Iserhardt Scherer em 29/01/2016 às 08h54

BONINE: O que possibilita o MILAGRE de se botar uma escola na avenida com o que vem de ESMOLA da prefeitura e com o que se consegue de patrocinadores é justamente o MONTE de rifa, mensalidade, janta, baile, boate que TODAS as escolas fazem (umas mais, outras menos, mas todas fazendo!) durante o ano... coisa que só os mau intencionados fazem de conta que não sabem. EXPERT EM FANTASIA, ALEGORIA E RECICLAGEM: É claro que muitas coisas são identificáveis (as vezes até propositalmente), outras JAMAIS serão, quando se recicla... por exemplo, carro do ano passado havia uma águia TOTALMENTE feita de restos de ferro, arame, tnt e tecido, apenas revestida com EVA (boa parte já usado!) e que foi um dos pontos altos de desfile... Este ano haverá um carro todo em 'pedra' feita em papel machê (ou seja, jornal velho, água e cola!) que certamente poucos irão imaginar do que é feito... Nem tudo é trabalho primário como os que talvez tu tivesse a 'capacidade(?)' de fazer... AOS RESTOS: Juntem-se... façam uma 'pescaria especial'... aproveitem o alcatre 'aquele' que está sendo oferecido à exaustão neste fórum a meses... gerem prazer ao indivíduo que ele se acalma um pouco... afinal ser um nada, não ter nada e não fazer nada deve ser um motivo e tanto para dar plantão em um fórum avacalhando com tudo e todos, purgando recalques e dando pitaco pelo que não conhece...

ROSALVO,,

Regis Moraes em 28/01/2016 às 15h48

Sim e verdade ,este ator morreu mesmo disto ,ja nem me lembrava mais.

REGIS

Rosalvo Lourenço em 28/01/2016 às 15h32

Aquele ator David Carradine, que fez a série "Kung Fu" morreu disso. E é por isto, também, que certas pessoas de peso, e bota peso nisto, estão sendo monitoradas pela Defesa Civil com permanente risco de esmagamento e sufocamento dos moradores.

Lecino

Rosalvo Lourenço em 28/01/2016 às 15h21

Parece que flagraram um destes rapazes de esquerda entrando em uma locadora. De forma cínica o mesmo disse que o filme locado era um documentário sobre animais com o suspeito título "O Planeta dos Jumentos". Na mesma leva tinha outro filme locado. O título: "Retiro e boto".

ROSALVO SALVO LOURENÇO

Lecino Ferreira em 28/01/2016 às 14h54

Rosalvo, isto é resultado da propaganda que fizestes dos 18. Até hoje recebo indireta por motivo parecido; e olhe que não passo de 17,1. Huáháhuáhuáhuá...os caras quer que, já que ajoelhastes, terás que rezar ou orar...huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuà... o "retiro espiritual" é pretexto.

LECINO,,

Regis Moraes em 28/01/2016 às 14h34

Esta pratica de fazer sequisso com sufocamento e muito usada por aqui (fala-se que aumenta o prazer) so que nao pode deixar pessoas pesadas sentar no travesseiro senao morre mesmo sufocado ,a algums anos morreu um jornalista famoso daqui por causa desta pratica,,toma cuidado na proxima vez viu chiru.abracos

REGIS

Rosalvo Lourenço em 28/01/2016 às 14h19

Eu não acredito nisto porque já vi que o Rique Santeiro tá no comando daquela granja. O cara espinafrou ele e ele só diiz: " sim Luciano, sim Luciano". Parecia a Jeannie é um gênio ("sim meu amo", sim meu amo) huáhuahuáhuáhuáhuá

ROSALVO,,

Regis Moraes em 28/01/2016 às 14h00

Eu creio que este "retiro evangelico" que te mandaram fazer esta cheio de segundas intencoes ,isto deve ser so para ver se tu convida a pessoa esta ,para ir junto contigo pro "retiro"huahuahuahuahuahuahua

Régis e Rosalvo

Lecino Ferreira em 28/01/2016 às 13h57

Tenham pena de mim, pô! O JP censurou um comentário que fiz em réplica aos seus. Uma pena, pois eu estava apenas respondendo à altura dos nossos costumeiros comentários sarcásticos.

Reciclagem

Lecino Ferreira em 28/01/2016 às 13h56

As escolas de samba de Cacheira do Sul não tem como reciclar PAPEL CREPOM suado; só vendendo com papel velho suado e fedorento.

EDSON BONINE

Rosalvo Lourenço em 28/01/2016 às 10h46

Para quê fazer retiro espiritual se eu sou livre? Mas já que você gosta de aconselhar, faça você mesmo um "retiro". Retira essa máscara de Bozo e tire um fotografia melhor. Daqui a pouco vão te processar por uso indevido de imagem pública. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sem sucesso.

Adriano Bitencourt Chaves em 28/01/2016 às 10h34

Tentam fazer coisas com reciclaveis, sem que fiquem com cara de reciclavel, quem olha ve claramente que não tiveram sucesso pois são feitos de reciclaveis e tem cara, alias, a aparencia é sofrivel, e como falar em luxo com tanto lixo, só sendo hipocrita e vaidoso.

Sobre a coluna

Edson Bonine em 28/01/2016 às 10h33

Eu não faço referências a milagres, mas sim ao trabalho desenvolvido durante todo o ano passado. Almoços, jantas, rifas e bingos são realizados pelas agremiações carnavalescas durante todo o ano, em um trabalho abnegado dos seus diretores, para fins específicos de arrecadarem fundos para o desfile. Neste sentido devemos nos orgulhar do trabalho desenvolvido pela presidente da GRES Inovação, senhora Liege Lamb que junto com o amigo Vladimir Schirmer organizaram vários eventos na sede da SUC. Por isto vou repetir: Bobagens ditas por quem não sabe do assunto só referenda que são idiotas.

REGIS

Rosalvo Lourenço em 28/01/2016 às 10h32

Foi nessa vez mesmo. E você se lembra que antes disso ele relatou ao JP que haviam despachado um ebó para ele? Pois bem, o fato é que a galinha do ebó foi depenada e as penas sumiram misteriosamente. Desconfio que o Lecino dormiu sobre as penas da galinácea.

ROSALVO,,

Regis Moraes em 28/01/2016 às 09h57

Nao foi naquela vez que o cara colocou um travesseiro na cara do lecino e sentou em cima com todo aquele peso na hora de fazer sequisso e o LECINO por pouco nao morre sufocado?

Modéstia

Rosalvo Lourenço em 28/01/2016 às 09h39

O professor Luciano escreveu: " SEMPRE as escolas - em especial as do interior, como nosso caso - tem de fazer MILAGRES...(...)" Não seja modesto. Quem faz milagre és tu que transformou o rei da Babilônia em rei da Pérsia em um passe de mágica. Tu és o Roque Santeiro de Cachoeira do Sul. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

REGIS

Rosalvo Lourenço em 28/01/2016 às 09h38

Parece que o Lecino foi na Alarico e disse que todos os travesseiros e o colchão eram forrados com penas. O vivente disse para ele que eram penas de gansos que nadavam no Rio Danúbio,na Áustria. Contudo tô achando que eram penas de galinhas que habitavam a região do Rio Jacuí sacrificadas em rituais de magia. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 28/01/2016 às 08h45

Sobre a coluna: Tema interessante aos leigos, mas que para quem trabalha em carnaval é algo mais velho do que a existência do desfile... SEMPRE as escolas - em especial as de interior, como nosso caso - tem de fazer MILAGRES para desfilar, e dentre eles é claro que um é o uso de recicláveis, e preferencia sem ficarem com cara de recicláveis... Sobre o fórum: Nada de novo no front, os abobados de sempre com as idiotices de sempre... Acefalia, ignorância (em TODOS os sentidos da palavra) e ausência de trabalho, ocupação, vida e prazer dá nisso...

ROSALVOhuahuahuahua

Regis Moraes em 28/01/2016 às 08h44

Gostei huahuahuahuahua sera que o cara aquele (o gordo) esta reciclando todas as penas das galinhas mortas que ele faz em oferenda ao capeta contra eu tu o Lecino eo Adriano huahuahuahuahua ,se ele esta fazendo ,deve ter um estoque grande de penas em casa porque ele ja deve ter largado muita galinha morta em esquinas em Cachoeira pedindo aos Capetas que nos tranquem os caminhos huahuahuahua

Tia carola

Edson Bonine em 27/01/2016 às 22h44

Quem sabe o pandeirinho de Brasília vai visitar sua tia carola, ou fica em um retiro evangélico durante o período, e deixa de escrever bobagens. Não gosta, não incomoda. Boca fechada não entra mosca.

.......

Rosalvo Lourenço em 27/01/2016 às 21h46

Creio que neste tema de reciclagem, Cachoeira do Suil já está bem à frente. Tem-se notícia que latas de goiabada que foram devoradas com extrema gulodice já foram usadas para fazer armação de uma coroa. Penas de galinhas mortas na encruzilhada foram utilizadas em diversas fantasias. Nada se perde, tudo se transforma.

A SUSTENTABILIDADE,,

Regis Moraes em 27/01/2016 às 19h15

Do planeta terra so sera total no momento que a inteligencia artificial tomar de vez o planeta .No momento que os robos tiverem a inteligencia para se multiplicarem a eles proprios com seus cerebros eletronicos Bilhoes de vezes mais poderoso e inteligentes que o cerebro humano e varrerem o ser humano do planeta terra criando um paraiso limpo e auto sustentavel somente habitados por seres artificiais dai sim poderemos falar que o planeta foi preservado .Esperamos que estes seres (novos donos do planeta terra) quardem em uma GAIOLA de algum zoologico do futuro junto com os animais algums seres HUMANOS ,com uma inscricao no alambrado escrito assim ( ESTES FORAM QUEM POR POUCO NAO DESTRUIU ESTE PLANETA)

Vidros ou potes de ''prástico'' transparentes cheio de azeitonas,

Delmar Pereira em 27/01/2016 às 18h02

Ficariam lindos e contribuiriam, sem dúvida alguma, iria contribuir com a sustentabilidade do Planeta!