Advogado há mais de meio século, ex-prefeito e ex-deputado estadual, foi reconhecido por seus préstimos à causa da advocacia

Caspani foi escolhido como denominação do auditório da OAB

09/12/2016 20:29

SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO

luta constante pela valorização da categoria

Um dos principais personagens que ajudaram a escrever a história política de Cachoeira do Sul, na plenitude dos seus 80 anos, Júlio Cezar Mandagaram Caspani foi surpreendido com uma homenagem da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cachoeira do Sul, na noite desta quinta-feira.

Durante a solenidade de inauguração do auditório construído junto à sede da OAB, seu nome foi anunciado para denominar o novo espaço.

A sugestão partiu do presidente da OAB/Cachoeira, Marcelo Teixeira. Há alguns meses, ele reuniu a diretoria local da entidade, obtendo aprovação unânime para a homenagem, que foi prontamente referendada pela seccional em Porto Alegre.

"Difícil foi manter em segredo até o momento do descerramento do letreiro. Só quem sabia eram os membros da diretoria e as duas filhas de Caspani, que moram em Porto Alegre", revelou Marcelo Teixeira.

As filhas de Caspani vieram da capital sem que o pai soubesse. "Elas chegaram mais cedo, e ficaram numa sala reservada. O doutor Caspani só ficou sabendo da presença das filhas, quando as viu no telão", mencionou o presidente local da OAB.

Teixeira frisou que além da extensa ficha de serviços à sociedade, como advogado e como político, Caspani foi uma peça chave na realização do sonho do auditório, que demandou cerca de 20 anos de esforços dos advogados locais. Faz 10 anos que Caspani é chefe de gabinete da presidência da OAB gaúcha.

VIDA DEDICADA À ADVOCACIA

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o "advogado é indispensável à administração da Justiça". Caspani citou essa expressão, reforçando a importância do órgão de classe na sociedade brasileira: "Representamos a cidadania, tanto que a OAB é a entidade de classe mais requisitada pela sociedade".

Mais de 20 anos antes da edição da Carta Cidadã, o, então, jovem advogado Júlio Cezar Caspani, disse que já era um entusiasta da advocacia. "Nunca deixei de advogar, exceto quando fui prefeito de Cachoeira do Sul, por impedimento legal, e quando fui deputado estadual, ao presidir a comissão de finanças da Assembleia, função que exigia intensa dedicação".

Ele, que ainda hoje mantém escritório em Porto Alegre, frisa que acredita na importância do papel social do advogado na consecução dos direitos e garantias constitucionais.

Caspani disse que se comoveu com a homenagem recebida da OAB/Cachoeira. "Realmente fiquei muito sensibilizado, e ao mesmo tempo orgulhoso. Humildemente, sinto-me muito feliz, ao ver que meu trabalho é reconhecido. Acho que estou no caminho certo, e quero ver os jovens advogados engajados na OAB, para que a categoria fique cada vez mais forte", comentou.


Show de interpretação

Júlio Caspani e Vinícius Sadol: canção Meu Pago, hino de Cachoeira, comoveu o público


Demonstrando vigor e sensibilidade musical, o homenageado da noite, Júlio Cezar Caspani, brindou o público com um show à parte, interpretando o hino de Cachoeira do Sul, a canção Meu Pago, composta por Moacyr Roesing, o Índio Velho.

Caspani surpreendeu os mais novos com uma interpretação robusta e afinada, acompanhado ao violão pelo advogado Vinícius Bittencourt de Oliveira, o Vinícius Sadol.

Já os mais antigos não se surpreenderam, comentando que desde os tempos em que foi prefeito de Cachoeira do Sul, Caspani já ostentava o título informal de melhor intérprete da canção Meu Pago. "Saúde e energia foram as grandes bênçãos da minha vida", declarou Júlio Caspani.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

"O Ultimo dos Tupiniquim"

Emerson Cristiano Ferreira Grohe em 11/12/2016 às 14h10

Muito merecidamente esta homenagem para com esta Figura Maravilhosa! "O Ultimo dos Tupiniquim" é apenas uma forma de homenagem, fazendo alusão ao grande filme "o Ultimo dos Moicanos". Guerreiro forte, de caráter inigualável , justo e acima de tudo, um grande mestre que todos deveriam se inspirar. Guardo ótimas lembranças de quando tomei aulas de politica em meio a longas conversas em sua magnifica biblioteca. Fica meu desejo expresso por estas palavras, de que sejas muito Feliz sempre Dr. Caspani!

HOMENAGEM MAIS DO QUE MERECIDA.

Vilnei Garcia Herbstrith em 10/12/2016 às 14h50

Parabéns ao querido advogado e ex-prefeito de Cachoeira do Sul, Dr. Caspani, com quem tive o prazer de trabalhar nos idos de... (rsss) quando era o chefe do executivo municipal. Mais do que merecida a homenagem. Naquele tempo Cachoeira do Sul progredia e muito. Basta rever os jornais e demais documentos da época. Uma pena que não quis mais tentar voltar. Grande Abraço amigão.

30/04/2025 16:00

Atuação comunitária

Cachoeira do Sul tem 30 conselhos municipais, mas só cinco estão regulares

Levantamento foi feito pela bancada do vereador Ryan Rosa

30/04/2025 15:39

HORA DO CONTO

Alunos da Favo de Mel visitaram a Biblioteca Pública

120 alunos assistiram à apresentação lúdica

30/04/2025 00:01

ESTUDOS JÁ FEITOS

Governo vai insistir no novo código tributário

Nova planta do IPTU na lista

30/04/2025 00:00

CONVÊNIO POLÊMICO

Solução para a Afad passará por subvenção

29/04/2025 17:29

HABITAÇÃO

Mais 18 famílias habilitadas ao programa Reconstrução

Programa do Minha Casa Minha Vida dará até 88 casas para quem perdeu as suas na enchente de 2024

29/04/2025 14:53

Datas

Prefeitura não vai emendar feriadão

Escolas devem folgar na sexta-feira, conforme seus calendários prévios

29/04/2025 14:07

Funcionalismo

Prefeitura paga os servidores nesta quarta-feira

Folha bruta é de R$ 8,6 milhões mais R$ 4,6 milhões de previdência.

29/04/2025 00:02

INDECISOS

Câmara já tem 5 votos pelo rotativo

Com estudo recém-apresentado, outros parlamentares querem analisar melhor o projeto

28/04/2025 19:19

Legislativo

Câmara aprova três projetos de lei em urgência

Entre os projetos está o novo Procon municipal

28/04/2025 19:17

PREVENÇÃO

Associação de Cegos divulga o Abril Marrom

Secretária da entidade usou a tribuna popular da Câmara

28/04/2025 19:16

LEGISLATIVO

Afad ocupa a tribuna popular da Câmara de Vereadores

Presidente defende continuidade de convênio com a Prefeitura

28/04/2025 19:12

PROJETO DE LEI

Câmara de Vereadores já tem cinco votos pelo rotativo

Com estudo recém-apresentado, outros parlamentares querem analisar melhor projeto