Vizinhos reclamam da música reproduzida no som da igreja

Catedral toca Ave Maria da discórdia

23/02/2018 18:58 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

CANÇÃO QUE INCOMODA

Depois de quase três meses tocando diariamente às 12h e às 18h uma versão instrumental de cerca de dois minutos da oração e música católica "Ave Maria" por meio do novo sistema de som com sino eletrônico da Catedral Nossa Senhora da Conceição, vizinhos da igreja começaram a reclamar do som, o classificando com entristecedor.

A maquiadora Savana Ferreira, 30 anos, chegou de viagem na semana passada e surpreendeu-se com o que chama de "poluição sonora" nas proximidades de sua residência.

“Não gostei da ideia da música tocar todos os dias, poderia ser uma vez na semana ou uma vez no mês, ou quem sabe somente em datas especiais", sugere. 

Também moradora das imediações da Catedral, a massoterapeuta Ivane da Silva Machado, 49 anos, entende que "não deveria tocar alto a música da Catedral porque não é todo mundo que gosta ou frequenta a Igreja Católica.

"Isso fica parecendo essas igrejas evangélicas que gritam para todo mundo ouvir. Se eu não vou na missa é porque não gosto e não sou obrigada a ouvir Ave Maria. Para isso existem horários de missa pra quem gosta", comenta Ivane.

Nem todos reclamam

Não há consenso quanto ao sistema de som da Catedral, pois existe também quem defende a música reproduzida pelo sistema de som da Catedral. Uma delas é a recepcionista Adrine Zigulich, 22 anos.

“Eu acho linda a Ave Maria que toca duas vezes ao dia na igreja. Ouço muitas reclamações, mas vendo tantas pessoas desacreditadas, ouvir esse louvor é uma forma de obter força", opina.

 A técnica em enfermagem no posto de saúde que funciona junto à agencia do INSS, Simone Soares, 44 anos, pondera: "A música transmite paz. Aqui todos os funcionários elogiam. O pessoal reclama sem necessidade".

O pároco da Catedral, o padre Nildo Rech, 53 anos, diz que dentro dos próximos 20 dias será avaliada a situação junto aos conselheiros da igreja para então seja decidido se alguma eventual medida com relação à música será tomada.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

E quando o cachoeirense não reclama de algo?

Moises Solano Dias de Moraes em 26/02/2018 às 14h13

O povo chato. Eu preferia que tocasse AC/DC, mas a música não me incomoda em nada. Esse bando de desocupados está sempre procurando algo para chamar atenção. É falta de alguma coisa ou carência mesmo.

CULTURA

Lecino Ferreira em 25/02/2018 às 16h35

Cultura... tua falta deixa a vida mais dura! Às 18:00h - ao por do sol -, em meio a esse conjunto arquitetônico ouvindo essa música, com certeza, a natureza ao redor dá um suspiro.

Continue

Carlos Ernane Rott da Silva em 25/02/2018 às 14h02

Tomara que continue, muito linda e inspiradora e em horários que não incomodam ninguém, sem contar que é bem rápida.

Ave Maria

Luis Angelito Miguel em 24/02/2018 às 21h51

Se fosse Pablo Vittar ou outro lixo qualquer, ninguém reclamava, assim como nunca ouvi ninguém reclamar dos ensaios do carnaval até quase meia noite.

Ave Maria

Ricardo Petit em 24/02/2018 às 19h32

Quem reclama, deve preferir a sub-cultura de sons de bate-estaca... e 2 min. Não fere os tímpanos de ninguém. Cresça Cachoeira com ajuda de Maria Mãe de Jesus(Padroeira da Cidade)

Jeferson,

Delmar Pereira em 24/02/2018 às 18h33

mas uma coisa deve convir, a edição de imagem do''Foto shop'' ficou ótima, uma gracinha né?

Muito perto

Juarez Nascimento em 24/02/2018 às 18h33

Moro 50 metros de distância e acho de extremo bom gosto. Não vou a missa mas curto a melodia. Por favor continue. É muito rápido pra incomodar alguém. E os horários são bons. Se precisar assino para que continue.

Ave Maria

Carlos Roberto Escobar em 24/02/2018 às 18h32

Se fosse uma música de Ivete Sangalo ou outro lixo qualquer, talvez não estivessem reclamando. Esse é o nível cultural de nosso povo.

CARONA???!!!!

Jeferson Sena em 24/02/2018 às 12h09

Se formos falar de carona. é o que mais tem aqui nesse debilitado forum.... tem uns que nem a patroa aguenta os papos e vem aqui colocar sua "importante opinião"... qto a musica, sou católico, mas ninguem é dono da verdade nem obrigado a escutar, seja funk, gospel, etc etc, respeito, simples....

Coisa brabaaaaaa

Marcos Antonio Silva em 24/02/2018 às 12h05

Mais vão rachar uma lenha, ao invés de ficar reclamando de música...

Existem pessoas que fazem de tudo,

Delmar Pereira em 24/02/2018 às 09h15

para se tornarem visível na sociedade e assim divulgarem suas atividades profissionais, digamos de uma forma graciosa. Até aí tudo bem, o mundo sempre foi e é dos espertos, mas não deviam ''pegar'' uma música como bode expiatório para conseguir seus intentos (se bem que conseguiram, pois tiveram uma reportagem propaganda de graça no jornal), tem muito mais coisas para se preocuparem e ficam aí com demasiada pecuinhas . Nota: Bonita a foto da Savana (uma das 'reclamildas'), não acharam?!

Música na Catedral

Roger Felipe Gonçalves dos Santos em 24/02/2018 às 09h15

Moro perto, e achei uma ótima iniciativa da igreja de reproduzir, aliás uma bela música, e em horários excelentes, espero que continue. Não me incomoda nem um pouco.

Especialidade

Tobias Silva em 23/02/2018 às 21h29

Cachoeirense fazendo o que mais sabe: reclamar!

Música na Catedral

Luis Angelito Miguel em 23/02/2018 às 21h17

É possível ouvir a música no Bairro Fátima. A mim não incomoda.

30/04/2025 00:00

ESPIRITUALIDADE

Médiuns de psicografia em Cachoeira

Palestras e cartas consoladoras agendadas para este sábado e domingo

30/04/2025 00:00

INICIATIVA DO JP

Hora de tecer solidariedade

Quadradinhos de Amor está de volta

29/04/2025 17:38

Saneamento básico

Investimento de R$ 1,3 milhão em esgoto beneficiará 1,2 mil pessoas

Serão três mil metros de canalização no Bom Retiro e no Barcelos

29/04/2025 17:09

Exército

3º BE Cmb treina com novas embarcações

Unidade recebeu quatro barcos para montagem de pontes

29/04/2025 14:09

Tradicionalismo

Posse da ATC no aniversário do PL Delfino Carvalho

Jantar-baile será nesta quarta-feira, no CTG Os Gaudérios

29/04/2025 00:05

CALENDÁRIO COMUNITÁRIO

Aberta a agenda de eventos do JP

Maior agenda de atividades de Cachoeira tem os leitores como protagonistas

29/04/2025 00:04

BELAS E SOLIDÁRIAS

Brotos arrecadam bolsas

Campanha contemplará mães que vivem em situação de pobreza

29/04/2025 00:00

PODER JUDICIÁRIO

Entrância final volta à pauta da Comarca

28/04/2025 17:20

reciclar

Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre locais de descarte de recicláveis

Descarte pode ser feito diretamente nas empresas Cocari, Ecocentro e Walle

28/04/2025 15:03

Mudança

Horto Florestal será junto ao Jardim Zoobotânico

Secretaria do Meio Ambiente quer trazer o espaço para perto da população

28/04/2025 00:07

TENDÊNCIAS DE 2025

Moda marrom

Cachoeira Fashion Show mostrou os queridinhos para o outono e o inverno