Nem os responsáveis pela pesquisa conseguem explicar os motivos da queda apontada por fórmula

Como Cachoeira do Sul perdeu 2.948 moradores em apenas um ano?

31/08/2018 14:06 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

PERGUNTA SEM RESPOSTA

A lenta redução do número de moradores de Cachoeira do Sul é uma tradição apontada nos levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas de junho de 2017 para junho de 2018 a queda foi brusca. 

Sem motivos aparentes, o IBGE tirou de Cachoeira do Sul 2.948 habitantes, quase 26 vezes a média dos últimos cinco anos, que foi de 115 moradores.

Com a baixa, a cidade perdeu 3,44% de seus moradores em apenas um ano e passou da 21ª para a 24ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Lajeado, Esteio e Ijuí foram as cidades que passaram à frente de Cachoeira no ranking.

O coordenador estadual do IBGE, José Renato Braga Almeida, explica que para as estimativas anuais de população o órgão utiliza apenas fórmulas matemáticas com variáveis envolvendo exclusivamente tendências registradas pelos dois
censos anteriores, os de 2000 e 2010. Os censos ocorrem a cada 10 anos e são feitas de casa em casa.

"Na projeção de população os dados dos censos são inseridos em um programa de computador que considera informações como as de taxas de fecundidade, nascimento e mortalidade de cada município, tudo tendo como parâmetros os dois últimos censos", reforça.

         Leia a reportagem completa na edição do JP deste final de semana

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

COMO CACHOEIRA DO SUL PERDEU MORADORES

Jose Lorenzo Saldanha em 15/09/2018 às 18h33

Boa tarde Senhor Edson Bonine. Agradeço às considerações feitas. Acredito que suas razões tenham sentido e o campo é amplo para uma farta discussão esclarecedora a qual só viria trazer benefícios para nossa amada terra. Abraço.

Considerações.

Edson Bonine em 02/09/2018 às 11h56

Bom dia sr. J.L.Saldanha, li com atenção sua postagem, e se me permite gostaria de fazer algumas considerações: Sim, ainda existe uma elite local que se acha dona da cidade, mas temos que ter a percepção que as "panelinhas" mudaram. Principalmente na política, a família que antes dominava agora esta em franca decadência, sendo que a ascensão do presidente da assembléia gaúcha se consolida. A liderança empresarial viu a decadência dos engenhos e lavoureiros, e hoje existe o vácuo de empreendimentos locais,mesmo com o cultivo de oliveiras e noz pecã. No comércio local a nossa população não tem o que reclamar, pois temos a representação de todas as marcas lojistas do estado, comprar qualquer produto com os mesmos preços praticados no mercado. E não é só uma rede de supermercado, hoje com as lojas do Imec e Rede Super, o monopólio já foi quebrado e há uma disputa pelos consumidores. O problema é o mais do mesmo, quando a renda per capta das famílias se mantem a mesma. Milagre ainda termos uma empresa de ônibus urbanos, que funciona a trôpegos com um sistema obsoleto de linhas longitudinais, onde o IPK é baixo, provocando uma passagem cara e linhas deficitárias. Um estudo sério, que contemplaria novas linhas e melhoria do tráfego, foi jogado no lixo pela atual administração. Algo lamentável. Sobre a área imobiliária, ela é muito complexa, reduzir o debate sobre "prédios velhos", não é um bom caminho, pois envolve nossa história e passado. Novos prédios são bem vindos, pois movimenta a construção civil. E vejo na encadernações de compra, venda e aluguel de imóveis do JP muita oferta e pouca procura. Acho importante ampliarmos o debate sobre as novas universidades que se instalaram, e como isto pode num futuro médio,influenciar nossa economia e desenvolvimento.

COMO CACHOEIRA DO SUL PERDEU MORADORES

Jose Lorenzo Saldanha em 31/08/2018 às 15h15

É simples. Nasci em Cachoeira, gosto de Cachoeira, mas a cidade é uma grande "panelinha" de pessoas que se acham donas do lugar. De outro lado tudo em Cachoeira é prometido e nunca é realizado. Os imóveis para locação ou compra possuem os mesmos valores ou mais que em cidades do norte do Estado e/ou litoral onde o desenvolvimento é muito maior. Cachoeira não anda porque as "amarras" são fortes. Uma Rede de Supermercados, uma única Empresa de Ônibus Urbanos, prédios velhos... Pelo fato de ser antiga e histórica, deveria ser mais cuidada e suas construções antigas mais conservadas... tal como Pelotas que é pouco mais jovem que Cachoeira mas mantém alto percentual de capricho e valorização de alvenarias centenárias... Ficar em uma cidade cara, que não oferece nada... Melhor irem embora mesmo... como estão fazendo há anos... é uma lástima!

02/08/2025 12:27

Tradicionalismo

Invernada do CTG José Bonifácio está na final do Juvenart

De 119 grupos, 24 seguem na disputa em Santa Maria

02/08/2025 00:06

DIA DO VIZINHO 2025

Preparem sua rua, vizinhos

Moradores estão convidados a fortalecer laços de amizade em seus bairros

02/08/2025 00:02

ELEITO POR UNANIMIDADE

Aníbal assume a Intersindical

15 lideranças de sindicatos representam trabalhadores urbanos e rurais

02/08/2025 00:01

IMPOSTO AMIGO

Fundos sociais têm 1,8 milhão nos cofres

Valor deste ano ainda não entrou

02/08/2025 00:00

Mortes

02/08/2025 00:00

SOLIDARIEDADE

Sábado de Brechó da Penha

02/08/2025 00:00

FOTO DO LEITOR

Produtor pede socorro para estrada do Geribá

02/08/2025 00:00

PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Casa da Amizade celebra 62 anos com café colonial

02/08/2025 00:00

NAVEGAÇÃO

Balsa passa mais tempo ancorada na Moron

01/08/2025 18:22

SINDICALISTAS

Luís Aníbal Machado assume presidência da Intersindical de Cachoeira do Sul

Ele foi eleito por unanimidade

01/08/2025 16:42

DAS 13H ÀS 18H

Paróquia da Penha promove brechó neste sábado

01/08/2025 16:38

FALECIMENTOS

OBITUÁRIO