Nem os responsáveis pela pesquisa conseguem explicar os motivos da queda apontada por fórmula

Como Cachoeira do Sul perdeu 2.948 moradores em apenas um ano?

31/08/2018 14:06 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

PERGUNTA SEM RESPOSTA

A lenta redução do número de moradores de Cachoeira do Sul é uma tradição apontada nos levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas de junho de 2017 para junho de 2018 a queda foi brusca. 

Sem motivos aparentes, o IBGE tirou de Cachoeira do Sul 2.948 habitantes, quase 26 vezes a média dos últimos cinco anos, que foi de 115 moradores.

Com a baixa, a cidade perdeu 3,44% de seus moradores em apenas um ano e passou da 21ª para a 24ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Lajeado, Esteio e Ijuí foram as cidades que passaram à frente de Cachoeira no ranking.

O coordenador estadual do IBGE, José Renato Braga Almeida, explica que para as estimativas anuais de população o órgão utiliza apenas fórmulas matemáticas com variáveis envolvendo exclusivamente tendências registradas pelos dois
censos anteriores, os de 2000 e 2010. Os censos ocorrem a cada 10 anos e são feitas de casa em casa.

"Na projeção de população os dados dos censos são inseridos em um programa de computador que considera informações como as de taxas de fecundidade, nascimento e mortalidade de cada município, tudo tendo como parâmetros os dois últimos censos", reforça.

         Leia a reportagem completa na edição do JP deste final de semana

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

COMO CACHOEIRA DO SUL PERDEU MORADORES

Jose Lorenzo Saldanha em 15/09/2018 às 18h33

Boa tarde Senhor Edson Bonine. Agradeço às considerações feitas. Acredito que suas razões tenham sentido e o campo é amplo para uma farta discussão esclarecedora a qual só viria trazer benefícios para nossa amada terra. Abraço.

Considerações.

Edson Bonine em 02/09/2018 às 11h56

Bom dia sr. J.L.Saldanha, li com atenção sua postagem, e se me permite gostaria de fazer algumas considerações: Sim, ainda existe uma elite local que se acha dona da cidade, mas temos que ter a percepção que as "panelinhas" mudaram. Principalmente na política, a família que antes dominava agora esta em franca decadência, sendo que a ascensão do presidente da assembléia gaúcha se consolida. A liderança empresarial viu a decadência dos engenhos e lavoureiros, e hoje existe o vácuo de empreendimentos locais,mesmo com o cultivo de oliveiras e noz pecã. No comércio local a nossa população não tem o que reclamar, pois temos a representação de todas as marcas lojistas do estado, comprar qualquer produto com os mesmos preços praticados no mercado. E não é só uma rede de supermercado, hoje com as lojas do Imec e Rede Super, o monopólio já foi quebrado e há uma disputa pelos consumidores. O problema é o mais do mesmo, quando a renda per capta das famílias se mantem a mesma. Milagre ainda termos uma empresa de ônibus urbanos, que funciona a trôpegos com um sistema obsoleto de linhas longitudinais, onde o IPK é baixo, provocando uma passagem cara e linhas deficitárias. Um estudo sério, que contemplaria novas linhas e melhoria do tráfego, foi jogado no lixo pela atual administração. Algo lamentável. Sobre a área imobiliária, ela é muito complexa, reduzir o debate sobre "prédios velhos", não é um bom caminho, pois envolve nossa história e passado. Novos prédios são bem vindos, pois movimenta a construção civil. E vejo na encadernações de compra, venda e aluguel de imóveis do JP muita oferta e pouca procura. Acho importante ampliarmos o debate sobre as novas universidades que se instalaram, e como isto pode num futuro médio,influenciar nossa economia e desenvolvimento.

COMO CACHOEIRA DO SUL PERDEU MORADORES

Jose Lorenzo Saldanha em 31/08/2018 às 15h15

É simples. Nasci em Cachoeira, gosto de Cachoeira, mas a cidade é uma grande "panelinha" de pessoas que se acham donas do lugar. De outro lado tudo em Cachoeira é prometido e nunca é realizado. Os imóveis para locação ou compra possuem os mesmos valores ou mais que em cidades do norte do Estado e/ou litoral onde o desenvolvimento é muito maior. Cachoeira não anda porque as "amarras" são fortes. Uma Rede de Supermercados, uma única Empresa de Ônibus Urbanos, prédios velhos... Pelo fato de ser antiga e histórica, deveria ser mais cuidada e suas construções antigas mais conservadas... tal como Pelotas que é pouco mais jovem que Cachoeira mas mantém alto percentual de capricho e valorização de alvenarias centenárias... Ficar em uma cidade cara, que não oferece nada... Melhor irem embora mesmo... como estão fazendo há anos... é uma lástima!

24/07/2026 00:00

CAMPANHA DE ASSINATURAS

Sorte que vale R$ 32 mil

1º sorteio será no dia 12 de agosto

24/07/2026 00:00

CAMPEONATO EM SÃO PAULO

Calopsitas de Cachoeira são campeãs

24/07/2026 00:00

BOA NOTÍCIA

Ulbra/Cachoeira tem autorizados dois novos cursos

Terapia Ocupacional e Desenvolvimento de Sistemas abrem turmas ano que vem na cidade

24/07/2026 00:00

Mortes

24/07/2026 00:00

COMUNICADO DE AUDITORIA

TCE emite alerta sobre situação do Faps

Prefeitura elaborou atualização do plano de amortização

23/07/2026 10:22

Aves

Calopsitas de Cachoeira são campeãs em São Paulo

Criadouro Bragamonte faturou 22 títulos no Campeonato Brasileiro

23/07/2026 00:01

BUSCA DE SOLUÇÃO

Falta de vagas nos cemitérios no radar do MP

Carência é de 550 carneiros por ano em Cachoeira do Sul

23/07/2026 00:00

Mortes

23/07/2026 00:00

FOTOGRAFIA VALE R$ 300,00

Mercado de Pulgas lança concurso

23/07/2026 00:00

CINEMA EM CACHOEIRA

Três filmes em cartaz no Via Sete