Compahc criou comissão para emitir parecer a pedido da Secretaria de Obras

Defender quer desmembrar parte do terreno da Casa da Aldeia

09/05/2018 19:19

ÚLTIMA CARTADA

A Secretaria Municipal de Obras solicitou ao Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc) que emita um parecer sobre a possibilidade de parcelamento do terreno e licenciamento de uma construção junto à Casa da Aldeia. Em reunião na semana passada, os conselheiros nomearam uma comissão para estudar o caso.

A consulta foi encaminhada ao Compahc pelo vice-prefeito e secretário de Obras Cleber Cardoso após a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Defesa Civil do Patrimônio Histórico (Defender) entrar com um pedido de consulta prévia na Prefeitura.

“Como trata-se de um imóvel tombado como patrimônio histórico do município, antes de qualquer outra coisa, por precaução, achamos por bem pedir a opinião do Compahc”, salienta Cleber Cardoso.

Fazem parte do grupo designado pelo Compahc na analisar o caso da Casa da Aldeia o advogado da Prefeitura Rafael Rockembach, o arquiteto Tiago Casarotto, e o servidor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) Gabriel Steindorff.

ÚLTIMA CARTADA

Admitindo que a Defender passa por sérias dificuldades financeiras, ameaçando fechar as portas, o presidente da entidade Telmo Padilha garante que somente a área construída da Casa da Aldeia é tombada. Segundo ele, a Defender paga inclusive o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel.

“Imóveis tombados não pagam IPTU. Estamos buscando uma saída para retomar a restauração do imóvel, foi quando nos demos conta que o terreno não está tombado, de modo que parte dele pode ser desmembrada”, argumenta.

Conforme Padilha a estratégia é buscar investidores parceiros para a construção de uma creche, um bloco de apartamentos ou salas comerciais no local, como forma de angariar dinheiro para tocar a reforma da Casa da Aldeia. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Prestação de contas

Nailor Ribeiro em 10/05/2018 às 11h45

Sem prestação de contas sem possibilidade de parcelamento do terreno! Se o dinheiro era destinada a Casa da Aldeia, como a Defender usou para si ou para seus membros? Que a Defender ou quem utilizou a verba que devolva para a restauração da Casa da Aldeia, afinal foi para isto que foi feita a captação através da LIC. Mesmo que fosse pingadinho, se fosse depositado em uma caderneta de poupança em nome da restauração, hoje teria mais que os R$ 600.000,00

Prestação de contas

Edson Bonine em 10/05/2018 às 09h15

Seria importante antes de qualquer análise, por parte da compahc, que oscips Defender apresentasse a prestação de contas. Isto dos 600 mil reais arrecadados para a cobertura e projeto. É dever da administração pública cobrar este retorno.

02/08/2025 00:03

TURISMO DE EVENTOS

Gauchada debate a tradição

Cachoeira recebe até este sábado o 73º Congresso do MTG

02/08/2025 00:00

FOTO DO LEITOR

Rua do Frota pede socorro há 7 meses

02/08/2025 00:00

9H ÀS 16H

Sábado para colocar a vacinação em dia

01/08/2025 17:28

CONGRESSO TRADICIONALISTA

Gauchada debate a tradição em Cachoeira do Sul

Conferência iniciou nesta sexta-feira e segue até sábado

01/08/2025 16:30

Navegação

Balsa passa mais tempo ancorada na Rua Moron

Foram 35 dias operação desde maio

01/08/2025 00:04

TRADIÇÃO EM DEBATE

Cachoeira vira a casa dos gaúchos

Cidade recebe hoje e amanhã o 73º Congresso Tradicionalista Gaúcho

01/08/2025 00:00

SHOW BENEFICENTE

De Bitols no palco por Tales Melo

31/07/2025 13:33

Tradicionalismo

Prefeitura confirma R$ 40 mil para o CTG Lanceiros do Sul

Recurso será para atividades de duas internadas artísticas

31/07/2025 00:03

CONCURSO

Cachoeira terá novo perito médico do INSS

Cidade foi uma das contempladas entre 235

31/07/2025 00:02

LAUDOS REPRESADOS

Dengue cresce sem novos casos

DVS estima ainda haver cerca de 800 exames para lançar no sistema

31/07/2025 00:00

FOTO DO LEITOR

Moradora denuncia lixo