FRUTOS MENORES EM 2022
Clima prejudicou a noz-pecã
Expectativa é de que a produtividade de 2021 seja mantida
Cachoeira do Sul, a capital sul-americana da noz-pecã, abriu a colheita do fruto no mês passado, processo que se estenderá até junho e com expectativa de produtividade no mesmo patamar da safra de 2021, mas com qualidade inferior. A baixa na qualidade é em razão das intempéries climáticas, especialmente da seca e do calor excessivo no início do verão, época de enchimento dos frutos, o que fez eles ficaram menores.
A cidade tem cerca de 1,2 mil hectare de nogueiras, o maior pomar da América Latina, e colheu na safra 2021 cerca de 1,2 mil toneladas do fruto, a mesma previsão para este ano e que representa uma média de mil quilos do fruto por hectare. As nozes colhidas em Cachoeira são beneficiadas e abastecem parte dos mercados brasileiro e internacional.
No maior pomar de nogueira de Cachoeira, o da Pecanita, que tem aproximadamente 700 hectares, a corrida agora é para colher os frutos, processo que vem sendo prejudicado pelas chuvas. A colheita é mecanizada e manual. Para o trabalho, a Pecanita recrutou 240 empregados temporários. A produção será beneficiada em sua indústria própria.
100 PRODUTORES
Além do pomar da Pecanita, a cidade tem outra gigante na produção de nozes, da Paralelo 30, e cerca de mais 100 produtores de noz-pecã em pequenos pomares, de um a cinco hectares. Estes agricultores costumam vender suas produções para as beneficiadoras do fruto na cidade, que são a Pecanita e a Divinut. As exportações da Divinut ganharam força em 2020 e não param de crescer. Itália, Israel, Espanha e Dubai já consomem nozes beneficiadas pela indústria cachoeirense. Em 2022, os Emirados Árabes também importarão nozes da Divinut.
IMPORTANTE
Quarto maior produtor mundial de noz-pecã, atrás de Estados Unidos, México e África do Sul, o Brasil produz o fruto nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, na safra passada, bateu recorde de produção, com seis mil toneladas. O Rio Grande do Sul responde por mais de 70% da produção nacional e também abriga todas as indústrias processadoras desse tipo de noz. Os pomares com nogueiras-pecã, atualmente, ocupam mais de oito mil hectares, em cerca de cinco mil propriedades, a maioria de agricultores familiares.
Abertura da colheita será em Encruzilhada
A 4ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã está marcada para a próxima sexta-feira, na propriedade Rancho das Águas, em Encruzilhada do Sul. A quarta edição do evento marcará o retorno ao modelo presencial, uma vez que a abertura oficial foi cancelada em 2020, devido à pandemia de covid-19, e realizada de forma virtual em 2021. Em 2019, o evento ocorreu em Cachoeira do Sul, na Pecanita.
Além da cerimônia de abertura, haverá estações com divulgação de técnicas de irrigação e manejo de pomar. O evento está sendo organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em parceria com Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Emater.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Recorde na seletiva da morfologia do cavalo crioulo em Cachoeira do Sul
Gamarra da Quaraci foi a grande campeã e melhor exemplar da raça
Cachoeira do Sul é o 12º maior produtor de arroz do RS
Produção foi de 218 mil toneladas do cereal
Cavalo crioulo na pista nesta semana em Cachoeira do Sul
Cidade se prepara para a exposição Passaporte
Lavoura produziu, mas não paga a conta do arroz
Produtividade média foi de 8.134 quilos por hectare em Cachoeira
Cachoeira leva 100 produtores para protesto em Pantano
Agricultores querem a securitização
Produtores seguem unidos no Capão do Valo
Manifestação reúne cerca de 100 agricultores de Cachoeira, Candelária e Rio Pardo
Agro pede socorro
Pedido dos produtores ao governo federal é securitização
Safra de nozes está melhor neste ano em Cachoeira do Sul
Rendimento médio é de 1,4 tonelada por hectare
Flores para o Dia das Mães na Feira Livre
São duas bancas com várias opções nesta sexta-feira e sábado
Feira de Terneiros girou R$ 1,6 milhão
Remate venceu 722 reses no Sindicato Rural
Feira de Terneiros nesta quarta-feira em Cachoeira do Sul
Remate levará 723 reses para a pista do Sindicato Rural.
Raul Lima vence o Bocal de Ouro 2025
Ginete de Cachoeira do Sul montou o cavalo Ópio da Baraúna