A 44 DIAS DO VOTO

Marlon livre para concorrer

19/08/2022 00:03 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Deputado conseguiu efeito suspensivo de condenação no TJ

Candidato a reeleição a deputado federal, cachoeirense Marlon Santos segue campanha / Arquivo

O deputado federal cachoeirense Marlon Santos conseguiu um efeito suspensivo de sua condenação por prática de rachadinha no Tribunal de Justiça (TJ). Isso pode facilitar a homologação, pela Justiça Eleitoral, de sua candidatura à reeleição à Câmara dos Deputados. Neste momento, o deputado está livre para concorrer, tanto que Marlon já apresentou essa decisão junto ao seu processo de registro de candidatura, conforme consta no site divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O efeito suspensivo foi concedido pelo desembargador Alberto Delgado Neto, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça. Ao analisar o pedido da defesa do deputado, focado nas possibilidades abertas pela nova Lei da Improbidade Administrativa, que está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador decidiu que “evidenciado o periculum in mora e o risco de irreversibilidade da decisão”. 

RISCO
A manifestação é em relação ao risco de Marlon ser impedido de concorrer na eleição deste ano por conta da condenação, ao passo que a análise sobre a retroatividade da nova lei ainda não havia sido concluída. A decisão do magistrado teria sido tomada na última segunda-feira.

 

IMPORTANTE
A decisão se Marlon será liberado para continuar na campanha dependerá ainda da avaliação do Ministério Público Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral. 

 

Lei de Improbidade não retroagirá

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou na tarde de ontem maioria para que a nova Lei de Improbidade Administrativa não seja aplicada de forma retroativa para beneficiar condenados pela norma anterior. O novo texto deixou de prever a forma culposa - ou seja, sem intenção - da improbidade. Este, porém, não é o caso de Marlon, já que sua condenação teve caráter doloso.

A decisão do Supremo é que a retroatividade poderá ser aplicada para casos que não tenham transitado em julgado, que é o caso do processo de Marlon, que está ainda em sede de recurso.

Votaram para que a lei não retroaja o relator Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Carmen Lúcia, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques.

REVISÃO
André Mendonça e Ricardo Lewandowksi se posicionaram pela retroatividade da lei, com possibilidade de revisão de casos transitados em julgado por meio de ações rescisórias. Para Dias Toffoli, a lei deverá retroagir para beneficiar réus e condenados.

 

 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
10/06/2026 00:00

MORDAÇA

Prefeitura abriu PADs, mas não dá informações

Casos envolvem BPC e incêndio em reunião

10/06/2026 00:00

CRECHE ABANDONADA

Prefeitura devolve 444 mil para a União

Acerto libera demandas

09/06/2026 16:08

Legislativo

Regulamentação das motos elétricas é defendida na Câmara

Gerente de revenda dos autopropelidos usou a tribuna, preocupado com acidentes

09/06/2026 00:02

CULTURA E GASTRONOMIA

Turismo rural ganha roteiro em Cachoeira

Meu Pago tem 5 destinos

08/06/2026 16:41

Obras públicas

Prefeitura devolve com juros recursos de creche abandonada

Prefeitura estava impedida de firmar novos compromissos com o MEC e havia sido notificada pelo MPF

08/06/2026 16:19

Legislativo

Câmara derruba projeto do governo que elevaria salário de Ouvidor

Parecer contrário da comissão de Justiça foi aprovado por oito votos

08/06/2026 16:16

Legislativo

Sabatina de secretário de Infraestrutura será na quinta-feira

Câmara quer apurar episódio de suposto descarte irregular de lixo no Cemitério Jardim da Paz

04/06/2026 00:04

NOVO DECRETO DA PREFEITURA

Espaço público com custo

Uso da Rua Coberta pode passar de R$ 8 mil

03/06/2026 18:41

DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

Rota Fiergs define prioridades para a região

Resiliência climática, adaptação à tecnologia e investimentos em logística foram elencados

03/06/2026 00:01

SEM TRANSPARÊNCIA

Governo volta a ignorar pedido do JP via LAI

Apesar de secretarias terem despachado, prefeito Balardin teria vetado respostas ao jornal

03/06/2026 00:00

SUSPEITA DE FRAUDES

Prefeitura rompe com empresa do concurso