Escola não poderá mais receber crianças de 4 anos

João Neves perde a educação infantil

08/11/2017 17:41 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Desde 1944

triste com o fim da educação infantil

Ao longo de sete décadas, centenas de cachoeirenses entraram pela primeira vez em uma sala de aula para serem alfabetizados no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, que hoje chora o fim da sua educação infantil, uma das mais tradicionais de Cachoeira do Sul.

Após 73 anos, agora o João Neves perdeu a educação infantil e não abrirá novas turmas em 2018 para atender as crianças a partir dos 4 anos de idade, que ingressam no nível A. Os alunos que são deste nível atualmente serão atendidos no nível B em 2018, quando encerrará um capítulo da história do João Neves.

A extinção da educação infantil no João Neves está prevista em uma portaria da Secretaria Estadual da Educação, que estabelece critérios e procedimentos para as matrículas, e veda a abertura de novas turmas deste nível de ensino em toda a rede estadual de ensino.

A educação infantil deve ser garantida às crianças pelo Município, mas ao longo de anos o Estado ajudava a suprir a carência pela falta de creches. Assim, não haverá inscrições para matrículas para a educação infantil do João Neves, o único colégio da rede na região que ainda oferecia a modalidade.

A diretora do João Neves, Ana Maria da Anunciação Bembom, lamenta a extinção da educação infantil, que atualmente conta com 85 alunos em quatro turmas, duas no turno da manhã e duas na parte da tarde.

Ela observa que o João Neves oferece o curso de Magistério, hoje com 105 alunos em aula, que fazem o seu estágio nas turmas da educação infantil. "A escola está triste. Fiz tudo o que era viável para tentar manter", lamenta Ana Bembom.

Ao receber a portaria, ela encaminhou um memorando para a 24ª Coordenadoria Regional de Educação pedindo para manter as turmas dos baixinhos, sem sucesso.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

João Neves

Juliano Amaral Pereira em 09/11/2017 às 10h36

Que triste. Em 1990 entrei no nível A ou "Jardim" como chamavam. Excelente espaço, excelentes professoras, estrutura....que pena. Meu dia começa triste com essa notícia.

Escola JNeves

Ione Sanmartin Carlos em 09/11/2017 às 09h22

ABSURDO!!!!!!

Texto transcrito de minha colega Miriam Hettwer... Ela disse tudo....

Maristela Bartmann da Silva em 08/11/2017 às 20h26

Lamentável, mais de 80 crianças perderão seu direito direito de frequentar a escola. É direito da criança e obrigação dos pais a matrícula em educação infantil a partir dos 4 anos de idade. Direito este assegurado em lei. Com a extinção destas turmas onde estas crianças serão matriculadas? Nosso Instituto possui as instalações adequadas para o atendimento destas turmas, salas com espaço adequado ao número de alunos, banheiros adequados e área externa muito bem equipada para atender às especificidades que esta faixa etária necessita. Sem contar os profissionais com a formação adequada a este atendimento. Mais uma vez eu pergunto, onde estas crianças de 4 e 5 anos irão estudar? Em Escolas de Ensino Fundamental? Sem pracinha, em salas apertadas, sem as devidas adequações e cuidados específicos que esta faixa etária necessita? Longe de suas residências? Sabemos de todo o esforço que o município está fazendo para cumprir a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, para que todas as crianças de 4 e 5 anos estejam matriculadas em turmas de educação infantil, mas a que preço isto está acontecendo? Qual a qualidade de ensino que está sendo oferecida? Mais do que isto, estamos falando de um INSTITUTO, uma escola de aplicação do Curso Normal, isso quer dizer que esta escola DEVE disponibilizar turmas para que as futuras professoras apliquem seus conhecimento e realizem suas práticas. Se o Curso Normal habilita seus formandos para serem professores de Educação Infantil e Anos Iniciais, logo esta deve oferecer turmas para que as práticas sejam realizadas, ou seja, deve oferecer turmas de educação infantil. Como a matéria mesmo diz, temos 105 alunos no Curso Normal. Alunos de todas as idades, meninas de 15 anos, do curso em nível médio, até pessoas mais maduras, do curso pós-médio que precisam deste espaço para realizar as suas práticas. Como iremos deixar alunos (que estão sob nossa responsabilidade) "andar" pelas escolas da cidade sem a devida supervisão??? Poderia aqui ainda lançar muitas outras questões pertinentes... Mas o que quero deixar claro é que a extinção destas turmas pela Secretaria Estadual de Educação é inviável: inviável para o atendimento das crianças, inviável para o cumprimento da Meta 1, inviável para a manutenção do Curso Normal e inviável para a comunidade escolar. Mirian Hettwer - Presidente do Conselho Escolar do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura

26/06/2026 16:03

TRADICIONALISMO

CTG Lanceiros do Sul celebra 66 anos com festa neste sábado

Jantar terá costelão e baile será com o grupo Mate Gaúcho

26/06/2026 12:06

UFSM/Cachoeira promove vacinação contra gripe e Covid na próxima quarta-feira

Vacinação será aberta ao público

26/06/2026 10:42

Doenças respiratórias

Cachoeira registra mais duas mortes por gripe

Cidade chega ao sétimo óbito neste ano

26/06/2026 00:04

CULTURA

Padre poeta vence concurso do JP

Prêmio Paulo Salzano de Poemas apresenta os vencedores de 2026

26/06/2026 00:00

FESTA EM OUTUBRO

11 candidatas disputarão o Vovó Rotária de 2026

25/06/2026 16:03

Copa do Mundo

Prefeitura terá turno único na segunda-feira por causa do jogo do Brasil

Expediente será das 7h às 13h

25/06/2026 15:59

Horário extra

Posto de saúde da Conde abre sábado para vacinação

Também será possível atualizar dados do Bolsa Família

25/06/2026 14:55

15ª unidade do estado

Sest Senat inaugura unidade de R$ 25 milhões em Cachoeira

Nova estrutura inicia com 18 colaboradores de imediato

25/06/2026 00:05

NOVA PRESTADORA

Comissão para analisar ônibus emergencial

Prefeitura vai dispensar licitação

25/06/2026 00:01

53 MIL ATENDIMENTOS POR ANO

Cachoeira ganha seu Sest/Senat

Estrutura oferecerá odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia

25/06/2026 00:00

CADASTRO RESERVA

Cachoeira aprova 35 no Jovem Aprendiz dos Correios

24/06/2026 13:43

Governo Lula

Ministro dos Transportes vem vistoriar a Ponte do Fandango

Inspeção será nesta quinta-feira em Cachoeira do Sul