Entidades do setor se prontificam para ajudar a buscar recursos e destravar projetos

Neiron abre caixa-preta da Prefeitura para empresários

28/04/2016 20:26

REUNIÃO NA CACISC

O prefeito Neiron Viegas foi o convidado especial de reunião organizada pela Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), nesta quarta-feira. No evento, que contou com a participação de lideranças do setor empresarial, Neiron mostrou um raio x da Prefeitura, passando a limpo os temas atuais que exigem maior atenção da cúpula do governo municipal.

O chefe do Executivo falou tanto das dificuldades enfrentadas pela atual administração municipal, quanto das ações que ainda pretende pôr em prática nos oito meses que lhe restam à frente do Paço municipal.

A exposição feita pelo prefeito teve desenrolar em clima amistoso, com perguntas intercaladas pelo empresariado, que aproveitou para tirar dúvidas sobre os projetos em andamento no Executivo.

Entraram em pauta assuntos como a continuidade das obras do campus da UFSM/Cachoeira, inauguração da UPA, implantação do distrito industrial na área, estacionamento rotativo, entre outros. A principal reivindicação das entidades e lideranças presentes ao encontro é por ações mais incisivas direcionada para a expansão empresarial em Cachoeira do Sul.

"Cachoeira não se planeja para o futuro", observa o empresário Jérson Santos, ex-presidente da Cacisc e coordenador da Comissão do Programa de Desenvolvimento Industrial de Cachoeira do Sul (Prodic).

CAMPEÃO NA EDUCAÇÃO - O prefeito Neiron Viegas apresentou levantamento com números apontando que desde o início dos anos 90, época do ex-prefeito Acido Witeck, o seu governo foi o que mais investiu em saúde e educação. Segundo ele, os investimentos em educação representam hoje o maior orgulho da administração petista.

"Se hoje eu não tenho mais patrolas e caçambas, é por uma boa causa. Se falta uma lâmpada, se tem um buraco numa rua, foi porque priorizamos investimentos na educação. Com o dinheiro que gastamos daria para resolver tudo que falta em infraestrutura na cidade", se vangloria o chefe do Executivo.

Só com as três universidades públicas hoje instaladas em Cachoeira - UFSM, Uergs e UAB -, segundo Neiron Viegas, a Prefeitura gasta mais de R$ 1 milhão por ano. "Os investimentos feitos em infraestrutura são importantes, logicamente. Mas, pode cair uma tempestade de granizo e terminar com tudo. Agora, os investimentos que fizemos em educação, não tem vento ou chuva que derrube", complementa.

ATA - No final da reunião, o presidente da Cacisc, Paulo Falcão, frisou que o objetivo do encontro foi conhecer mais a fundo as demandas e projetos da Prefeitura, de modo que as entidades empresariais possam ajudar na articulação política e planejamento das ações.

"Precisamos conhecer a realidade, para saber aonde vamos buscar ajuda", declara Falcão. Ele também pediu que tudo que foi discutido seja colocado em ata, que depois será assinada pelo prefeito Neiron Viegas.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Luis carlos Romani

VALDECI GARCIA em 30/04/2016 às 08h10

Te larga pra Cachoeira vivente,tira a gravata,arregaça as mangas e faz algo pela cidade.....n´meros...números...números....parece o Lula dando palestra.......bora fazer algo pela cidade então se importa-se tanto...ora bolas!!!!!

IDEAIS PTRALHA

Lecino Ferreira em 29/04/2016 às 16h02

O que resPTa é: - JOGAR UMA PÁ DE CAL VIRGEM NESSE DESGOVERNO E NESSA CONVERSINHA MOLE; O FAMOSO "MIMIMI' ...BLÁ...BLÁ...BLÁ...BLÁ...PTRALHA.

Investimentos na saúde

Luis Angelito Miguel em 29/04/2016 às 10h39

Tanto é verdade que é pouco o investimento na saúde que a farmácia do SUS (no Hospital da Liga) está quase vazia.

PREFEITO FALTA COM VERDADE

Luiz Carlos Romani em 29/04/2016 às 09h16

É inacreditável que tenhamos de assistir alguém que pensa ser um bom gestor público, vir a faltar com a verdade. Se faz necessário questionar o prefeito que diz " o PT investiu pesado na saúde e na educação", mas falta tudo nos postos de saúde desta cidade, e na educação, a mesmice, não há formação de alunos com capacidade de competir com o ensino privado, esta é a comparação que tenhamos de fazer, pois não adianta gastar muito e gastar mal, isto é que o PT de Neiron, fez todo este tempo, preparando mal nossos educandos, com o intuito de não ter intelectuais que possam questionar este péssimo desgoverno do PT e também de Neiron. Senhores empresários, pergunte ao prefeito onde estão os medicamentos da farmácia do SUS, prateleiras vazias, isto é investir em saúde, onde estão os médicos para tantos posto de saúde criado e sem atendimento qualificado. Esta mentalidade de não existirem empreendedores por falta de investimentos públicos, isto é do passado, pois o setor público deve investir em educação, saúde e segurança, e quem quiser se instalar aqui, deve fazê-lo com o mínimo de investimento público. Somos prova disto, muitas das empresas que aqui se instalaram, sugaram tudo que conseguiram e foram embora, e as nossas empresas locais, onde está a preocupação do gestor, em fazê-las acreditarem em poderem crescer? Falam que a arrecadação de impostos vem caindo, isto é mentira, pois no mesmo período, 01/01/2015 a 28/04/2015 arrecadamos 37,7 milhões, hoje já arrecadamos 42,8 milhões de impostos. Se o governo federal do PT está faltando com Cachoeira, isto é outro assunto, pois a política federal e seus deputados do PT, não investem onde o gestor municipal é comparado como quase inútil para seus pares. Assim é hoje o PDT alinhado ao PCdoB, que apoiam integralmente os desmandos do governo Dilma. Devemos ter o cuidado especial e não votar em outubro nos partidos que estão alinhados com o PT da corrupção, da roubalheira, da mentira e da sonegação de informações à população, que tanto trabalha, contribui e pouco há de retorno. Cuidado com seu voto em outubro, não votem nestes partidos, eles não são confiáveis, pois apoiam a desordem financeira deste país.

09/02/2026 00:02

INCÔMODO

Vereador perde paciência com o prefeito

Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar

06/02/2026 19:00

PONTE BLOQUEADA

Cacisc cobra segunda balsa e organização de filas

Entidade afirma que cidade já sente prejuízos econômicos e que deve piorar com perdas no agro

04/02/2026 00:04

JUSTIÇA

Siprom ganha ação pela hora-atividade

Professores poderão ter atrasados a receber

03/02/2026 00:06

PROJEÇÃO PARA MARÇO

Prefeitura terá concurso

Intenção consta em projeto de lei enviado à Câmara

03/02/2026 00:00

ESTÁ NA CÂMARA

Nova lei do transporte revoga 38 leis

Gratuidade será regrada

02/02/2026 15:33

Nova lei

Município cria dois cargos de controlador interno

Prefeitura atualiza lei do Controle Interno após cobrança do Tribunal de Contas do Estado

28/01/2026 00:06

EDIMAR GARCIA

Vereador pede MP no caso Corsan

Queixa inclui corte no abastecimento e buracos nas ruas

27/01/2026 00:05

FALTA DE ÁGUA

Prefeitura denuncia Corsan à Agergs

Companhia alega que foram problemas pontuais

26/01/2026 14:25

REPRESENTAÇÃO FORMAL

Prefeito denuncia a Corsan para a Agergs por má prestação de serviço

Balardin argumenta que a população cachoeirense tem sido submetida a interrupções recorrentes no fornecimento de água

24/01/2026 00:00

FECHAMENTO DA PONTE DO FANDANGO

Balsa terá corredor de caminhões

24/01/2026 00:00

PERSPECTIVAS

Prefeitura não projetou os reajustes

Piso do magistério definido

23/01/2026 00:01

SERGINHO QUOOS

Água para a Ataliba Brum

Vereador paga caixa para escola do próprio bolso